A cozinha se tornará uma ilha de conforto, aconchego e ordem se todos os acessórios forem bonitos e funcionais. Não é difícil adivinhar por que toda cozinha precisa de um suporte quente: para evitar que a superfície dos móveis da cozinha se deteriore sob a influência da umidade e das altas temperaturas. Graças ao seu design decorativo, vários tipos de suportes para pratos quentes decorarão sua cozinha.
Contente
Porta-copos térmicos faça você mesmo: opções de fabricação
Muitos materiais têm propriedades de isolamento térmico.
O artigo fornece 6 maneiras de fazer uma almofada térmica: de madeira, feltro, tecido, peças de decoupage, CDs velhos e tubos de jornal. Abaixo estão instruções passo a passo sobre como fazer rapidamente uma almofada térmica.
Porta-copos de madeira
Um suporte quente pode ser feito de madeira ou, mais precisamente, de cortes de galhos e troncos. Os cortes de macieira e cerejeira têm uma estrutura original, e o zimbro tem um aroma agradável.
Para fazer porta-copos de madeira para pratos quentes, você precisa de:
- faça cortes de galhos com 1,5-2 cm de espessura e 5-7 cm de diâmetro;
- lixe a parte da frente com uma lixa até ficar lisa;
- se a casca da árvore sair do corte, ela precisa ser removida e a superfície lateral limpa;
- De 3 a 7 cortes são unidos para formar um anel e conectados com cola.
Para fazer um produto com um formato mais complexo, você precisa preparar desenhos de suportes de madeira com antecedência. É fácil fazer um pequeno suporte para uma xícara ou copo usando um pedaço redondo de madeira. A opção acima é adequada para uma panela ou frigideira.
IMPORTANTE! As almofadas térmicas de madeira feitas por você mesmo absorvem umidade e se deformam com o tempo. Para evitar isso, você pode cobrir a superfície com verniz.
Porta-copos de feltro
As principais vantagens do feltro são sua espessura, densidade e estrutura não tecida, que é suficiente para isolamento térmico. É fácil de trabalhar, pois não requer acabamento de borda. Como fazer uma almofada térmica com suas próprias mãos?
- Um círculo de qualquer diâmetro é cortado em feltro (de acordo com o tamanho da panela ou frigideira).
- Um desenho da parte futura na forma de setores de um círculo é recortado em papel.
- De feltro de cores contrastantes, são recortadas de 4 a 6 figuras em forma de setores circulares, de acordo com o padrão.
- As figuras são colocadas em um círculo (imitando o corte de frutas cítricas).
- Os detalhes são fixados com cola ou pontos usando linha correspondente.
Você também pode cortar outros formatos de feltro - sua imaginação não tem limites, pois lojas de artesanato e arte oferecem muitos tipos desse material.
Almofadas térmicas de tecido
Um acessório original para uma cozinha em estilo campestre pode ser costurado com retalhos de algodão ou tecido de semilã. Como costurar uma almofada térmica usando a técnica de patchwork a partir de tecido?
- As peças são selecionadas para combinar entre si em textura, cor e estampa.
- Recorte quadrados de aproximadamente 5 por 5 cm.
- Os quadrados são costurados juntos com ponto à máquina em grupos de 4 ou 9 peças para formar 2 espaços em branco.
- Uma camada de tecido grosso ou entretela é colocada entre os espaços em branco.
- 3 camadas são costuradas e as bordas são finalizadas com viés ou fita.
Almofadas térmicas feitas com suas próprias mãos em tecido podem ser decoradas adicionalmente com apliques de tecido (se forem feitas de materiais tingidos de forma simples).
Observe! Se você usou um tecido solto e volumoso como camada de espessamento, você pode fazer um ponto sobre o produto — na forma de linhas paralelas ou cruzadas.
Almofadas quentes feitas de CDs velhos
Qual é o nome do suporte quente? Não adianta pensar muito, é melhor começar a trabalhar logo. A próxima versão do acessório é semelhante à anterior, apenas um CD usado é usado como camada de vedação.
Neste caso, não será necessário um desenho especial para um suporte quente para fazer o seguinte.
- Dois espaços em branco no formato de um círculo são cortados do tecido (um disco serve como molde).
- Um disco é colocado entre os espaços em branco e as peças são costuradas ao longo da borda.
- A circunferência é finalizada com fita ou viés.
O resultado são almofadas térmicas originais.
Informações adicionais. Lembre-se de que, ao cortar as peças, é preciso deixar margens de costura de 0,5 a 1 cm em relação ao diâmetro do disco.
Almofadas quentes em técnica de decoupage sobre azulejos
Qual é o nome de uma maneira simples e rápida de fazer um lindo item de interior com suas próprias mãos? Claro, esta é uma técnica de decoupage.
- Um corte de madeira ou de uma peça de cerâmica é usado como peça bruta.
- Tratamento preliminar: o corte é limpo e o ladrilho é desengordurado.
- Um guardanapo de papel com um padrão decorativo é colado na superfície plana do ladrilho ou cortado.
- Quando a cola sob o guardanapo seca, a superfície é coberta com verniz em várias camadas.
Atenção! Para evitar que uma almofada térmica feita de ladrilhos de cerâmica deslize sobre a mesa, um feltro é colado na parte inferior.
As crianças podem participar da confecção dos porta-copos. Os meninos vão gostar de trabalhar com madeira, e as meninas vão gostar de trabalhar com tecidos e decoupage. Por que essas aulas são necessárias? Essas master classes familiares permanecerão em sua memória por muito tempo, porque os suportes quentes criados por suas próprias mãos estarão sempre à vista.