Muitas vezes, um guarda-roupa, uma cômoda ou até mesmo todos os móveis que nos serviram por muitos anos não atendem mais às necessidades de mudança. Eles saem de moda, não combinam com a cor dos novos azulejos ou papéis de parede, tornam-se chatos e simplesmente não trazem alegria. Claro, você pode comprar novos, mas nem todo mundo está disposto a gastar uma quantia considerável de dinheiro com isso. E coisas antigas, mesmo que não sejam elegantes, familiares e confortáveis, muitas vezes são associadas a lembranças agradáveis.
A melhor saída para essa situação é repintá-los com uma cor diferente. Se forem bem-sucedidas, coisas comuns não só ganharão uma segunda vida, mas se transformarão em um elemento real do design do autor.
É possível pintar móveis de MDF em casa, como pintar móveis de MDF em casa, como repintar móveis de MDF com as próprias mãos e o que é necessário para isso - contaremos a seguir.
Contente
Como escolher a tinta certa
As tintas para MDF são produzidas levando em consideração as características do material – alta capacidade de absorção. A escolha correta depende do tipo de revestimento de fachada em MDF:
- para MDF laminado com filme de PVC, são adequados esmaltes de poliuretano ou alquídicos;
Esmaltes alquídicos Tikkurila à base de óleos sintéticos ou resinas poliméricas O esmalte de poliuretano é aplicado por meio de pulverização airless e pneumática. - para os revestidos com verniz natural e para os já pintados – óleo ou alquídico;
A tinta a óleo para madeira é um dos revestimentos mais duráveis e selados. - para fachadas de MDF com revestimento plástico ou acrílico – compósitos de óleo, alquídicos ou de poliuretano.
Tinta alquídica para móveis de MDF
Para todos os tipos de revestimentos, o esmalte acrílico à base de água e o esmalte acrílico automotivo em embalagem de aerossol são adequados.
Diferentes tipos de tintas para MDF têm suas próprias vantagens e desvantagens. Assim, os compostos de poliuretano apresentam alta aderência à superfície e após a secagem proporcionam um revestimento resistente a impactos mecânicos, porém exigem cuidado no manuseio durante o processo de aplicação devido à presença de substâncias nocivas. Tintas a óleo e alquídicas demoram muito para secar e têm um odor forte que permanece por muito tempo. Os esmaltes acrílicos à base de água são seguros, praticamente inodoros e fáceis de usar, mas são inferiores aos listados acima em termos de resistência do revestimento.
Tintas e vernizes para MDF são produzidos por quase todos os principais fabricantes e estão disponíveis no sortimento da maioria dos supermercados de construção. Estão disponíveis opções brilhantes, foscas e semifoscas, que diferem no grau de brilho do produto final. Se você não encontrar tinta especial para MDF, você pode usar tintas para janelas e portas, ou para madeira.
Materiais necessários
Para pintar móveis de MDF em casa, você precisará de:
- tingir;
- primer;
- massa de vidraceiro;
- um solvente apropriado para a tinta selecionada;
- fita adesiva;
- filme de cobertura.
Dependendo do método de pintura escolhido, você precisará das seguintes ferramentas:
- lixa, tela e esponja com diferentes granulometrias;
- pincéis, rolos, pistola de pulverização;
- espátula estreita e larga;
- faca de papelaria ou de construção;
- conjunto de chaves de fenda;
- luvas de proteção, óculos, respirador;
- trapos limpos.
Você também precisará de paciência e muita determinação para criar um milagre.
Vamos trabalhar
É necessário lavar bem as partes a serem pintadas com uma esponja embebida em vodka com adição de detergente para remover sujeira e gordura. Remova as fachadas do corpo. Remova todas as maçanetas, vidros e cortinas. Vede rachaduras e lascas. Qualquer massa para madeira serve para preencher rachaduras.
O acrílico é o preferido porque é fácil de aplicar, seca rápido e é fácil de processar. Para revestimentos plásticos e acrílicos, é melhor usar massa automotiva. Fissuras estreitas são cortadas com o lado cego de uma faca antes do preenchimento. Nas áreas lascadas, a massa é aplicada “com reserva”, em camadas não superiores a 1 mm. Cada nova camada é aplicada depois que a anterior endurece.
Os elementos são cuidadosamente polidos. O lixamento remove o excesso de massa e dá à superfície a rugosidade necessária para melhor aderência ao futuro revestimento. Para lixar, usamos lixa com granulometria de 150-180.
As lascas de massa recebem o formato desejado. É melhor usar uma tela abrasiva, pois ela obstrui menos. Em áreas de difícil acesso e texturizadas, é conveniente usar uma esponja abrasiva. Fachadas lixadas são completamente limpas de poeira com uma escova limpa e aspirador de pó.
O primer é o personagem principal
Isto não é exagero. Um primer corretamente selecionado não só proporciona uma adesão confiável à superfície pintada, mas também a fortalece, preenche pequenos defeitos, evita que a pilha suba e reduz a capacidade de absorção, reduzindo significativamente o consumo da composição da tinta.
As composições de primer de poliuretano bicomponente e dispersas em água mais comumente usadas. Primers à base de água não são recomendados para aplicação sobre primers de poliuretano e nitrocelulose, e tintas e vernizes de poliéster não são recomendados para aplicação sobre eles. Não há tais restrições para primers de poliuretano. Ao escolher um primer, é aconselhável consultar um consultor em uma loja de materiais de construção.
O primer deve ser aplicado em uma área limpa e bem ventilada em várias etapas. Primeiro, é necessário aplicar primer nas extremidades e detalhes de relevo dos elementos e, depois, em todo o elemento.
Após a polimerização da primeira camada, o produto é limpo de fibras de madeira levantadas e outros pequenos defeitos usando uma malha abrasiva ou esponja com granulometria de 220-240.
A superfície lixada é completamente limpa de poeira e preparada uma segunda vez. Antes de aplicar a camada superior, é necessário lixar novamente com lixa de 280-300.
A etapa mais importante é a pintura
Os melhores resultados são obtidos pintando com pistola, mas nem todo artesão doméstico tem o equipamento necessário à disposição. Você também pode usar tinta spray. O revestimento aplicado por pulverização é altamente uniforme e tem uma aparência ideal. As dificuldades desse método incluem a necessidade de uma sala separada que você não se importe de pintar ao mesmo tempo.
Se não houver esse espaço, é melhor pintar com pincel ou rolo de pelo fino. Ao comprar pincéis e rolos, consulte o vendedor para determinar se eles são adequados para o tipo de tinta selecionado.
A tinta deve ser aplicada estritamente em uma direção, geralmente em duas camadas. A segunda camada é aplicada somente após a anterior estar completamente seca. É aconselhável colocar as fachadas pintadas na horizontal. O trabalho deve ser realizado a uma temperatura de pelo menos 15 graus em uma área bem ventilada, mas evite correntes de ar. Certifique-se de usar um respirador, luvas e óculos de proteção. Cubra com filme aquilo que não precisa ser pintado.
Se uma partícula de poeira ou um inseto perdido cair em uma superfície recém-pintada, remova-o com a ponta afiada de uma faca. Se após a secagem ainda houver algum defeito neste local, lixe cuidadosamente com lixa e retoque com um cotonete, fazendo movimentos leves de toque.
As superfícies pintadas devem secar completamente antes que a montagem possa começar. O tempo completo de secagem está indicado na embalagem das tintas e vernizes. Não há necessidade de tentar repintar tudo de uma vez. É melhor fazer isso elemento por elemento. Então, ao preparar a pintura e repintar o próximo elemento, será possível levar em conta as nuances e corrigir os erros cometidos ao trabalhar com o anterior. É importante realizar todas as operações tecnológicas e requisitos do fabricante quanto ao regime de temperatura e tempo de secagem de primers e tintas com o máximo cuidado.
O processo de repintura é bastante trabalhoso e trabalhoso, mas o resultado vale a pena. As coisas favoritas atualizadas agradam não apenas com sua aparência moderna, mas também com o conhecimento de que esse milagre foi criado com suas próprias mãos.