Móveis de couro parecem ricos e bonitos. Esses sofás e poltronas falam de respeitabilidade e bom gosto.
Além da beleza visual, os itens de couro para interior são resistentes ao desgaste, e apenas um detalhe pode estragar a felicidade de ter um sofá: ele pode ser arranhado por um gato. Você não pode alimentar as garras com pão - deixe que elas afiem suas garras nos móveis. Em nosso artigo, mostraremos como salvar um sofá de couro de pragas peludas e arranhões.
Contente
Crime e Castigo
Podemos falar sobre medidas para punir um animal de estimação? Não. Isso não deve ser feito. O gato não será capaz de compreender sua culpa. Os instintos das criaturas fofinhas são tais que a própria natureza lhes deu o desejo de afiar suas garras, marcando seu território. A melhor solução para o problema de afiar as unhas do seu gato é colocar um arranhador em sua casa: isso evitará arranhões nos seus móveis.
Esses itens são relativamente baratos e são vendidos em qualquer loja de animais. Se você não quiser comprar um arranhador, faça um você mesmo enrolando um fio de cânhamo em uma tábua e prendendo a estrutura no local onde seu gato costuma afiar suas garras.
Salvando um sofá com óleo
Se você não comprou um arranhador a tempo, e mesmo assim seu animal de estimação chegou ao sofá de couro, afiou suas garras e deixou arranhões, leia sobre como salvar o móvel. Para trabalhos de restauração, você precisa estocar as seguintes ferramentas.
Com óleo | Com tampões | Com um pano |
Para molhar | Para limpar | Para polir |
- Você pode limpar uma pequena área danificada do couro na superfície do móvel.
- Verifique cuidadosamente se há alguma alteração no estofamento. Se nenhuma alteração for detectada, limpe os arranhões do gato e as áreas ao redor deles.
- Esfregue o óleo no sofá com movimentos circulares. Você precisará esperar meia hora e ver o que tem.
Se o gato arranhou o sofá superficialmente, os vestígios da má ação do gato desaparecerão após a primeira manipulação com óleo. Mas se os rastros forem mais profundos do que o esperado, os passos acima terão que ser repetidos três ou quatro vezes.
Outra medida de economia
Compre azeite de oliva e aplique nos arranhões. Cubra essas áreas com um pano de algodão e espere o óleo ser absorvido. Você precisará cobrir a estrutura com um pano e usar um ferro morno. O dispositivo deve ser mantido no tecido por no máximo dez segundos.
Há uma ressalva sobre esse método de proteger seu sofá de arranhões de gato: você não pode simplesmente pegar um ferro e colocá-lo sobre o tecido. Isso danificará o estofamento de couro dos seus móveis. Mova o dispositivo sobre o tecido em movimentos circulares até que o óleo seja completamente absorvido.
Salvo por graxa de sapato
O graxa para sapatos deve combinar com a cor do sofá de couro. Não encontrou o tom certo de produto? Compre cores semelhantes e obtenha a cor desejada misturando cremes. Este método só é aplicável a arranhões superficiais no sofá. Você pode pegar uma pequena quantidade de graxa de sapato e aplicá-la na área danificada.
Se a cor do creme for escolhida corretamente, você poderá mascarar perfeitamente os arranhões na superfície do sofá. Se não conseguir selecionar a cor do creme, aplique-o nas áreas do móvel com danos que não sejam muito visíveis.
Usamos cola à base de borracha
Use cola de borracha, couro líquido. Esfregue-os no arranhão e deixe o produto secar. Depois que o arranhão estiver curado, pinte a área danificada do sofá com uma tinta especial que combine com a cor do móvel de couro.
Existem muitos produtos que podem mascarar arranhões em um sofá. Felizmente, as pessoas na Rússia têm uma imaginação bem desenvolvida. Alguns usam marcadores, outros usam esmalte, outros usam cera e couro líquido.
Esses métodos são igualmente bons e fáceis de usar. Não se desespere antecipadamente, se o seu gato causou confusão na casa, você sabe o que fazer!