Cada época dita seus próprios estilos, inclusive no design de móveis. Porém, além da beleza, muitos itens de interior também devem ter funcionalidade adicional: ter gavetas, caixas e prateleiras. E em alguns casos – esconderijos, pequenos cofres disfarçados de mesas de cabeceira comuns, cômodas ou outras peças de mobiliário, bem como embutidos em estantes e guarda-roupas.
A presença deles sempre teve um significado próprio: ali era possível esconder algo que não precisava necessariamente ser visto pelos outros. E, a partir do século XVIII, em qualquer casa rica era possível encontrar uma secretária, ou na versão russa, uma escrivaninha, onde o proprietário guardava documentos especialmente valiosos: letras de câmbio, dinheiro, joias.
Contente
Móveis com segredo: vantagens e características
Nos séculos passados, nas casas de pessoas ricas, um acessório obrigatório em um escritório era uma mesa ou armário com gavetas secretas, que eram usadas para armazenar documentos especialmente importantes, dinheiro e joias, o que permitia protegê-los de ladrões. Mais tarde, na França, foi inventado um armário de mesa especial, chamado de secretaire, porque nele era possível armazenar vários documentos secretos e pequenos objetos de valor.
A popularidade de secretárias e outras "delícias" de mobiliário equipadas com vários espaços secretos não foi acidental. Seu design tem vantagens próprias que mesas e armários comuns não têm, além de características exclusivas desses produtos.
Eles não são menos relevantes hoje: documentos valiosos, joias caras, correspondências e documentações importantes são armazenados em cofres e esconderijos estilizados. Entre as vantagens óbvias de tais móveis podemos destacar:
- armazenar objetos de valor sem acesso de estranhos;
- sua disposição em diferentes elementos de mobiliário;
- a possibilidade de criar espaços secretos de armazenamento com suas próprias mãos.
Entre os fatores característicos dos móveis com segredo, destacam-se as características de design desses produtos, que permitem preparar locais para armazenar um tipo específico de objetos de valor. Via de regra, se os esconderijos forem especialmente equipados, eles são fornecidos com fechaduras secretas e, hoje, com um sistema de segurança eletrônico.
Hoje, o mercado de móveis oferece produtos não apenas para uso pessoal, mas também para empresas e organizações. Além disso, pode ser feito sob encomenda de acordo com desenhos individuais.
Esconderijos em móveis comuns
Móveis antigos são um tesouro de segredos e mistérios. Antigos mestres marceneiros transformaram elementos de design de móveis em verdadeiras obras de arte. Os artesãos de hoje fazem móveis modernos no estilo antigo, ajudando a criar um interior especial e complementando-o com elementos ocultos.
Comprar mesas, armários e criados-mudos especiais com esconderijos é um prazer bastante caro. Mas isso não significa que documentos e joias especialmente importantes permanecerão na prateleira do armário.
Móveis prontos com nichos escondidos
Hoje em dia, são produzidos vários tipos de móveis comuns equipados com espaços secretos. Os esconderijos podem estar localizados em qualquer parte do local, e os proprietários podem equipá-los eles mesmos ou encomendar sua fabricação a artesãos. Os lugares secretos podem ser localizados:
- na superfície traseira dos tampos das mesas;
A mesa pode ser equipada com prateleiras removíveis, cuja existência não é fácil de adivinhar - em espaços ocos de pernas de mesas e cadeiras, bancos;
Cadeiras-cofrinhos ou guardiões de segredos domésticos - embaixo da parte inferior das gavetas da mesa;
Você pode fazer uma caixa com fundo duplo você mesmo - em postes de cama ocos;
Uma ideia para um esconderijo prático na cabeceira da cama - nos braços de cadeiras e sofás.
Esconderijos originais nos braços de um sofá antigo
Esconderijos feitos à mão ou por encomenda
Nem sempre é necessário comprar móveis caros e exclusivos, equipados com lugares secretos. Você pode usar uma opção de orçamento encomendando os elementos de mobiliário necessários para o interior de especialistas usando seus próprios desenhos. Ou um artesão doméstico pode tentar criá-lo e organizá-lo com suas próprias mãos.
Eles podem ser equipados em locais secretos sob ou dentro de tampos de mesa, nas portas de armários e mesas de cabeceira, bem como em prateleiras e gavetas nas quais fechaduras podem ser cortadas.
De interesse são os pequenos nichos com chave secreta, localizados no fundo das gavetas da mesa.
Pés e suportes ocos para móveis
Um compartimento secreto disposto nessas partes do móvel é considerado um clássico. É bem fácil de fazer: você precisa fazer um furo do tamanho selecionado dentro do móvel. Presume-se que apenas uma pessoa saberá sobre tal “segredo”: aquela que o fez.
É claro que a área de armazenamento aqui equipada para objetos de valor não comporta uma grande quantidade deles, que não se deve esquecer de disfarçar convenientemente.
Conselho. É preciso fazer os furos com muito cuidado e não exagerar no diâmetro, para não enfraquecer a estrutura e causar sua quebra.
Esconderijos em caixas
Tradicionalmente, os esconderijos são dispostos nas gavetas de uma escrivaninha ou cômoda, onde um “segundo fundo” pode ser criado. Para equipá-lo, pegue o mesmo material do qual o próprio móvel é feito, do mesmo tamanho, e prenda-o:
- Velcro;
- tiras magnéticas em uma moldura de plástico;
- outras formas convenientes.
Você pode colocar objetos planos lá:
- documentos;
- dinheiro;
- fotos;
- títulos.
Os "tesouros" escondidos também devem ser protegidos no "segundo dia".
Esconderijos em armários
Os armários oferecem um amplo campo de atividade para equipar esconderijos contra ladrões. Seu amplo espaço interno e externo permite esconder um grande número de itens de diversas configurações.
Localização do cache | O que pode ser escondido? | Como consertar |
Embaixo do armário, no canto mais distante | Joias, pequenos objetos de valor | · coloque-o em uma caixa de tamanho adequado e coloque-o no chão;
·embale em um saco e prenda com velcro na parte inferior do gabinete |
Atrás da parede do fundo | Documentos, títulos.
Joias, telas de arte | Prenda em sacos e fita ou cola |
Atrás da superfície interna do espelho | Somente objetos planos | Use fita adesiva |
Na parte inferior do armário – formando um segundo fundo | Qualquer item que corresponda à altura do segundo fundo | Coloque-o em um nicho e cubra-o com fundo duplo |
No canto mais distante dentro do armário, disfarçado de caixa de sapatos | Itens que cabem na caixa | Coloque uma pequena caixa com uma tampa que fecha com chave dentro de uma caixa de sapatos, fixe-a com parafusos no chão do armário, coloque um par de sapatos em cima que ninguém usa e cubra-a com a tampa da caixa de sapatos |
Atenção! Antes de esconder algo, você precisa decidir quem pode saber da existência do esconderijo e ter acesso a ele, para que, se o esconderijo for descoberto por alguém da família, você não acabe em uma situação complicada.
Enganar