Ao limpar móveis de madeira, é difícil não notar rachaduras, arranhões e abrasões. Todos estes são companheiros integrais do tempo, aparecendo no processo de utilização dos móveis. Mesmo pequenos erros na superfície são claramente visíveis. Eles prejudicam a aparência perfeita do produto envernizado e deixam um gosto residual desagradável.
Embora rachaduras em áreas escondidas possam ser ignoradas, aquelas em áreas visíveis devem ser reparadas. Depois de ler este artigo, você aprenderá como remover arranhões de móveis usando itens domésticos simples.
Contente
Como remover arranhões?
Não importa quão cuidadosos sejam os cuidados, arranhões nos móveis não podem ser evitados durante o uso a longo prazo. Mesas de cabeceira, armários e aparadores são danificados por itens domésticos e devem ser limpos. Esses danos prejudicam significativamente a aparência dos produtos, piorando o interior de todo o ambiente.
É difícil evitar o aparecimento de lascas. Mas existem maneiras reais de se livrar deles em questão de minutos. Todos esses métodos podem ser divididos em dois grupos: profissionais e populares. Na tabela consideraremos os prós e contras de cada um deles.
Métodos profissionais | Remédios populares |
· têm um custo elevado; | · seguro, não tóxico; |
· bastante eficaz; | · praticamente não exigem custos; |
· causar dificuldades na escolha do tom certo. | · nem sempre lidam com marcas profundas. |
Cera
Este é um produto profissional. Cera especial pode ser encontrada em algumas lojas de móveis e supermercados de materiais de construção.
A cera é universal. Pode ser usado em qualquer superfície: laminada, de madeira, envernizada, etc.
A cera é vendida em duas variações diferentes:
- Macio. Fácil de usar. Esta cera simplesmente precisa ser esfregada na área desejada. Danos graves exigem uma grande quantidade de material. Em móveis de madeira com grandes rachaduras, é mais fácil aplicar cera com uma faca ou espátula de construção. Antes de remover o excesso, você deve esperar cerca de quinze minutos.
Cera macia é usada para reparar lascas, arranhões e rachaduras em superfícies de madeira e laminados. - Sólido. Este é um remédio caro e eficaz. Não vale a pena usá-lo sem certas habilidades. A cera dura precisa ser derretida, aplicada sobre os arranhões em uma camada espessa e a área danificada deve ser lixada.
Creme para sapatos
Alguns arranhões em móveis podem ser removidos usando graxa de sapato comum. O creme para calçados deve ser de alta qualidade. É melhor escolher um produto de uma marca conhecida que tenha resistido ao teste do tempo. A parte mais difícil da escolha é escolher a cor. A cor do creme deve combinar totalmente com a cor do móvel. Não é possível reparar uma grande rachadura ou lasca usando este método. Ficará muito perceptível. A graxa para sapatos só vai resolver arranhões quase imperceptíveis. Para restaurar a área, você precisa limpar bem a superfície, aplicar o creme com cuidado, deixar agir por cinco minutos e remover os resíduos. Esse tipo de restauração esconderá perfeitamente pequenos arranhões, mas apenas por um tempo. Após várias limpezas úmidas, elas voltarão a ficar visíveis a olho nu. Portanto, esse procedimento deverá ser realizado em determinados intervalos.
Preparando chá preto
Outro método comprovado e prático para restaurar móveis de madeira são as folhas de chá. É adequado apenas para danos superficiais e menores. Não é possível mascarar uma grande rachadura usando soldagem. Para o trabalho, você deve escolher chá preto forte e sem aditivos. O sachê de chá deve ser preparado com água fervente. O líquido deve ser deixado em infusão por vinte minutos para adquirir uma cor rica. Depois, deve ser aplicado em um algodão e depois no próprio móvel. Este método é adequado para estruturas de cores escuras. No entanto, você pode tentar restaurar itens de cor clara ajustando a cor do líquido durante a infusão.
"Chocar"
Este produto é profissional. Você pode encontrá-lo em lojas que vendem acessórios modernos. "Stroke" é adequado para mascarar apenas pequenas rachaduras. Ele não será capaz de lidar com as profundas. Este dispositivo é relativamente barato. É indicado para superfícies laminadas de madeira. O mais importante na hora de escolher um traço é escolher o tom certo. E usar um dispositivo assim é simples.
Vamos considerar o processo de sua aplicação passo a passo:
- preparação da superfície. O revestimento deve ser limpo de sujeira;
- aplicação da solução. O "Stroke" deve ser agitado vigorosamente e aplicado na superfície. São necessárias várias camadas;
- nivelamento do revestimento. Após cerca de quinze minutos da aplicação, a superfície deve ser limpa com um pano úmido.
Iodo ou óleo de máquina
O produto farmacêutico mais simples – iodo – ajudará a eliminar pequenos arranhões nos móveis. É adequado para produtos feitos de nogueira, carvalho e mogno. Ao trabalhar com iodo, não se esqueça de proteger as mãos. A droga é muito colorida. Você precisa usar luvas médicas comuns e um cotonete. Dissolva algumas gotas da preparação em água e aplique no arranhão com um palito. O mesmo método pode ser usado para eliminar defeitos de revestimento usando óleo de máquina.
Mascarando rachaduras profundas
Embora pequenos danos possam ser facilmente removidos usando métodos caseiros, mascarar defeitos profundos requer o uso apenas de produtos profissionais. Em especial, massa de vidraceiro. A aplicação de massa permitirá que você obtenha um revestimento uniforme, limpo e uniforme.
O processo de aplicação de massa
- Preparando o local. Protegemos o revestimento usando uma lixa e uma faca. Removemos sujeira e desengorduramos.
Utilizando uma lixa, limpamos o revestimento da área danificada. - Nós aplicamos o material. Deve ser dada preferência à massa de alta qualidade. Este deve ser um material destinado somente à madeira. Nesta fase, seguimos rigorosamente as recomendações do fabricante quanto à preparação dos materiais de construção.
A massa acrílica é mais indicada para amassados profundos; se a cor não combinar, a mancha pode ser retocada com um marcador ou caneta hidrográfica. - Esfregando a superfície. Utilizamos lixa de grão fino.
A maneira mais fácil de aplicar a massa é com uma espátula, e o excesso deve ser removido com uma lixa. - Nós pintamos. A cor da massa nem sempre combina com o tom do móvel. Se a diferença na cor for óbvia, use tinta. Após a secagem, cobrimos o produto com verniz.