Escolher o design de um determinado espaço de convivência é uma atividade emocionante, e coisas fofas e agradáveis feitas com suas próprias mãos lhe dão originalidade e exclusividade. Se uma costureira é a chefe da casa, então um item exclusivo pode ser um cobertor de tricô que vai decorar e dar um toque especial de elegância ao sofá.
Contente
- Os benefícios do faça você mesmo
- Nós decidimos sobre o design e a construção
- Materiais necessários
- Ferramentas necessárias
- Processo de fabricação: instruções passo a passo
- A etapa final é a decoração
- Vídeo: MK: Como tricotar um cobertor de lã merino. Grande cobertor de malha feito de fio grosso
- Seleção de fotos de lindas colchas e mantas para o sofá:
Os benefícios do faça você mesmo
Ultimamente, produtos feitos à mão, ou como são frequentemente chamados no estilo inglês – feitos à mão, têm atraído cada vez mais atenção. E é bem compreensível: já se foram os dias em que as pessoas tricotavam para vestir os membros da família ou até mesmo para ganhar um dinheirinho. Hoje, esse lado do tricô não desapareceu, mas o artesanato deixou de ser apenas uma fonte de renda.
Fazer itens de crochê ou tricô permite que você:
- escolha o formato do modelo mais adequado do tamanho apropriado;
- decida você mesmo o esquema de cores;
- sempre acompanhando os tempos, fazendo as coisas mais fashion;
- faça uma colcha exclusiva com um padrão de tricô original;
- não ter um limite de tempo rigoroso;
- adquirir materiais para o trabalho com a qualidade e quantidade necessárias.
As vantagens dos produtos feitos por artesãs caseiras com as próprias mãos não se limitam a isso. Um aspecto importante é a economia significativa na sua produção.
Nós decidimos sobre o design e a construção
No nosso país, o bordado sempre foi o passatempo favorito de muitas mulheres e, se você pesquisar a história, verá que o tricô é um dos tipos mais favoritos dele. Isso é confirmado não apenas por gorros, cachecóis, luvas e suéteres de malha, mas também por toalhas de mesa e guardanapos com os melhores padrões, bem como cobertores quentes e colchas de malha, que se distinguem por sua beleza e praticidade.
Entre os produtos que podem ser tricotados com as próprias mãos, existem vários tipos:
- pequenas colchas leves;
- cobertores para a cadeira;
- cobertores grossos para bebês;
- produtos de fios grossos para sofás e camas.
Conselho. Ao começar a tricotar, você precisa avaliar com sobriedade suas habilidades e capacidades nesse assunto. Se um iniciante assumir o trabalho, você não deve definir tarefas muito difíceis, por exemplo, tricotar uma colcha para um sofá grande ou uma cama de casal - isso pode permanecer irrealizável devido à dificuldade de sua execução. Pode não haver força ou habilidade suficiente aqui.
No entanto, não há motivo para desespero: em tal situação, é melhor começar com um pequeno cobertor em um berço, cadeira ou sofá pequeno.
A escolha do grau de complexidade dos produtos depende da habilidade da artesã, mas o mais difícil será fazer uma grande manta para sofá com fio grosso. Neste caso, o padrão nem é importante: o tricô em si ficará muito pesado devido ao grande tamanho e peso.
Materiais necessários
Para tricotar uma manta para sofá, é preciso preparar os materiais que serão utilizados no trabalho, sendo o principal deles o fio. Você pode tricotar um produto usando agulhas de tricô:
- lã;
- fio de algodão;
- linho;
- sedas;
- fibra sintética.
A escolha do material depende diretamente da funcionalidade do produto, e seus volumes dependem do método de tricô e do padrão escolhidos.
Se for planejada mais decoração, serão necessários materiais de acabamento.
Atenção! Evite usar fio velho para fazer um cobertor grande: a superfície desfiada do fio dará ao produto uma aparência desleixada.
Ferramentas necessárias
As principais ferramentas de trabalho, naturalmente, são uma agulha de crochê ou agulhas de tricô. Eles estão disponíveis para venda em uma variedade de materiais:
- metal;
- plástico;
- osso;
- de madeira.
As agulhas de tricô “corretas” têm características próprias: devem ser bem polidas e não ter pontas muito afiadas, para não machucar as mãos. Ao mesmo tempo, também é impossível tricotar um produto de qualidade com ferramentas cegas, assim como é impossível com ferramentas irregulares.
Se o cobertor de tricô for feito de fio leve, você pode usar agulhas de tricô de plástico ou de osso: materiais pesados irão dobrá-las.
Elas diferem em material, quantidade e formato: diferentes para produtos diferentes. Os números correspondem ao diâmetro da agulha de tricô: nº 3 – 3 mm, nº 6 – 6 mm e estão diretamente relacionados à espessura do fio – deve ser 2 vezes maior que ela.
Além de agulhas de tricô, você pode precisar de outras ferramentas.
Nome | Por que elas são usadas? |
Alfinetes de tricô | Para "parar" os loops |
Contador de linhas | Corrige o número da linha |
Dedal de tricô | Facilita o tricô de padrões jacquard |
Bobinas de fio | Para trabalhar com material colorido |
Anéis de marcação | Eles marcam o início de uma linha circular ou um lugar específico em um padrão. |
Pontas coloridas | Evita que as dobradiças deslizem |
Tesoura com pontas pontiagudas | Para trabalho adicional |
Um ferro de passar, um caderno e materiais de desenho podem ser úteis para criar moldes e desenhos.
Processo de fabricação: instruções passo a passo
É melhor tricotar um cobertor não como uma peça inteira, mas em listras ou quadrados, que são tricotados separadamente.
Uma vez selecionado o modelo de colcha e adquiridos os materiais, é necessário:
- estudar o desenho;
- tricotar uma pequena amostra do padrão, montando e prendendo os pontos de acordo com o diagrama;
- disque o número indicado no diagrama, lembrando que o primeiro e o último não são incluídos na contagem;
- tricotar cada carreira seguindo rigorosamente o padrão;
- conecte as tiras do produto costurando ou tricotando as juntas;
- Após finalizar o trabalho, processe as bordas.
A etapa final é a decoração
Para dar ao produto uma aparência finalizada, após concluir o trabalho, você pode começar o acabamento. Este é um procedimento obrigatório, pois o cobertor deve ser bonito e durável. Você pode decorá-lo de acordo com seu gosto.
- Para que a colcha dure muito tempo e tenha um visual elegante, você pode aparar as bordas com uma trança na mesma cor do produto ou em cores contrastantes, ou aparar o perímetro com fita de cetim.
Manta de bebê decorada com fitas - Bom – decore com pequenos pompons multicoloridos. Elas podem ser costuradas, mas é melhor tricotar outra carreira.
Colcha branca com pompons nas bordas - Você pode decorar o cobertor costurando uma trança com borlas ao longo da borda.
Colcha-manta brilhante decorada com borlas
Algumas artesãs usam vários tecidos para decoração, que colocam ao longo da borda do produto ou em certas áreas de sua superfície, bem como no verso. Neste último caso, a colcha não estará em contato direto com o corpo ou com a roupa de cama.