Sem um sistema de aquecimento, é impossível operar instalações residenciais. Durante a reforma de um apartamento ou a construção de uma casa particular, muitas vezes é necessário instalar ou substituir convectores. A instalação de radiadores de aquecimento é uma operação simples que pode ser realizada por você mesmo, sem o envolvimento de especialistas.

Contente
Tipos de radiadores
É também uma bateria, um emissor - um dispositivo de aquecimento que opera segundo o princípio convectivo-radiativo. O calor é removido por radiação, convecção e condução.
Um transportador de calor – água – circula dentro do produto. Os dispositivos estão disponíveis em diferentes configurações. Além disso, eles diferem nos materiais de que são feitos.
Os tipos mais comuns são:
Secional
O design desses dispositivos consiste em seções conectadas umas às outras. As dimensões dos elementos e sua quantidade são determinadas com base na potência necessária.
Baterias seccionais são feitas de ferro fundido, alumínio, aço e liga (bimetálica).
Os radiadores de ferro fundido são um dos primeiros tipos de dispositivos de aquecimento instalados em instalações residenciais. Durante os anos de construção soviética, eles estavam em todos os edifícios novos. O ferro fundido é um material resistente à corrosão e menos suscetível ao desgaste causado por componentes agressivos da água que passa pelo sistema de aquecimento.
A vantagem de tais dispositivos é que eles são duráveis, retêm bem o calor e aquecem o ambiente de maneira uniforme. A desvantagem dos produtos seccionais de ferro fundido é que eles são pesados, têm uma superfície áspera e cantos afiados.
Além disso, o design do próprio modelo dificulta a limpeza ao redor do aparelho. No entanto, hoje em dia, radiadores de ferro fundido feitos sob medida são geralmente feitos sob encomenda com um design antigo especial.
Os radiadores seccionais de alumínio têm um alto nível de troca de calor. Eles são considerados sucessores dos instrumentos de ferro fundido. O painel frontal é plano e liso. Emissores de alumínio pesam menos, mas são sensíveis à composição química da água, por isso se desgastam com mais frequência.
Os radiadores seccionais bimetálicos são feitos de 2 metais: aço e alumínio. Esta combinação oferece as seguintes vantagens: resistência à corrosão, durabilidade, aparência moderna, alto coeficiente de transferência de calor. A desvantagem de tais dispositivos é seu alto preço.
Monolítico
Esses dispositivos são feitos de uma liga de alumínio e aço (ou seja, são bimetálicos).
A superfície dissipadora de calor é feita na forma de 1 bloco não separável.
Essas baterias são capazes de suportar altas pressões e temperaturas operacionais e são instaladas em grandes áreas de trabalho. Eles têm boa inércia térmica, ou seja, aquecem e esfriam rapidamente.
Painel
Esses produtos também são chamados de convectores. Eles são feitos de painéis de aço, dentro dos quais há canais de refrigeração.
A superfície das folhas pode ser lisa ou nervurada. Sua espessura é de 1,2-2 mm. Esses dispositivos são compactos, de design moderno, econômicos e representam uma solução econômica para uma residência particular.
As desvantagens incluem instabilidade ao golpe de aríete e suscetibilidade à corrosão. Por isso, esse tipo de dispositivo não é utilizado em prédios de vários andares.
Tubular
Eles são feitos de aço. A estrutura é um sistema único em forma de tubos soldados verticalmente. Esses radiadores vêm em tamanhos diferentes e são semelhantes às baterias soviéticas de ferro fundido, só que mais suaves, mais limpos e mais leves. Hoje em dia, esses dispositivos são frequentemente usados em designs de interiores. O processo de produção é mais caro, o que afeta o custo dos produtos.
Benefícios da instalação "faça você mesmo"
- A principal vantagem é economizar dinheiro. Os profissionais geralmente cobram preços altos pelo seu trabalho.
- Além disso, é possível escolher de forma independente a localização do dispositivo e controlar o andamento do processo.
- Qualquer tipo de radiador é adequado para uma residência particular devido à autonomia do sistema. Em edifícios de vários andares, você deve escolher um dispositivo que possa suportar uma pressão de 12 bar.
Desvantagens da instalação de bateria DIY
- É necessário entender as questões relacionadas ao sistema de aquecimento.
- Você precisa ter ferramentas e equipamentos especiais.
- Além disso, nem sempre é possível realizar a instalação sozinho.
- Devido à falta de qualificação profissional o processo pode sofrer atrasos.
O que é necessário para a instalação
Para todos os tipos de radiadores, o conjunto de equipamentos, ferramentas e materiais é aproximadamente o mesmo:
- saída de ar;
- plugue;
- válvulas de corte;
- colchetes;
- consumíveis.
Sangramento de ar
Pode ocorrer acúmulo de ar no radiador, o que impede o funcionamento adequado do sistema de aquecimento. Precisa ser reiniciado. Para esses fins, é utilizado um guindaste Mayevsky. Este dispositivo é colocado na entrada superior livre (coletor).

O dispositivo é uma válvula de agulha. Para liberar o ar, gire a alavanca da torneira até ouvir um chiado e feche-a depois que o líquido for liberado.
A necessidade de sangrar o ar pode ser determinada sentindo a superfície da bateria. Se aquecer de forma irregular, é hora de remover as travas de ar.
Além do guindaste Mayevsky, também são produzidos purgadores de ar automáticos. Mas elas são feitas apenas de latão ou níquel, sem serem revestidas com esmalte branco. Isso prejudica a aparência de toda a estrutura, por isso essas saídas de ar raramente são usadas.
Plugues
Dispositivos com conexão lateral possuem 4 saídas. 2 deles são usados para tubulações de fornecimento e retorno. O terceiro está equipado com um guindaste Mayevsky. A quarta saída é fechada com um tampão.

É um pequeno elemento com uma rosca (direita ou esquerda). A cor (geralmente branca) e o material do produto são semelhantes aos do radiador.
Válvulas de corte
É representado pelas seguintes torneiras:
Consumíveis
A lista de outros materiais que serão necessários é a seguinte:
Ferramentas
Para instalar os dispositivos você precisará:
Requisitos para a colocação de radiadores
Os radiadores são geralmente colocados perto da parede, abaixo da janela. Além disso, eles podem ser instalados em locais com grande perda de calor, ao longo de paredes externas, aberturas de entrada, nos cantos de cômodos e em escadas. A potência total dos dispositivos de aquecimento deve ser igual à saída de calor necessária.
Instalação de baterias em ambientes internos
Para garantir a livre circulação de ar ao redor do radiador, as distâncias necessárias da janela e do piso devem ser mantidas.
- de baixo para cima – 8-12 cm;
- do topo até o peitoril da janela – 6-12 cm;
- da parede – 2-5 cm.
Além disso, o radiador deve estar localizado no meio da abertura da janela. Desvios permitidos são de 2 cm em uma direção. A largura do dispositivo deve ser 75% da largura da janela.
Montagem no chão
Nem sempre é possível instalar um radiador na parede. Por exemplo, aparelhos pesados de ferro fundido não são fixados em estruturas verticais feitas de concreto leve. Neste caso, são utilizados suportes de piso.

Eles geralmente estão incluídos no produto. As pernas podem ser fixas em altura ou ajustáveis. O dispositivo é fixado ao chão por meio de buchas.
Montagem na parede
Este é o método de instalação mais comum. Ao selecionar os fixadores, a carga do dispositivo é levada em consideração. Os ganchos são os mais comumente usados. Eles são selecionados de acordo com o tipo de pino. Um furo é feito na parede, um elemento de plástico é inserido nele e um gancho é parafusado. A carga principal recai sobre as fixações superiores.

Instruções de instalação
Antes da instalação, é necessário verificar a disponibilidade de todos os materiais e ferramentas. O número de fixadores depende do tamanho da bateria. O dispositivo seccional de alumínio é preso a 3 ganchos (2 na parte superior e 1 na parte inferior) se o número de peças for menor que 10; em outros casos, serão necessárias 4 ou mais.
Montagem de equipamentos
Se as seções não estiverem conectadas umas às outras, você precisará fazer isso sozinho usando mamilos. Você precisará de uma chave com um acessório especial.
Depois de conectar as seções, você precisa fazer o seguinte:
- Limpe os furos laterais nas extremidades.
- Enrosque 4 buchas nas extremidades e aperte-as com uma chave inglesa. Preste atenção ao tipo de rosca (direita e esquerda) para apertá-las pelo lado correspondente.
- Feche a saída inferior que não será usada com um plugue.
- Rosqueie a torneira Mayevsky no coletor superior, usando material de vedação.
- Enrosque porcas de união nos furos restantes.
É melhor não remover a película protetora até o final da instalação para evitar danos.

Marcação das fixações
Para pendurar o radiador uniformemente, você precisa desenhar algumas diretrizes. É conveniente fazer isso com um lápis diretamente na parede.
Para marcá-lo corretamente, você deve fazer o seguinte:
- Determine onde fica o centro da abertura da janela e desenhe uma linha vertical passando por este ponto.
- Meça 6–12 cm a partir do parapeito da janela e desenhe uma linha horizontal.
- Meça a distância do centro do radiador até os pontos de montagem. Coloque-o em ambos os lados do centro da linha horizontal desenhada anteriormente. Desenhe linhas verticais através dos pontos obtidos.
- Meça a distância da borda superior do radiador até eles. Coloque o resultado obtido ao longo das linhas verticais desenhadas no ponto 3. Isso lhe dará os pontos de perfuração superiores.
- Dê um passo para trás 50 cm para baixo. Este será o local de montagem dos suportes inferiores. A distância central nem sempre é igual a 50 cm. Se o dispositivo for de tamanho fora do padrão, esse valor deverá ser verificado separadamente.

Antes de marcar, você precisa verificar se o peitoril da janela está montado uniformemente. Se houver uma curvatura, é melhor pendurar o radiador paralelo a ela.
Caso contrário, parecerá que o aquecedor está torto. Para sistemas com circulação natural, uma pequena inclinação do dispositivo (1-1,5%) ao longo do fluxo do refrigerante é importante. Isso é feito para evitar a estagnação da água.
A fase final
É uma montagem direta de bateria.

- Faça furos nos locais indicados, insira buchas de plástico e parafuse ganchos neles.
- Pendure o dispositivo (pelo menos 2,5 cm de distância da parede).
- Traga os tubos de aquecimento e conecte-os ao dispositivo.
- Aperte a porca de união e a vedação.
- Encha lentamente o radiador com água e depois libere o ar.
Tubulação do radiador de aquecimento
Este é o tipo de conexão da bateria às tubulações.
Existem 3 opções:
Conexão unidirecional
Também é chamado de lateral. As linhas direta e de retorno são conectadas em um lado. Este é o método de conexão mais comum em apartamentos, podendo ser de tubo simples ou duplo. A desvantagem desse método é que a bateria aquece de forma desigual, a área mais quente fica perto do ponto de alimentação. Por isso, a perda de calor é de cerca de 10%.
Conexão de sela
Isso geralmente acontece quando a fiação do sistema de aquecimento está localizada no piso. O líquido de arrefecimento quente sobe, depois esfria e desce. Em termos de eficiência, esse tipo de conexão está em terceiro lugar, depois da unilateral e da diagonal, porque as perdas de calor chegam a 10-20%, portanto, as conexões de sela são raras em edifícios de vários andares. Mas com esse método, os canos ficam bem escondidos, o que tem um efeito positivo no design de interiores.



















