Fontes, cachoeiras e outras fontes naturais de água atraem atenção e criam emoções positivas. Um design semelhante pode ser comprado em lojas especializadas ou feito de forma independente.
Contente
Dispositivo de fonte
Dependendo das condições ou preferências pessoais, a fonte pode ser com ou sem bomba.
Bombas de fonte
Uma fonte de água decorativa requer uma bomba especial. Este equipamento é muito fácil de operar e confiável. Ele precisa ser instalado e um teste feito. Essas etapas são descritas em detalhes nas instruções. Então você pode finalmente conectar e iniciar a fonte.
As bombas são vendidas em diferentes capacidades e permitem diferentes pressões de água. Além disso, graças a elas é possível criar formas de água interessantes.
As bombas mais utilizadas são aquelas que funcionam com a rede elétrica. Eles são acessíveis e duráveis. Em geral, qualquer marca de bomba submersível serve. Você só precisa pensar em instalar o filtro e o transformador.
Sem bomba
Se desejar, a fonte pode ser construída sem bomba. Somente neste caso a estrutura estará aberta. Para criá-lo, um cano é levado até o local da fonte e nele é instalada uma ponta para regular a direção e a potência do jato.
Fonte interna para apartamento
As fontes são classificadas da seguinte forma:
- Cachoeiras. A opção mais popular. A água flui lindamente de cima para baixo.
- Cascata. A água também desce, mas passa por vários “limiares”.
- Versão clássica. Um jato de água jorrando para cima. Não é o design mais adequado para colocação em ambientes internos.
- Estruturas em forma de riacho ou pequeno lago. Este modelo é ideal para uma casa de campo.
As lojas oferecem uma variedade suficiente de composições decorativas para ambientes internos e externos, com diversos designs e formatos. Se desejar, você pode criar uma fonte com suas próprias mãos. Neste caso, você certamente adivinhará o estilo do design e o tamanho.
Escolhendo a localização de uma fonte interna
Decidimos o local para instalação do futuro elemento decorativo interior. O tamanho da fonte deve ser proporcional ao tamanho do ambiente. Uma estrutura grande parecerá, no mínimo, deslocada em uma sala pequena, e uma fonte pequena ficará perdida em um corredor espaçoso.
Se houver animais de estimação ou crianças pequenas na casa, a fonte deve ser instalada em um local fora do alcance deles. E como a estrutura aumenta a umidade, ela não pode ser colocada perto de móveis de madeira natural.
As fontes são divididas em de piso, de parede ou de mesa, dependendo do local de instalação.
Materiais necessários
- Um recipiente de água como base para a futura fonte;
- Comprimento da mangueira 10 – 15 cm;
- Saco plástico grande e grosso;
- Adesivo impermeável;
- Bomba de aquário.
Iluminação de fonte
Graças aos LEDs, é fácil fazer iluminação para uma fonte. Para isso, você precisa de lâmpadas à prova d'água ou fitas de LED especiais. É essencial instalar um conversor para que as lâmpadas sejam “alimentadas” por tensão de 12V ou 24V. Em alguns casos, é instalada iluminação que funciona com baterias solares.
Um relógio e um barômetro também são incorporados, tornando o item não apenas criativo, mas também funcional.
Opções de decoração
Nesta área, sua imaginação dita as regras. Algumas pessoas preferem um elemento decorativo sem enfeites desnecessários. Algumas pessoas, ao contrário, se esforçam para transformar a fonte em uma obra de arte. E algumas pessoas simplesmente usam objetos que têm à mão.
Uma fonte doméstica é decorada com jarras de cerâmica, estatuetas, conchas e até pedras semipreciosas. Seixos marinhos e pérolas artificiais parecem muito bonitos. A estrutura é complementada com galhos de plantas e flores artificiais. Às vezes, velas são adicionadas à composição: água e fogo são uma combinação muito eficaz.
Como fazer uma fonte: diagramas de fontes de diferentes configurações
Uma pequena fonte
Primeiro, selecionamos o recipiente no qual a composição será localizada e verificamos sua integridade. Depois pegamos a bomba e conectamos uma mangueira comum a ela. Fixamos a estrutura no fundo do contêiner e a fixamos. Depois disso, cobrimos a superfície com pedras, madeira flutuante ou outra composição decorativa. Isso deve ser feito de forma que a bomba e o tubo não fiquem visíveis.
Muitas vezes, uma figura, como um sapo, é colocada diretamente no cano de onde sai a água. O design pode ser combinado de tal forma que a água saia da boca do sapo. Para fazer isso, você precisa selecionar um elemento decorativo com o formato correto e na posição correta, depois fazer um furo nele e colocar a mangueira dentro.
Para garantir que a estrutura seja o mais hermética possível, são utilizadas substâncias impermeáveis especiais para colar as peças. E a potência do fluxo de água é regulada através de uma bomba.
Área de trabalho
Uma mini fonte como essa pode decorar uma mesa, um criado-mudo e até mesmo um peitoril de janela. Requer muito pouco espaço.
Este modelo é muito semelhante em design ao anterior, só que utiliza uma bomba de baixa potência. Uma tigela grande é usada como base, uma bomba, uma mangueira e, em seguida, elementos decorativos são colocados nela.
Uma bomba com mangueira é instalada na tigela, e a mangueira é passada por um tubo de bambu. No lado oposto colocam bambu “vivo”. A estrutura é fixada na tigela usando pedrinhas. Encha com água.
O resultado é uma composição caseira com fonte. Tubos de bambu de onde flui a água estão localizados próximos a galhos de bambu vivos. Uma opção muito eficaz.
O design é fácil de operar e não exige muito esforço. Você só precisa verificar o nível da água. Como a água evapora, ela precisa ser completada até um certo nível uma vez por semana.
Fonte de seixos
Tais composições também são chamadas de secas. A questão é que a parte principal dessas estruturas fica emparedada no chão. A única coisa visível aos olhos é a fonte de água e a superfície seca, que geralmente é decorada com pedrinhas, dispostas sobre uma malha especial que cobre o reservatório de água.
O diagrama de uma fonte de seixos se parece com isso.
Para criar uma fonte, um recipiente com água é colocado no poço. Seu volume deve ser suficiente para que a água reflua. Uma bomba coberta com uma malha fina (metal ou plástico) é instalada no recipiente. Isso evitará que detritos entrem no tanque de água. Uma estrutura feita de arame grosso é colocada sobre a malha fina, sobre a qual são colocadas pedras. Se a fonte for decorada com lajes em vez de seixos, em vez da segunda camada de malha, será necessário colocar uma viga.
Este esquema permite que você implemente ideias interessantes e extraordinárias. Até mesmo ferramentas de jardinagem antigas ficarão elegantes se usadas corretamente.
E essa opção de seixo é realmente universal.
Junto à parede
A composição contra a parede é um clássico do gênero. Água escorre da parede e flui para uma tigela grande. Uma bomba é instalada na tigela e então tudo segue o padrão estabelecido.
Importante! Ao criar uma estrutura perto de uma parede, é essencial pensar na instalação de impermeabilização. Mesmo que a água não escorra diretamente pela parede, não será possível proteger a superfície de respingos. A umidade sempre será alta.
Cascata de fonte
Este modelo de fonte é usado ativamente tanto em casa quanto ao ar livre. Parece muito impressionante. A água flui de um recipiente para outro, e o número de recipientes usados não é limitado.
O princípio de operação do projeto é simples. Bem no fundo há um grande recipiente (tigela ou reservatório) com água. Uma bomba também está instalada lá. A água flui através de uma mangueira para o recipiente superior e depois desce para os recipientes inferiores.
Regadores velhos, baldes ou até mesmo carrinhos de jardim são bastante adequados como recipientes em uma casa de campo – eles parecem muito criativos.
Se este modelo de fonte for criado com suas próprias mãos para uma sala, tigelas de cerâmica ou grandes conchas do mar podem ser usadas como reservatórios.
A fonte, sem dúvida, se tornará a pérola do seu interior. Independentemente do tamanho e da complexidade do design, este elemento decorativo tornará sua casa mais aconchegante e confortável.