Belas pinturas e fotografias memoráveis podem ser uma adição maravilhosa ao interior de qualquer apartamento ou casa. Para decoração, você pode usar uma moldura feita por você. Eles devem destacar os méritos da tela e da fotografia, sombreá-los e se tornar uma continuação da composição. A seguir, mostraremos em detalhes como fazer uma moldura para uma pintura ou fotos com suas próprias mãos.

Contente
Características de design
O principal aspecto que deve ser observado ao fazer uma moldura com as próprias mãos é o design e a finalidade do ambiente onde o produto será colocado. Ao escolher um esquema de cores, é importante não exagerar. Como tons muito brilhantes e saturados serão desconfortáveis para a percepção visual, a moldura acabada também não caberá no interior.

Informações adicionais! Tente focar seu design no conteúdo da fotografia ou pintura, bem como em seus parâmetros. Quanto mais colorida a imagem, menor e mais discreto o quadro deve ser.
Se isso já aconteceu, não fique chateado; você pode fazer ajustes no formato, cor e design a qualquer momento. Essa possibilidade é a principal vantagem de fazer uma moldura com as próprias mãos. Utilizando vários meios disponíveis, opções de design podem ser usadas para transformar a imagem que foi planejada para decorar o ambiente.

Outro método é colocar a tela em um ângulo incomum, mudando a iluminação, ou perto de certos móveis para criar uma única imagem. Ao permitir e corrigir erros ou tentar posicionamentos diferentes, você alcançará excelentes resultados.
Quais elementos podem ser usados para fazer uma moldura?
Você pode fazer uma moldura usando os seguintes materiais:
- árvore;
- têxtil;
- papel grosso ou vários tipos de papelão;
- elementos de plástico e poliuretano;
- gesso.

As opções apresentadas não são a lista completa de recursos que podem ser usados para projetar uma moldura e um suporte para ela com suas próprias mãos. Dependendo do recurso escolhido, você pode precisar das seguintes ferramentas:
- serra de vaivém, serra de arco, tesoura;
- instrumentos de medição;
- marcadores, caneta, lápis;
- elementos para conexão – pregos pequenos, cola especializada;
- caixa de esquadria;
- verniz, tinta, mancha;
- acessórios de acabamento.

IMPORTANTE! É importante manter a harmonia na combinação dos materiais de enquadramento com a imagem. Dessa forma, cria-se um todo único, que se transformará em uma excelente peça de design para decoração do ambiente.
Abaixo estão informações mais detalhadas sobre o processo de fabricação, dependendo da base escolhida.
Árvore
Este material é considerado, com razão, uma opção tradicional para decoração de obras de arte. Na maioria dos casos, a estrutura de madeira é feita em tons neutros. O formulário é simples, sem estruturas adicionais complexas, mas ainda assim, para esse processo é necessário ter certos conhecimentos e habilidades.
A maneira mais fácil é usar ripas de madeira com as dimensões necessárias. De acordo com as dimensões da imagem, são preparados quatro espaços em branco, que são iguais em pares.

Um projeto que dá mais trabalho é uma moldura de foto ou tela "faça você mesmo" que inclua vidro. Para esta opção, você também precisará fazer uma parede traseira usando madeira compensada fina. As dimensões externas do produto acabado devem ser necessariamente um pouco maiores que o vidro e a própria fotografia. Se você não possui o conhecimento necessário para trabalhar com elementos de vidro, recomendamos encomendar uma chapa pronta em uma oficina.
Após calcular a espessura do vidro e da pintura, você deve aprofundar a parte interna dos espaços em branco nesse valor. Na maioria das vezes, esse valor é igual a 2-5 milímetros. Em seguida, você precisa cortar as tábuas no ângulo correto; para fazer isso, use um esquadro e uma caixa de esquadria. Certifique-se de lixar os cortes resultantes e depois uni-los com cola no formato de um quadrado ou retângulo. A cola precisará de cerca de 4 a 5 horas para secar completamente.
CONSELHO! Recomendamos reforçar a conexão dos espaços em branco pelo lado interno com um grampeador de madeira.
Após a secagem completa, você pode começar a decorar. Tinta ou verniz são adequados para isso.

Primeiro, o vidro é colocado em uma moldura de madeira preparada à mão, depois ele é virado com a parte principal para baixo e então a tela é disposta sobre o vidro. Papelão grosso e madeira compensada devem ser colocados sobre a pintura. Se os cálculos foram feitos corretamente, a parte de trás é colada em todo o perímetro do produto. Para melhorar a conexão, você pode martelar pregos pequenos nos cantos do elemento da estrutura.
Plinto de teto de poliuretano
Se você tiver rodapés de poliuretano no teto, poderá fazer uma moldura branca com suas próprias mãos usando esses materiais disponíveis. Primeiro, faça as medições das peças de trabalho. Em seguida, cortamos o rodapé em 4 partes usando uma serra em um ângulo agudo (45 graus).

Colocamos cola especial Titan em cada lado do corte e os conectamos. O grampo ajudará a tornar a conexão mais forte e durável. Trate a superfície superior da junta com tinta acrílica.
Cartão
O material mais acessível e econômico para enquadramento é considerado o papelão. O processo com essa base leva pouco tempo e esforço, e crianças e adolescentes podem realizá-lo.

Primeiro, recorte uma base de papelão (retangular ou quadrada), dentro da qual deverá haver uma janela para o quadro. As dimensões são determinadas com base no tamanho da fotografia ou pintura. Na maioria dos casos, a largura do quadro é maior que 4 centímetros. Em seguida, preparamos o elemento traseiro do produto, que é semelhante em parâmetros à base.
Além disso, você precisará de um suporte se planeja colocar a moldura de papelão feita para a pintura em uma estante. Para fazer isso, corte uma perna retangular medindo 7*17 centímetros, afie-a na ponta e dobre cerca de 2 centímetros no outro lado.

Papel
Se você tiver restos de papel de parede ou folhas de cores lisas, você pode fazer sua própria moldura de papel ou papelão. O processo é semelhante ao uso de papelão ondulado.

Como fazer uma moldura você mesmo a partir de meios improvisados?
Fazer decoração para casa não é um processo fácil, mas é emocionante e permite que você adicione um toque único ao interior de qualquer cômodo. Depois do primeiro experimento bem-sucedido, qualquer artesão não vai querer parar por aí.

De botões
Muitas costureiras estão interessadas em como fazer molduras para fotos com as próprias mãos usando botões. Esses acessórios acrescentam brilho e entusiasmo ao produto final. Você pode decorar uma base de papel ou papelão com botões; para fazer isso, você precisa cobri-los adicionalmente com tecido ou aplicar tinta. Depois você começa a colar o mosaico multicolorido.

De jornais antigos
Baguetes de jornal são usadas como base. Para adicionar tons coloridos, o ideal seria utilizar publicações impressas coloridas.

ATENÇÃO! Tente enrolar todas as peças na mesma densidade. Isso tornará mais fácil conectá-los.
Para cada lado da moldura, você precisa preparar cerca de nove peças em branco. A quantidade depende da largura escolhida da baguete. Após 24 horas, o adesivo secará e você poderá começar a aparar no ângulo correto (45 graus) em ambos os lados. Para um procedimento mais preciso, utilize um transferidor ou uma caixa de esquadria.
As peças devem ser conectadas em ângulos retos usando cola e um sistema de encaixe macho e fêmea. Para o encaixe utilize palitos de dente, o sulco pode ser feito com um furador.

O produto acabado deve ser preparado com uma mistura composta de 1 parte de água e 2 partes de PVA e tinta branca (à base de água ou acrílica). Todos os componentes são cuidadosamente misturados com a adição gradual de água. O resultado final deve ser uma mistura com consistência de creme de leite líquido. Esta solução é aplicada em 2 a 4 camadas e seca.

Feito de materiais naturais
Um excelente produto será obtido se você usar galhos ou ramos finos de uma árvore. Para uma fixação segura, use organza ou corda fina.

Primeiro, você precisa pegar 4 maços de galhos da mesma espessura, colocá-los perpendicularmente e amarrá-los com organza. Você pode preservar a textura natural dos galhos e ramos cobrindo todos os elementos com verniz transparente.
Outra maneira é decorar a base das molduras com suas próprias mãos, usando madeira, ou seja, galhos de madeira secos. Para fazer isso, você precisa pegar uma moldura com aba larga, gravetos bem secos e uma pistola de cola quente. Primeiro, divida os galhos em elementos com comprimento igual à largura da base. Em seguida, cubra a moldura com cola quente e coloque tábuas de madeira sobre toda a sua área.

Para os amantes da decoração verde, o ideal seria usar musgo seco. O processo de decoração com ele levará um pouco de tempo, e o resultado irá agradá-lo com sua cor. O musgo é colocado sobre toda a área com cola, para que você possa dar uma segunda vida à antiga base fotográfica e à tela.
Usando fita decorativa
Fita decorativa é uma maneira fácil e acessível de modificar uma moldura antiga ou uma que você mesmo fez com peças de papelão. Para fazer isso, você deve aplicar gradualmente tiras de fita na ordem sugerida pela sua imaginação. Os elementos excedentes são cortados com uma tesoura.

Moldura de fio 3D
Para decorar suas próprias molduras de parede com materiais descartados, por exemplo, fios, você precisará de uma base com bordas lisas, PVA, fios multicoloridos e tesouras.

A decoração gradual resultará, em última análise, em um produto de maior qualidade.
CONSELHO! Para uma abordagem criativa, você pode pendurar miçangas e strass no fio.
De paletes
Paletes de madeira são a maneira mais fácil de fazer uma estrutura com suas próprias mãos. Todas as peças estão disponíveis para todos, independentemente da renda. O número de paletes é calculado com base no tamanho da estrutura necessária. Você pode fixar os elementos usando pregos pequenos, um grampeador de madeira ou cola especial.

Usando rolhas de vinho
Como você mesmo pode decorar porta-retratos com rolhas de vinho? É tudo muito simples. O material deve ser cortado em pequenos anéis de até um centímetro de altura, depois pintá-los em qualquer tom e fixá-los na base com uma pistola de cola.

Estrutura ecológica feita de cereais e grãos
Para decorar as bases acabadas, são utilizados vários elementos ecológicos: cereais, grãos, conchas, seixos marinhos.

Todos os elementos são colocados na base adesiva em ordem aleatória, classificados de uma determinada maneira ou criando um padrão.
De revistas e jornais
Recortes multicoloridos de revistas e jornais podem ser usados como componentes para quilling. Pequenos pedaços são colados e torcidos formando um círculo.

Com a ajuda deles, é possível fazer um suporte para quadros. Vamos descobrir como fazer essa moldura ficar em pé? É importante escolher uma folha de revista mais grossa e cortar uma perna retangular. De um lado, ele é afiado para ser colocado em uma superfície plana. A segunda parte é dobrada para aplicar cola e conectar à estrutura.
Resumindo
Fazer uma moldura para fotos e telas com suas próprias mãos usando papelão e outros materiais disponíveis é um processo emocionante e fascinante. Aqui descrevemos em detalhes como fazer uma moldura e suporte para pinturas e fotos com suas próprias mãos a partir de papelão, pedestal de teto, peças de madeira e métodos populares para melhorar esses projetos.



















































