Nenhuma cozinha pode ficar sem uma bancada, pois esse detalhe do interior da cozinha desempenha uma série de funções importantes:
- é uma superfície de trabalho para cortar e preparar alimentos;
- é uma zona para colocação dos equipamentos e ferramentas necessárias;
- Às vezes, o tampo da mesa pode ser usado no lugar de uma mesa.

As bancadas de cozinha tendem a se desgastar com o tempo, e diversas lascas podem aparecer, pois ficam expostas a diversos impactos e cargas mecânicas por muito tempo.
Por isso, ele é restaurado, atualizado e reparado com mais frequência do que outros componentes de móveis de cozinha, a fim de devolver-lhe uma aparência atraente.
Esses móveis de cozinha são feitos de vários materiais: madeira, aglomerado, pedra, plástico, vidro.
O tipo mais comum é o feito de aglomerado, pois é barato e suporta altas temperaturas. Opcionalmente, são diferenciados separadamente os foscos e os brilhantes com revestimento plástico. Para sua produção são utilizados painéis laminados, melamínicos e aglomerados laminados.
A bancada pode ser danificada devido à exposição à umidade e ao calor, além de ficar excessivamente solta e apresentar outros danos. Muitas pessoas se perguntam como consertar uma bancada de cozinha.
Muitas vezes, você mesmo pode consertar uma bancada sem usar ferramentas especiais.
Contente
Reparo de tampos de mesa de plástico
Nesses modelos, após cargas prolongadas, rachaduras e lascas se formam na superfície. Aqui você precisa usar um adesivo especial para plástico, aplicado com uma pistola.
Se as superfícies não estiverem muito danificadas, então supercola comum e barata ou cola Moment servirão. Se o chip for grande, não é possível ficar sem a cola Titan.
Para selar rachaduras, o plástico é moído até virar pó e misturado com cola, e então os espaços vazios são preenchidos.
Modelos laminados e seu reparo
A superfície da bancada coberta com uma folha laminada pode inchar. Para restaurá-lo à sua aparência original, você precisa:
- Use um secador de cabelo comum para aquecer a superfície na área deformada;
- remova a parte danificada;
- as partes onde o revestimento foi danificado devem ser tratadas com uma composição adesiva (cola);
- em 15 minutos. despeje uma mistura espessa de serragem e cola PVA, deixe por 10 minutos;
- compactar com uma espátula;
- Puxando as superfícies inferior e superior uma em direção à outra, preencha o vazio usando uma espátula.
- deixe secar por 24 horas.
Para garantir que as dimensões originais correspondam, você precisa fazer um molde a partir de um bloco da mesma altura do tampo da mesa. Ele é colocado no meio de duas tábuas e a estrutura resultante é unida com grampos. A prensagem resultante ajudará a dar densidade à mistura e a eliminar qualquer resíduo de cola.
Como restaurar uma bancada com massa para móveis ou cera
Existem compostos restauradores especiais que podem ser usados para restaurar móveis perfeitamente.
- Cera dura para móveis é usada para reparar amassados, lascas e arranhões. Permite que o material adquira resistência adicional à umidade e resistência a danos mecânicos. Antes de aplicar, ele é derretido com um isqueiro. Depois aplique e deixe esfriar por 3 segundos. Depois, remova os restos salientes com uma faca de escritório e lixe.
Existem dois métodos recomendados para preencher amassados e arranhões: usando massa de látex ou compostos à base de resina epóxi. - Com o auxílio de um golpe de lixa para móveis, pequenos arranhões são tratados. Primeiro agite o pincel, aplique 2 a 3 vezes e deixe secar. Depois retire o excesso com um pano macio.
Pequenos defeitos podem ser cobertos com um traço
Para evitar descamação e inchaço do revestimento, é necessário processar adicionalmente todos os componentes. Para isso, uma camada de selante impermeável é aplicada nas áreas “fracas” (as juntas entre a pia e a mesa, entre a mesa e o fogão, etc.) e são instaladas tiras de alumínio. Este procedimento deve ser realizado logo após a compra do móvel.