É difícil imaginar o interior de uma casa ou apartamento sem estatuetas, quadros, vasos e outras pequenas coisas que tornam o ambiente mais bonito e confortável. Além disso, cada mulher pode dar um toque especial, tornando a decoração interessante e única. O feito à mão está no auge da popularidade atualmente. Existem muitos vídeos educativos, fotos e master classes com a ajuda dos quais você pode facilmente transformar coisas comuns em coisas inusitadas, usando meios improvisados simples. Então, vamos lhe contar como você pode decorar um vaso com suas próprias mãos, o que você precisa para isso e qual pode ser o resultado.

Contente
- Escolhendo um vaso que combine com seu estilo de interior
- Características da decoração
- O que você precisa saber sobre preparação?
- Decoração de vaso faça você mesmo
- Decorando um vaso com adesivos
- Enchendo o vaso
- Coloração
- Decoração de roupas
- Decorando com papel
- Técnica de pique
- Pintura em vitral
- Decorando um vaso com tecido, fitas e miçangas
- Decoupage
- Decorando um vaso com materiais naturais
- Decorando um vaso com barbante ou linha
- Decoração de vaso feita com renda e fitas
- Decorando um vaso com massa
- Vasos estilosos feitos de garrafas plásticas
- VÍDEO: Decoração de vaso de vidro faça você mesmo.
- 50 ideias originais para decorar vasos com suas próprias mãos:
Escolhendo um vaso que combine com seu estilo de interior
Hoje em dia você pode comprar uma grande variedade de vasos: grandes, pequenos, médios, redondos, quadrados, assimétricos e assim por diante. Mas como fazer a escolha certa? Vale ressaltar que podem surgir dificuldades na escolha de vasos grandes ou de chão, pois eles podem não combinar de forma bonita e harmoniosa com todos os ambientes. Já os vasos redondos pequenos combinam com qualquer ambiente. Ao decorar esses pequenos vasos ou enchê-los (com pedras decorativas, fitas, galhos, flores, etc.), você pode complementar o interior do ambiente. Esses vasos podem ser colocados em mesas, prateleiras, peitoris de janelas, armários – em qualquer lugar.

Ao escolher um vaso grande para uma sala (escritório), lembre-se de que este item não tem tanto uma carga funcional quanto decorativa e interna. Além disso, não se esqueça de que qualquer item de interior, incluindo um vaso, pode ajudar a esconder quaisquer falhas (se houver) e apresentar o interior da maneira mais favorável. Se o ambiente for decorado, por exemplo, em um estilo clássico rigoroso, o vaso deve combinar com o interior: um formato rigoroso, sem pinturas ou flores brilhantes. Hoje em dia, o estilo Loft de decoração de ambientes está muito na moda.

Características da decoração
Você pode decorar um vaso de vidro com uma variedade de materiais, desde flores artificiais até macarrão. Cada tipo de decoração tem suas próprias características, técnica de execução e nível de complexidade. É interessante que o feito à mão não exclui uma abordagem criativa, uma combinação das coisas mais incompatíveis. Então, você pode seguir as instruções exatamente ou pode adicionar algo de sua preferência.

O que você precisa saber sobre preparação?
A preparação para decorar qualquer vaso com suas próprias mãos inclui várias etapas.

Escolha da técnica (pintura, miçangas, tecido, etc.).
- Preparação de todos os materiais necessários (barbante, cola, miçangas, tintas, galhos, etc. – dependendo do tipo e técnica de decoração).
- Se você é iniciante e não tem experiência com trabalhos manuais, seria uma boa ideia preparar um material em vídeo ou fotográfico mostrando a execução passo a passo do trabalho.
- Bem, provavelmente é só isso. Só falta você dar asas à imaginação e começar a criar.
Decoração de vaso faça você mesmo
Contaremos mais detalhes sobre os métodos mais populares e acessíveis de decoração de vasos.

Decorando um vaso com adesivos
Esta técnica decorativa é perfeita para iniciantes, pois não requer nenhuma habilidade especial. Na loja você pode escolher os adesivos que gosta para decorar vasos de vidro, encontrar fotos na Internet e criar você mesmo algo parecido. Você pode adicionar strass, miçangas ou fios aos adesivos.

Enchendo o vaso
Essa também é uma das técnicas mais fáceis. Mas acessibilidade e simplicidade são combinadas com uma decoração elegante e interessante. Então, para o enchimento você pode pegar um vaso redondo. Qualquer material pode ser usado para o enchimento: renda, galhos, miçangas, pedrinhas, estrelas do mar, flores artificiais, etc. Enchendo um vaso com pedrinhas ou galhos e amarrando-o com linha grossa ou renda, você fará um vaso excelente e muito incomum.

Coloração
Este é um tipo de decoração mais complexo. Para pintar, você precisará de tinta acrílica durável para vidro. Se você decidir pintar o produto em uma cor (sem padrões, transições de cores, etc.), o trabalho deve ser feito de dentro para fora. Pegue um vaso de vidro comum, sem nenhum desenho (redondo, quadrado, pequeno, grande – o formato e o tamanho não importam) e pinte suas paredes de dentro para fora. Você também precisará de um pincel, um pano ou toalha limpa, água, jornal (filme, papel) e solvente para pintar.

Caso contrário, pode afetar a qualidade da pintura. Além disso, antes do processo, é necessário desengordurar as paredes do recipiente usando um solvente. Depois de esperar o solvente secar completamente, despeje a tinta no fundo do vaso e agite-o em movimentos circulares. Dessa forma, a própria tinta irá colorir as paredes do vaso. Depois, sem esperar a tinta secar, é preciso pintar as “lacunas” com um pincel.

Decoração de roupas
Você pode decorar um vaso, não importa quão engraçado e ridículo isso possa parecer. Para “vestir” usamos um suéter velho, jeans, camisetas, etc. Um suéter velho de malha ou lã parece muito estiloso e original. Você pode complementar essa decoração com um galho ou linha grossa (barbante).

Decorando com papel
O vaso pode ser embrulhado em um lindo papel, fazendo um laço ou nó elegante (ou, ao contrário, descuidado) no meio ou no gargalo do recipiente.

Técnica de pique
Este é o nome da técnica de pintura à mão. Além disso, podem ser flores brilhantes com renderização detalhada de textura e tons. Também pode ser uma geometria elegante – linhas retas ou ziguezagues, por exemplo. A segunda opção é mais simples, por isso é perfeita para iniciantes. Você precisará de fita adesiva, tinta acrílica ou tinta spray. Ao aplicar fita crepe de modo que as áreas descobertas contornem as linhas que você deseja pintar, você protege o restante da superfície de respingos acidentais de tinta. Para esse tipo de pintura, geralmente é usada tinta preta, branca, prateada ou dourada.

A pintura de pontos, quando padrões multicoloridos aparecem no vaso em pequenos pontos, é muito mais complicada. Para trabalhar, você precisará de tinta acrílica, cotonetes, palitos de dente, jornal e solvente. O vaso precisa ser lavado, seco, desengordurado e seco novamente. Então você pode começar a trabalhar. Os pontos são aplicados com tinta acrílica de tubos finos. Use cotonetes ou palitos de dente para corrigir o desenho. A localização e a distância entre os pontos dependem do design final que você deseja obter. Normalmente, cada linha é escalonada.

Pintura em vitral
Formas geométricas sempre estiveram na moda. Não é preciso ser um desenhista brilhante para pintar lindamente um vaso com figuras de vitrais. Mas para que a composição fique limpa e precisa, você precisa seguir as seguintes instruções passo a passo:

- Primeiro, é necessário desengordurar a superfície a ser tratada.
- Depois de completamente seco, o vaso deve ser coberto com fita adesiva.
- Em seguida, coloque o vaso sobre um oleado ou jornal e pinte as áreas não cobertas com fita.
- E, por fim, você precisa colocar o vaso no forno e aquecê-lo a 150 graus Celsius por 15 minutos.

Decorando um vaso com tecido, fitas e miçangas
Esse tipo de decoração exige a presença desses materiais. Como decorar com miçangas, tecido e fitas fica a seu critério. Você também precisará de linhas, tesouras e cola para este trabalho.

Decoupage
Decoupage é uma técnica de decoração com papel. Uma folha de papel é cortada em pequenos pedaços (quadrados, triângulos) e colada no vaso. Por exemplo, você pode rasgar uma folha de papel de um caderno de música, cortá-la e colá-la em um vaso. Acontece que as notas estão organizadas em uma ordem completamente caótica.

Decorando um vaso com materiais naturais
Materiais naturais incluem galhos, cascas de árvores, paus de canela, cravos, frutas secas ou pétalas de flores, e assim por diante. Esses materiais podem ser usados tanto para encher um vaso quanto para colá-los em um recipiente. Como regra geral, é usado um vaso pequeno, um copo também funciona bem. Você pode colar galhos de árvores ou paus de canela nas paredes e fazer um laço ou nó no topo com uma fita não muito grossa.

Decorando um vaso com barbante ou linha
O barbante é um material ideal para decorar vasos, garrafas e outros pequenos elementos decorativos. Também pode ser combinado com outros materiais: botões, tecido, strass, flores artificiais. Para fixar o barbante ou linha na superfície do recipiente, geralmente é usada cola PVA. Mas alguns artesãos também usam “cola Moment” ou cola quente.

Decoração de vaso feita com renda e fitas
Uma maneira igualmente popular e original de decorar um vaso é com renda e tecido. Você não precisa de nenhuma habilidade especial para trabalhar com esses materiais. A maioria das pessoas simplesmente procura ideias na internet e as implementa. Para isso, eles usam rendas prontas compradas em lojas e tecidos de diferentes cores e tons.

Decorando um vaso com massa
Como mostra a prática, a massa não é apenas um produto saboroso, mas também uma forma bastante original de decorar um vaso ou qualquer outro item de interior. Você precisará de macarrão comprado em loja, cola quente e tinta spray.

Para fazer isso, recomendamos entrar na internet e analisar possíveis opções de decoração de artesãos experientes. Em seguida, cole a massa com cola na mesma ordem da imagem e espere secar completamente. E a terceira etapa é a pintura.

Vasos estilosos feitos de garrafas plásticas
90% dos cidadãos do nosso país, depois de usar garrafas plásticas, simplesmente as jogam no lixo, acreditando que elas não podem mais trazer nenhum benefício. Mas isso não é totalmente verdade. Pessoas criativas costumam usar garrafas como materiais para criar suas obras-primas. Isso também se aplica aos vasos.

Os artesãos costumam usar as mesmas técnicas de decoração usadas em vasos de vidro comuns: materiais naturais, tecidos, miçangas, strass, rendas e assim por diante.
Mas também existem técnicas mais complexas, quando o mestre realiza manipulações mais complexas para dar vida às suas ideias:
- aquece a garrafa para mudar sua forma;
- corta e cola partes de diferentes garrafas e outras coisas.

Tudo o que você precisa é de um pouco de paciência e vontade de criar. Um vaso decorado por você pessoalmente se tornará o elemento mais original da decoração.


















































