
Móveis podem perder sua aparência luxuosa se não forem cuidados. Um tipo comum de contaminação em móveis são manchas brancas. Não se desespere! Descubra como removê-los você mesmo, sem recorrer aos serviços de especialistas caros.

A causa pode ser uma frigideira quente ou um suporte de metal para xícaras de chá que foi colocado descuidadamente no balcão, depois do suporte.
Contente
- Se a mudança de cor ocorreu apenas na superfície e não há deformação, recorra a um dos métodos:
- Manchas em móveis de madeira maciça
- Manchas brancas em móveis de MDF e aglomerado
- Como evitar manchas em móveis estofados
- Hidrofobia de vidro
- Vídeo: Removendo manchas brancas na mesa causadas por comida quente
Se a mudança de cor ocorreu apenas na superfície e não há deformação, recorra a um dos métodos:
Vamos passar o ferro no defeito!
Coloque um pedaço de tecido de algodão sobre a mancha e posicione o ferro sobre ele, ajustando-o para o modo vapor. Mantenha sobre a área danificada por 60 segundos, remova a umidade e repita o procedimento se necessário. Finalize esfregando com óleo mineral.
O secador de cabelo não deixa só as meninas bonitas
Direcione um jato de ar quente sobre a mancha, ligando o secador de cabelo em temperatura média. Limpe com um pano limpo e macio.
Mas se houver um maço de cigarros no seu bolso
Uma pasta fina de cinza de cigarro e óleo de linhaça é um excelente abrasivo. Use-o com muito cuidado. Não esfregue com força e interrompa o procedimento imediatamente após a mancha desaparecer. Remova qualquer resíduo da superfície com um pano macio e lavado.
IMPORTANTE! Após remover a mancha, cubra a superfície com verniz ou cera para móveis.
Manchas em móveis de madeira maciça
Se uma mancha de gordura aparecer na superfície de um móvel feito de madeira maciça cara (carvalho ou nogueira), não faça disso uma tragédia - sempre há alguns truques que economizarão seu dinheiro.
É hora de ir tomar uma cerveja ou tomar iodo
Prepare uma mistura dos seguintes ingredientes em banho-maria:
- cerveja – 1 copo;
- açúcar – 1 colher de sopa;
- cera para móveis – 0,02 kg.
Esprema a mistura levemente fria de um pano e aplique-a sobre a mancha. Remova sem esfregar. Espere secar e lustre com um pano macio ou um trapo de lã.
Pequenas manchas em móveis podem ser removidas com iodo altamente diluído. Aplique com pincel ou cotonete e lustre após a secagem.
O sal vai te ajudar
Uma mancha que aparece na mesa após um líquido derramado pode ser polvilhada com sal e deixada de molho em óleo vegetal por duas horas. Depois disso, limpe a superfície com um pano úmido e depois com um pano seco. Aplique e esfregue cera para móveis.
Se essas manchas aparecerem nas paredes do armário, esfregue generosamente a área danificada com vaselina ou óleo de linhaça e remova o excesso com um pano seco e macio.
Cuidado com móveis de mogno
Para remover manchas brancas da superfície de móveis feitos deste material, assim como de amieiro, eucalipto, teixo e cerejeira, use somente óleo vegetal refinado. Isso é necessário para evitar que a área limpa fique turva.
Água, água, água por todo lado
Faz com que manchas esbranquiçadas penetrem profundamente no revestimento de verniz do móvel. Esfregue-os com farinha de trigo e lustre com óleo vegetal. Você também pode usar óleo de meia noz. Esfregue a mancha com a fatia, espere secar e limpe com um pano.
Pego em flagrante
Misture óleo secante com álcool. Esfregue a mancha até que ela desapareça. Lave qualquer resíduo com álcool. Para o polimento final, use um pano macio e limpo. Após esse tratamento, a superfície do móvel pode desbotar. Para restaurar o brilho, use uma mistura de álcool desnaturado e óleo de linhaça, mineral ou vegetal.
Manchas brancas em móveis de MDF e aglomerado
Móveis feitos com esses materiais possuem um revestimento externo que permite a remoção eficaz da sujeira. Uma mancha recente de gordura pode ser facilmente removida com uma solução de água e sabão de bebê. A mancha da goma amassada deve ser bem seca e removida cuidadosamente com uma espátula ou raspador. O esmalte derramado pode ser removido rapidamente dos móveis usando solventes como acetona ou aguarrás. Elimine os efeitos de substâncias quimicamente agressivas com uma solução de ácido cítrico.
Como evitar manchas em móveis estofados
A limpeza de móveis estofados tem características próprias. A seleção de um agente de limpeza é realizada individualmente pelo método de “tentativa e erro”. Remova manchas recentes imediatamente. Para fazer isso, siga o seguinte procedimento.
- Esfregue a área manchada com um pano de microfibra embebido em vinagre.
- Limpe delicadamente o estofamento com uma pequena quantidade de água e sabão.
- Deixe os móveis secarem com as janelas e a varanda abertas ou use um secador de cabelo em potência baixa.
Manchas de gordura em estofados podem ser removidas com qualquer bom absorvente – sal, bicarbonato de sódio, giz ou amido:
- seque a área oleosa com guardanapos;
- polvilhe o absorvente sobre a mancha e deixe absorver a gordura por várias horas;
- Remova o pó com um aspirador de pó.
- Se necessário, repita os passos anteriores.
- Esfregue uma pequena quantidade de detergente em um pano e seque com um pano úmido.
- Seque os móveis.
Estofamentos de couro impõem exigências diferentes. Utilize limpeza a vapor, evite o contato direto da superfície do estofamento com água. Use produtos de limpeza à base de cera – eles criam uma camada protetora e evitam a formação de rachaduras.
Hidrofobia de vidro
Água da torneira excessivamente dura pode ser inimiga dos móveis de vidro. Remover suas manchas não é fácil. Aqui estão algumas dicas básicas que ajudarão você nessa difícil tarefa:
- Para manchas recentes, use esponjas especiais, como a "borracha mágica".
- Discos de sabão especiais feitos de palha metálica provaram ser eficazes.
IMPORTANTE! Esqueça escovas duras e pastas abrasivas – elas deixam arranhões.
O superpoder do bicarbonato de sódio
Para superfícies muito negligenciadas, cobertas com manchas antigas de água dura, trate primeiro com vinagre, deixe agir por meia hora, depois esfregue com bicarbonato de sódio e remova qualquer sujeira restante. Como um remédio radical, use uma pasta de vinagre e bicarbonato de sódio.
A fada do dente está dando uma pausa
A pasta de dente comum substituirá a mistura excessivamente agressiva de refrigerante e vinagre:
- esfregue com uma toalha úmida sobre a superfície da mancha;
- espere dez minutos;
- Enxágue com uma solução de vinagre e água.
Limões em vinagre é o tema
Vinagre e suco de limão são excelentes agentes de limpeza que não deixam manchas em móveis de vidro. Depois de aquecer a mistura levemente por meio minuto, despeje-a em um borrifador. Aplique no vidro e espere três minutos. Limpe com um pano que não solte fiapos e que não seja tecido.
PARA A SUA INFORMAÇÃO! A amônia pode ser adicionada a qualquer limpador de vidros para melhorar suas propriedades.
O Último Argumento dos Reis
Se os métodos acima não ajudaram, os seguintes ajudarão a obter a iluminação de uma mesa de centro de vidro:
- ácido sulfâmico – dissolve-se bem em água, não requer métodos especiais de descarte;
- ácido clorídrico – usado em concentração não superior a 15%;
IMPORTANTE! Sem proteção, esses agentes causam queimaduras graves na pele e danos ao trato respiratório superior. O uso descuidado pode causar danos aos seus móveis.
Esperamos que nossas dicas para remover manchas ajudem você em momentos difíceis. Mas se isso não ajudar, use os serviços de uma empresa de limpeza que limpe profissionalmente móveis e instalações.