Ao comprar móveis, você pode notar uma clara discrepância entre os preços dos materiais para sua produção e o preço final do produto. Isso é especialmente perceptível ao comprar peças de mobiliário bastante simples, como bancos.
Os bancos são geralmente feitos de aglomerado. É um material relativamente barato, fácil de trabalhar, durável e ideal para uso interno. Depois de olhar uma vez para um banquinho feito de aglomerado, é fácil entender que é bem fácil fazê-lo com as próprias mãos. Convidamos você a ler instruções detalhadas sobre como fazer várias configurações de bancos em casa.
Contente
Recomendações gerais para fazer fezes
Você pode fazer um banquinho com suas próprias mãos, tendo à mão elementos e dispositivos profissionais e não profissionais.
Ferramentas obrigatórias incluem:
- serra elétrica, completa com uma lâmina de serra fina;
- chave de fenda.
Você também pode precisar de uma furadeira com broca e um grampeador de construção.
Materiais para fabricação:
- chapas de aglomerado, peças novas, de qualidade inferior ou sobras de móveis antigos;
- parafusos auto-roscantes, não maiores que a espessura do aglomerado;
- 4 confirmações. Tamanho 6,4 mm x 50 mm;
- cantos de metal 4 peças;
- fita adesiva para processamento de bordas de chapas;
- saltos feitos de qualquer material aceitável;
- lixa para lixar.
Ferramentas não profissionais que podem ser encontradas em qualquer casa:
- lápis ou marcador;
- papelão para fazer moldes;
- régua ou fita métrica;
- uma faca de qualquer configuração, o principal é que ela seja afiada.
Para decorar o assento do banco, você também pode preparar espuma de borracha e materiais de estofamento. O estofamento pode ser de tecido, oleado ou couro sintético.
Criar um projeto
Fazer um banquinho de aglomerado com as próprias mãos permite que o artesão não se limite aos modelos padrão. Parece que o design simples de um banquinho tem várias dezenas de modelos diferentes. Exemplos visuais podem ser encontrados em lojas de móveis, com vizinhos ou na Internet.
Normalmente, são necessários vários bancos de uma só vez, por isso é extremamente importante escolher um formato que você goste e fazer itens idênticos de acordo com o desenho selecionado. Ao fazer um desenho, é importante lembrar que o design do banco exige um equilíbrio rigoroso entre suas partes inferior e superior. A incompatibilidade entre o tamanho do assento e a largura das pernas pode causar desequilíbrio, tornando o item muito instável e, portanto, perigoso.
Selecionamos o material para fabricação
Os bancos podem ser feitos de diferentes materiais. Aglomerado, compensado multicamadas, blocos e placas de madeira são adequados. O material mais barato e fácil de trabalhar é o aglomerado. As folhas podem ser compradas em lojas, em fábricas de móveis ou você pode comprar sobras de pequenas empresas que fazem móveis personalizados. Placas de aglomerado antigas que antes faziam parte de outros móveis também são adequadas.
O principal é decidir com antecedência o número de peças de produtos acabados e calcular os volumes de materiais necessários.
Aplicamos marcações gráficas
Depois de decidir o modelo do futuro banco, é necessário marcar a chapa de aglomerado, preparando-a para trabalhos futuros. Se você planeja fazer vários bancos idênticos, é melhor fazer um molde para todas as partes do móvel. O modelo é feito convenientemente de papelão grosso.
Para facilitar ainda mais o uso dos móveis industrializados, os cantos das peças devem ser arredondados. É melhor fazer arredondamentos uniformes usando uma bússola. A ausência deste item pode ser compensada, por exemplo, por uma placa de diâmetro adequado.
Após o corte, é necessário limpar todas as bordas do banco com uma lixa.
Dependendo do formato e modelo escolhidos, as dimensões dos elementos podem ser as seguintes.
№ Modelo de banco Dimensões do assento Dimensões das pernas Tamanho da barra transversal
- 1 30x30 30x40 20x12
- 2 30x40 30x40 30x15
- (3 peças)
- 3 40x40 20x35 (8 peças) 30x20
- (4 peças)
Recortamos elementos para o futuro banco
O corte de elementos de peças existentes de aglomerado é feito usando uma serra elétrica. Um bom corte de borda pode ser feito usando uma serra fina e uma alta velocidade de serra tico-tico. A alta velocidade garantirá o corte das folhas sem lascas ou cortes.
Após o corte, é necessário limpar todas as bordas do banco com uma lixa. Este tratamento garantirá um bom encaixe entre uma peça e outra e simplificará a montagem.
A etapa final da preparação antes da montagem é perfurar os furos necessários. Certifique-se de que os furos sejam perfurados no mesmo nível.
Montando um banquinho
Antes de prosseguir com a montagem final das peças, é necessário pré-tratar todas as bordas cortadas com uma fita especial. A fita deve ser selecionada de acordo com a cor da folha ou, ao contrário, em tons contrastantes.
A fita é aplicada na borda das pernas e do assento e colada com ferro quente. O ferro deve ser aplicado com movimentos rápidos e curtos. A fita quente deve ser pressionada com um pano limpo. A cola na parte de trás da fita seca muito rapidamente e não requer aquecimento ou resfriamento prolongado.
As peças do banco são montadas usando confirmações e parafusos autoatarraxantes. Para simplificar a tarefa de montagem, você pode primeiro colar as peças e depois prendê-las com parafusos.
O assento da cadeira resultante pode ser macio usando espuma de borracha e material de estofamento.