Há apenas alguns séculos, uma tela era um atributo clássico de qualquer interior que aspirasse à pretensão e ao bom gosto.
Com o tempo, a moda deixou de ser uma tela, transformando-a em uma antiguidade de interesse apenas para historiadores da moda. Agora, quando o conceito de zoneamento espacial está retornando ao interior, a tela se tornou necessária novamente.
Com sua ajuda, você pode esconder algo que não se destina a olhares indiscretos, complicar ou tornar o espaço mais confortável e também transformá-lo em um objeto de arte, adicionar teatralidade e decoratividade, etc.
Contente
Tipos de telas
As telas modernas são divididas em diferentes tipos, dependendo da estrutura, dos materiais utilizados e da finalidade.
E se a finalidade da tela pode ser muito diversa e depende apenas da imaginação de seu dono, então os tipos mais populares em termos de design são os seguintes.
- Caixilho.
Até recentemente, esse era o único tipo de tela possível. Uma estrutura rígida de faixa com tecido esticado sobre ela (papel, vidro inserido na estrutura, etc.), as faixas são conectadas umas às outras como uma sanfona.
A fixação é feita com dobradiças de móveis ou de piano, em alguns casos com um material macio e resistente (couro, tecido grosso, couro artificial). Inicialmente, a estrutura era feita de madeira, mas depois foi substituída por alumínio, mais leve.
- Tela única.
Este é o principal tipo de tela de escritório. É utilizado quando é necessário dividir um espaço grande em “armários” menores e individuais.
- Composto.
Ultimamente, esse tipo se tornou especialmente popular entre aqueles que amam mudanças radicais em seu interior. Esse tipo de tela é montado como um quebra-cabeça a partir de vários elementos. O material geralmente é plástico, mas uma opção têxtil também é possível.
- Flexível.
Este tipo de tela é a mais recente invenção dos designers. A estrutura não consiste em painéis separados, mas sim em uma única parede feita de material flexível.
Ele pode ser dobrado em quase qualquer ângulo, criando não apenas pequenas zonas no espaço, mas até mesmo labirintos. Se necessário, a tela pode ser dobrada e removida.
Se você se depara com a questão de como fazer uma tela com suas próprias mãos, então você precisa prosseguir a partir dos recursos de design. Por exemplo, não é possível fazer você mesmo uma tela flexível, pois tudo depende do material. Esta tela pode estar sujeita a alterações de design ou ser montada de forma independente.
Ao mesmo tempo, essa tela terá uma série de vantagens inquestionáveis:
- Mo material é selecionado com base nas preferências pessoais, bem como na configuração, altura, largura, etc.;
- Sha irma vai “encaixar” perfeitamente no interior em termos de tamanho, design, cor e estilo;
- CO preço de um design tão individual é significativamente menor do que qualquer outro análogo;
- PSe desejar, você pode envolver pessoas adicionais na produção, por exemplo, artesãos de madeira, artistas ou decoradores profissionais.
Materiais e ferramentas necessárias para fazer uma tela
Fazendo uma tela com suas próprias mãos — Não é um processo nada complicado. Tendo feito isso pela primeira vez, no futuro, tendo as ferramentas e a experiência necessárias, você poderá melhorar a tecnologia de forma independente e desenvolver soluções de design exclusivas. Mas para a primeira tela você precisará de um conjunto mínimo de ferramentas e materiais. Nomeadamente:
- Chave de fenda e furadeira;
- Grampeador de construção;
- Dobradiças para móveis;
- Serra de arco;
- Parafusos;
- Tinta, verniz;
- Blocos de madeira do comprimento necessário;
- Tecido para o enchimento interno dos caixilhos (se for de vidro, também serão necessárias pérolas de glaze);
- Decoração adequada.
O processo de fabricação, por sua vez, é dividido na produção da estrutura para os caixilhos, decoração e fixação dos caixilhos.
Instruções passo a passo para fazer uma moldura para uma tela
O elemento principal no design da tela é a moldura do caixilho. É por isso que as telas de moldura são as mais populares quando feitas por você mesmo.A moldura de madeira é uma moldura regular. Ela é produzida em várias etapas.
Tela DIY (Instruções passo a passo)
- Cálculo de tamanhos.
Marcamos a madeira (4x4) com o cálculo de seis barras de cento e oitenta centímetros e seis barras de cinquenta centímetros. - Corte de barras de madeira conforme as dimensões produzidas.
Em seguida, para fazer a tela, cortamos o bloco de acordo com as marcações. - Pré-tratamento da madeira para a estrutura: lixamento, impregnação com composto adequado, aplicação de primer, pintura.
Processamos pedaços de madeira com lixa ou retificadora até ficarem lisos. É necessário realizar um trabalho preliminar para cobrir todas as irregularidades e rachaduras. - Existem várias maneiras de conectar as barras. Por exemplo, usando pontas (na aparência, esse método é semelhante ao de um zíper de roupa). Para fazer isso, use uma furadeira para fazer ranhuras profundas ao longo da borda de ambas as barras.
Esta conexão é a mais durável. Depois de verificar se os encaixes estão exatamente iguais, eles são revestidos com cola e conectados usando buchas do tamanho apropriado.
- Você também pode conectar as barras com parafusos. Ao criar uma estrutura, ao fixar as barras, você pode deixar espaço para as pernas.
Fixamos todas as três portas de maneira semelhante. - Revestimento com tinta (stain) que combina com a cor do interior.
Depois de concluir a preparação da superfície da futura tela da casa, pinte a madeira com a tinta de sua preferência. - Revestimento de verniz em duas camadas.
- Faça várias outras abas semelhantes.
Conectamos portas individuais usando dobradiças.
Para complicar a tarefa, a moldura pode ser feita de videiras, feita de metal vazado (forja), os cantos da moldura podem ser decorados com metal forjado ou pode ser usada a técnica de craquelure na madeira.
Decorando a tela
De acordo com o método de decoração, as estruturas são divididas em cegas e transparentes. Com base nisso, o material para preenchimento da estrutura é selecionado. Se o produto final for planejado para ser transparente ou translúcido, o vidro é escolhido. Pode ser nervurado, fosco, mosaico, pintado, etc.
Outro material que pode ser usado para uma tela translúcida é o sisoflor. Mas é difícil de trabalhar, é bastante frágil.Às vezes, ao criar uma decoração multifacetada, seções transparentes da tela são combinadas com outras opacas. Para este último, utiliza-se papelão.
O material mais utilizado é o tecido. E aqui o escopo para a imaginação do designer é simplesmente ilimitado: chita, seda requintada, bordado, organza, tapeçaria, pintura em tecido, etc.
Existem também alguns tipos de tecidos de fixação a uma estrutura de bloco:
- COMusando um grampeador de construção;
- NPuxe as ripas;
- COMusando laços decorativos;
- “Planta” sobre cola com base de borracha;
- COMusando pinos especializados.