O interior do quarto não deve ser apenas propício ao sono, mas também agradável aos olhos durante o dia. Como conseguir isso? Aborde minuciosamente a questão da decoração do quarto. A escolha dos tecidos desempenha um papel fundamental aqui.

O lugar mais importante no quarto é ocupado pela cama, o que significa que sua decoração atrairá a máxima atenção. Como tornar uma cama atraente? Coloque um cobertor interessante sobre ele.

É difícil encontrar nas lojas uma colcha que você goste imediatamente, que se encaixe naturalmente no interior do quarto e que cumpra as funções necessárias. Nem sempre é possível encomendar a costura de componentes têxteis do interior num atelier. Portanto, uma ótima solução para o problema seria costurar uma colcha com as próprias mãos.
Contente
Nós decidimos o modelo, o tecido, a cor
Costurar uma colcha não será difícil se você tiver habilidades básicas de corte e costura. Afinal, qualquer colcha de corte simples é um simples retângulo de tecido.

Um pedaço regular de tecido do tamanho necessário deve ser processado de modo a obter o resultado desejado. A colcha pode ser leve, esvoaçante, sem forro, ou bem densa, com costuras. Além disso, um retângulo banal pode ser decorado: adicione babados, babados, costuras decorativas, borde, apliques e obtenha uma colcha única.
A colcha deve ser escolhida com base nas preferências pessoais, no estilo geral do quarto e na finalidade deste elemento têxtil.
Uma colcha dupla face seria uma ótima solução. Se as laterais forem feitas do mesmo tecido, será extremamente fácil de usar. Não será necessário se preocupar em qual lado colocá-lo na cama. Quando as voltas têm padrões diferentes, será possível mudar o visual do quarto de acordo com seu humor, cobrindo a cama de diferentes maneiras.
Uma colcha decorada com vários enfeites (fitas, rendas, bufantes, babados) dará ao quarto um aconchego incrível e criará uma atmosfera romântica. Ao mesmo tempo, a abundância de componentes têxteis na parte inferior desempenha uma função prática: esconde a estrutura da cama.
Uma colcha feita de cetim liso, tecido de seda ou uma opção de tapeçaria trará sofisticação ao quarto. O uso de tecido brilhante e detalhes dourados adicionarão elegância e pompa.
Uma colcha grossa feita de lã ou pele cumprirá perfeitamente a tarefa de isolamento adicional e acrescentará maciez e conforto ao ambiente.
Uma colcha acolchoada protegerá você do frio, criará um ambiente aconchegante e bem cuidado, uma atmosfera de aconchego e conforto.
CONSELHO. Uma artesã com experiência mínima deve escolher modelos de colchas sem babados, tecidos que não exijam atenção especial no trabalho. Algodão e tecidos mistos de média densidade são uma excelente opção.
Escolha uma cor
O esquema de cores do produto deve combinar com o estilo do ambiente, mas pode ser sazonal, levando em consideração a iluminação do ambiente e seu tamanho.
- A colcha não deve criar a impressão de contraste, a menos que essa seja uma técnica de design pretendida. Em um quarto pequeno, a cama não deve ser um ponto brilhante, caso contrário, pode criar a ilusão de que ela preenche todo o espaço. É melhor escolher uma colcha bonita que tenha uma cor semelhante à dos acabamentos e objetos ao redor.
- A iluminação do quarto, as cores primárias e secundárias também são de grande importância. É preferível diluir a atmosfera sombria com uma paleta de tons quentes e claros. Com boa iluminação e aconchego geral, é permitido ter muita imaginação na escolha da cor da colcha.
- Cores frias e iridescentes são apropriadas apenas em ambientes grandes, de preferência no verão. Caso contrário, o suposto chique se tornará uma farsa inapropriada.
- A diversidade do interior é facilitada pelos tecidos com estampas e pelo uso de elementos decorativos no acabamento da colcha.
- Cores quentes sempre trazem frescor e criam aconchego. Cores pastéis podem expandir visualmente os limites de um ambiente.
Preparando-se para costurar
Feita a escolha do modelo, tipo de tecido, cor, é preciso decidir o que será necessário no trabalho e como costurar uma colcha na cama com as próprias mãos. A primeira coisa que você precisa considerar ao costurar uma colcha é o consumo de tecido. Para fazer isso, você precisa fazer algumas medições simples.
Determine o tamanho da colcha
- Usando uma fita métrica, você precisa medir a cama em comprimento, largura e altura. Essas medidas ajudarão a modelar o tamanho da futura colcha e a criar um molde.
- Usando uma folha de caderno comum em formato de grade, faça um desenho em escala reduzida. Isso ajudará você a projetar visualmente o modelo da colcha. O desenho resultante é um retângulo com uma lateral complementada, se necessário, com um babado na altura desejada. Às vezes, devido à localização da área de dormir, as linhas de altura não são necessárias. Por exemplo, se houver uma cabeceira perto da cama, ou se ela estiver localizada contra a parede.
- Ao construir um desenho, levamos em consideração o ajuste do tecido e as margens de costura. Isso será de 3 a 5 cm. Se for planejada uma colcha acolchoada, mostramos as linhas das costuras propostas no modelo. Este método permite corrigir um desenho que você não gosta sem danificar os materiais ou o processo de costura.
Uma colcha feita por você mesmo adicionará muito aconchego e conforto ao seu quarto.
Calculando o consumo de tecido
Para calcular a quantidade necessária de tecido, você precisa saber sua largura. Se for 1,4 m, para uma colcha de casal você terá que cortar 2 pedaços do tecido principal e costurá-los. Isso nem sempre é aceitável para a estética do produto final. Portanto, é aconselhável cuidar com antecedência da largura necessária do tecido.
É fácil calcular o tecido para a parte superior da colcha: você precisa saber o comprimento, a largura e adicionar alguns centímetros extras. O consumo de tecido para uma colcha com babado deve ser levado em consideração, levando em consideração as dobras, caso seja necessário dobrá-las. Se estiverem disponíveis, o comprimento da tira deve ser multiplicado adicionalmente por 1,5.
Se a largura do tecido for 2,8 m, provavelmente 1 pedaço do produto será suficiente. Neste caso, os babados devem se ajustar ao restante do tecido a partir da largura. Se o tecido tiver 1,4 m, você precisará incluir 2 comprimentos do tecido principal e o comprimento total de todos os lados com o babado. Neste caso, o consumo de tecido é significativo e a qualidade da colcha será prejudicada devido às costuras extras.
Nós cortamos e costuramos
Após concluir a preparação dos materiais necessários, passamos para a parte mais importante: cortar o material para costurar a colcha. O material que você escolhe afeta diretamente a complexidade das ações subsequentes. Com tecidos leves e deslizantes (seda, cetim), é necessário extremo cuidado ao cortar e posteriormente costurar o produto. A formação do ponto apresentará dificuldades adicionais.
CONSELHO. A presença de um padrão complexo no tecido exige um ajuste preciso dos elementos durante o processo de corte e costura. Escolher um material de cor única tornará o trabalho muito mais fácil.
A melhor maneira de cortar é dobrar o tecido ao meio, de modo que o comprimento da peça principal fique na metade da linha de dobra. A largura pode ser organizada de maneira semelhante. Depois, alise bem o tecido e prenda-o com alfinetes. O corte deve ser feito exclusivamente em superfície plana; não permita que os materiais sejam cortados enquanto estiverem pendurados.
O babado não precisa ser feito em uma única peça. Você pode usar o tecido restante. É importante que todas as tiras de composição sejam cortadas na mesma direção (longitudinal ou transversalmente).
Se a colcha exigir um tecido de forro ou uma camada de enchimento sintético, eles serão cortados da mesma forma que as peças principais. Durante o processo de acolchoamento, eles são conectados em um único cobertor. Se houver um padrão no tecido, ele também deve ser levado em consideração no momento do corte.
Então chega a hora costure todas as partes juntas. Usando uma máquina de costura, conectamos a base da colcha com o babado. Para fazer isso, coloque as peças com o avesso para cima e costure as bordas. Não se esqueça de adicionar dobras se o molde exigir. É fácil costurar uma colcha sem detalhes desnecessários. Se houver forro ou isolamento, todas as camadas devem ser dobradas uniformemente e depois costuradas.
CONSELHO. É melhor prender as partes adicionais junto com as principais com antecedência ou fazer pontos de alinhavo à mão.
Se houver um ponto, você deve primeiro fazer suas costuras e depois costurar os elementos principais. Se você não tem experiência, é melhor costurar os pontos primeiro à mão.
Versão de teste
Quando você não tem experiência suficiente em costura, assumir um trabalho de responsabilidade é sempre assustador. Principalmente se a escolha recaiu sobre tecidos complexos ou modelos de colchas. Nesse caso, uma ótima opção seria costurar você mesmo uma versão de teste.
Esta é uma ótima maneira de criar uma linda colcha com materiais mais simples, praticando costuras uniformes, dobras, costuras e levando em consideração o padrão.
CONSELHO. Uma boa opção de treinamento seria um cobertor de retalhos. Essa técnica exige um trabalho árduo, mas proporciona uma experiência inestimável.
Os produtos acabados podem ser usados no campo ou no quarto de uma criança. As habilidades de criar uma colcha com suas próprias mãos, sem dúvida, serão úteis no futuro. Pergunta: Como costurar uma colcha — não surgirá novamente.
Costurar uma colcha com as próprias mãos não é uma tarefa tão difícil. Isso exigirá um pouco de tempo, esforço e habilidade. Cálculo preciso e paciência garantem uma colcha linda e aconchegante.