Livros, em qualquer formato, sempre estarão na moda, assim como estantes para eles. Mas suportes para livros feitos por você mesmo podem adicionar variedade até mesmo ao interior mais sem graça.


O principal objetivo deste dispositivo simples é manter uma boa visão em crianças, já que um livro posicionado verticalmente não força a pupila, evitando alterações na estrutura do cristalino. Além disso, as soluções de design modernas são focadas no minimalismo e no conforto, e um suporte para livros é insubstituível neste caso, porque libera espaço na mesa.


Para que um acessório elegante decore sua casa, você só precisa de algumas horas de tempo livre, imaginação (e a World Wide Web ajudará você a ter algumas ideias interessantes), paciência e perseverança. Um suporte para livros pode ser feito sem grandes gastos materiais, pois podem ser utilizados como materiais: escovas de dente, caixas de papelão ou tábuas de madeira, brinquedos infantis, gesso ou compensado e até mesmo papel de parede que sobrou de reformas.

Contente
Suporte de madeira
O material clássico para criar um suporte é a madeira. Nesse caso, você pode usar tábuas de madeira, um bloco de madeira ou um tronco. Neste caso, uma ferramenta auxiliar indispensável será uma lixa ou uma lixadeira, que eliminará defeitos na madeira e lhe dará um aspecto estético.

Você também pode fazer um suporte de madeira para livros, dando “nova vida” a uma velha tábua de cozinha. Basta fixar um suporte para livros na parte da frente e uma barra de retenção na parte de trás. O material pode ser decorado com tinta decorativa de um ou vários tons (por exemplo, como o popular ombre). O produto final deve estar completamente seco.

Importante! Não há pressa em carpintaria, então pense cuidadosamente em como ficará o produto final. Seria bom fazer um modelo e tirar todas as medidas necessárias, e só então começar a processar as peças.

O compensado pode ser um excelente substituto para a madeira na hora de fazer um suporte para livros. Para fazer isso você precisa:
- corte a folha de compensado em 5 partes: 20x1x2 cm – 2 peças; 18x3x2 cm – 1 pç.; 20x5x2 cm – 1 pç.; 34,5x20x2 cm - 1 peça;
- Em seguida, corte ranhuras para as pernas na tábua maior;
- cole as partes frontais da peça de trabalho no centro das ranhuras cortadas;
- Coloque uma prensa sobre as partes coladas e seque;
- Em seguida, você precisa colar as pernas e também secá-las na prensa.

Informações adicionais. As peças podem ser secas uma a uma, se não houver um torno especial. Qualquer peso pode ser usado para isso.
Suporte de papelão
Se você está se perguntando como fazer um suporte de livros de papel, use papelão.

- Recorte 2 retângulos idênticos, cada um medindo 35×42 cm. Dobre-os 14 cm ao longo do lado comprido e cole-os para formar uma única peça.
- Recorte mais 2 retângulos medindo 5x14 cm e cole-os também.
- Cole os triângulos pequeno e grande da seguinte maneira: cole uma extremidade na parte menor do retângulo dobrado na borda, e a outra extremidade no meio da parte maior. Lubrifique cuidadosamente as juntas com cola quente.
- Recorte um pedaço medindo 29,5 x 10 cm e dobre-o ao meio.
- Recorte um retângulo com metade da largura do anterior. Cole as peças do passo 4 e do passo 5 para formar um cilindro triangular.
- Cole o cilindro na peça grande por baixo.
- Cubra a peça de trabalho com jornais e guardanapos, tinta e verniz.

Ferragens
Uma verdadeira obra de arte pode ser forjada em ferro. Mas como fazer um livro se destacar em ferro se você não é um ferreiro? - usando fio. A flexibilidade do material permite que ele receba qualquer formato desejado. Para o acessório do livro, você precisará de um fio com diâmetro de 4-5 mm, 4 pinos com diâmetro de 1,5 mm.


Suporte de gesso
Não menos atraentes para designers são os suportes de livros feitos por eles mesmos. Para implementar as ideias mais complexas, você pode usar gesso.


Importante! Neste caso, você precisa de um assistente, pois é melhor segurar a forma na horizontal e não na vertical.
Um item de design magnífico como esse pode ser feito de gesso, por exemplo, imprimindo sua mão, perna ou qualquer objeto. Primeiro, você precisa mexer o alginato até que ele fique pastoso. Uma caixa comum lacrada com fita adesiva pode ser usada como molde.

Faça um furo na caixa para sua mão e despeje primeiro um pouco do alginato até o nível de sua mão e, depois de um minuto, o restante da massa. Depois de cerca de dez minutos, o braço simplesmente se estica. Preencha o buraco resultante com gesso. Deixe secar durante a noite. Em seguida, recorte o alginato e retire a mão de gesso. Cubra com tinta e cole em uma placa de madeira. Em vez de uma mão, você pode usar qualquer outro formato, por exemplo, como o elefante na foto.

Informações adicionais. Os pequenos grumos e bolhas restantes no líquido de alginato não afetam o resultado.
De outros materiais
Você também pode fazer um porta-livros usando pedra. No caso mais simples, você precisará de duas pedras grandes, tinta spray e adesivos de cortiça para evitar que as pedras arranhem a superfície e para permitir que elas se movam facilmente. As pedras precisam ser pintadas, por exemplo, em cores da moda, como ouro ou prata. Cole espaçadores de cortiça nas pedras secas.


Para fazer um suporte de concreto para prateleiras com suas próprias mãos, primeiro você precisa untar o molde com óleo. Em seguida, misture o concreto até que fique uma massa. Preencha as formas com concreto e deixe secar durante a noite. Separe as partes presas das formas batendo nelas com um tijolo ou um martelo. Lixe o fundo do futuro suporte. No final do formulário, pinte ou deixe como está.

Informações adicionais: Para remover bolhas, bata e agite o recipiente com concreto.


Se as opções clássicas são chatas, a resposta para a pergunta de como fazer um suporte criativo para livros com suas próprias mãos ajudará:
- Tubos telefônicos antigos com fio;
- Brinquedos infantis;
- Almofadas de diferentes formatos.

Você também pode cortar um animal de brinquedo, como uma girafa, horizontalmente. Cole a parte de trás no suporte esquerdo e a parte da frente no suporte direito.

Boa sorte em suas atividades criativas!



















































