Atualizar itens antigos de interior é um processo trabalhoso, mas gratificante. Isso está ao alcance de qualquer pessoa que tenha, mesmo que seja mínimo, conhecimento de design de móveis domésticos e habilidades no processamento de objetos feitos de madeira, aglomerado e outras bases.

Reparos e decoração exigirão custos mínimos de material, ao contrário da compra de um novo móvel. A restauração de móveis antigos é indicada para quem está economizando no orçamento familiar. E também para quem quer deixar a aparência dos seus produtos mais fresca e original.

É bom começar o trabalho de restauração em móveis antigos lavando (limpando) cuidadosamente as partes internas de madeira dos objetos e secando para livrar as superfícies de mofo e poeira.
Contente
- Benefícios da restauração "faça você mesmo"
- Métodos de restauração
- Materiais necessários
- Ferramentas necessárias
- Restauração: instruções passo a passo
- A etapa final é a decoração
- VÍDEO: Restauração de móveis com materiais Tikkurila
- 50 ideias de fotos sobre como restaurar móveis antigos com suas próprias mãos
Benefícios da restauração "faça você mesmo"
Itens domésticos feitos de madeira não são difíceis de atualizar em casa se você quiser renová-los e dar a eles uma aparência mais apresentável. Com o tempo, armários, mesas, cômodas e cadeiras podem perder a cor original (desbotamento), ficar manchados, apresentar arranhões, lascas e rachaduras.

A restauração de móveis do tipo "faça você mesmo" é uma maneira de reduzir o custo de compra de itens novos. Itens fortes e de qualidade ainda podem servir por muito tempo. Além disso, a oficina cobrará um preço alto por móveis de madeira antigos, o que pode não ser lucrativo.

Ao fazer uma restauração em casa, você pode usar materiais que tenha em mãos, principalmente se os reparos forem pequenos e estéticos. Tecidos, tábuas de madeira, painéis e vigas faltantes são comprados separadamente, o que sai mais barato do que comprar uma cadeira ou armário novo.
Métodos de restauração
A reforma de móveis é feita com base no material de base e revestimento. Produtos de madeira maciça são inspecionados quanto a rachaduras, lascas, abrasões e outros defeitos.
| Danos à integridade da madeira e do revestimento | Método de eliminação |
| As rachaduras são pequenas e superficiais | Aplicação de mástique |
| Arranhões no revestimento | Tonificação com solução de iodo, polimento |
| As rachaduras são profundas | Aplicação de massa seguida de laminação e polimento |

Restaurar móveis antigos com suas próprias mãos permite que você descubra de forma independente todos os defeitos que surgiram como resultado do uso dos produtos. Para renovar superfícies, você pode usar alguns remédios caseiros e, para trabalhos externos e selagem de rachaduras profundas, compre compostos adequados.

Para a sua informação. Durante o acabamento de itens de madeira, o mesmo tipo de madeira é selecionado para substituir peças danificadas que não podem ser reparadas esteticamente.

Um dos métodos bem-sucedidos de restauração é a decoração. Em vez de atualizar a superfície, você pode cobrir os defeitos colando apliques ou aplicando imagens.

Materiais necessários
Para restaurar móveis antigos com suas próprias mãos, você precisa levar os seguintes materiais:
- blocos ou tábuas de madeira (para substituir pernas e painéis);
- verniz;
- compostos de polimento;
- pintar;
- massa de vidraceiro;
- parafusos auto-roscantes;
- arruelas de metal.

Materiais para renovação de estofados:
- tecido (cortinado, flocado, esteira, tapeçaria, veludo artificial, couro ecológico);
- espuma de borracha, inverno sintético;
- cola universal.

Para trabalhar com superfícies (lixar; remover verniz antigo, tinta), você pode precisar de lixa.

Itens não feitos de madeira, mas de MDF, aglomerado, aglomerado laminado e materiais combinados exigem uma abordagem individual e uma série de outros materiais.

Ferramentas necessárias
As seguintes ferramentas são usadas para restaurar móveis antigos:
- chaves de fenda de diferentes seções transversais;
- facas, formões;
- chave de fenda;
- máquina de moer;
- grampeador;
- tesoura de alfaiate.

Como cortador, você precisa usar uma serra de madeira, com a ajuda dela o tamanho das peças ajustadas será preciso. Você também pode entrar em contato com uma loja especializada, onde eles farão os blanks de acordo com seus cálculos.

Importante! É melhor realizar todo o trabalho em uma área bem ventilada, de preferência em uma varanda ou em uma garagem.

Restauração: instruções passo a passo
A renovação de itens de madeira começa com uma inspeção completa. Lascas, rachaduras, abrasões e outras violações da integridade da base e do revestimento são reveladas.
Pequenas restaurações superficiais – desgaste do revestimento (polimento), arranhões – são realizadas da seguinte forma.
- O revestimento é limpo de graxa, manchas e poeira.
- Um composto de mascaramento é aplicado à abrasão ou rachadura e depois coberto com uma camada de verniz transparente.
- Após a secagem do mástique, ele é tratado com polimento.

Se o móvel estiver muito desgastado e tiver perdido a cor, é recomendável limpar completamente a superfície do verniz e lixá-la. O guarda-roupa ou cômoda deve ser desmontado previamente. A lavagem é realizada química ou mecanicamente. Para o primeiro, você precisa comprar a composição adequada com a qual irá remover o revestimento. Por razões de segurança, certifique-se de que seus olhos e mãos estejam protegidos. Os painéis limpos e lixados são revernizados em 2 a 3 camadas. É melhor escolher uma composição de tingimento. Após a aplicação de cada camada, é necessário deixar as superfícies secarem. Após a conclusão do trabalho, os painéis são polidos e os móveis são remontados.

Para consertar uma perna quebrada de cadeira ou mesa, é selecionado um tipo de madeira idêntico ao original.
- A peça defeituosa é removida.
- O suporte é copiado e recortado do espaço em branco.
- A perna é limpa com lixa, coberta com verniz ou tinta da mesma cor e polida.
- Após a secagem, a peça é conectada à estrutura principal.

Para trabalhar com peças e painéis esculpidos, você pode precisar de uma mesa de marcenaria e uma mini fresadora. Se você não tiver um, use formões, mas esse processo dará mais trabalho.

A substituição do estofamento de uma cadeira ou sofá é feita da seguinte maneira.
- A parte antiga e macia (tecido e enchimento) é removida.
- A base de compensado com vazamento é substituída por uma nova.
- Cole espuma de borracha ou enchimento sintético de 3 a 4 cm de largura e corte as bordas ao longo do perímetro do assento (espreguiçadeira).
- Depois que a cola seca, a tela é esticada. Para maior confiabilidade, você pode fazer um forro com esteiras.
- O tecido é dobrado e preso com um grampeador e grampos na parte inferior do produto para que os fechos não fiquem visíveis. Se esses materiais não estiverem disponíveis, use pregos pequenos para móveis.

A etapa final é a decoração
Colocar produtos de madeira em condições adequadas pode estar relacionado à sua própria abordagem de design. Eles criam um novo design para móveis antigos:
- pinte-o de uma cor diferente;
- aplicar um desenho ou ornamento;
- fazer marcas de queimadura, apliques;
- coberto com película colorida.

O enfeite é aplicado com um estêncil para que as imagens fiquem uniformes e nítidas.
Um armário de cozinha ou cômoda decorados no estilo provençal parecem interessantes. Você pode combinar essa decoração com detalhes esculpidos - faça pernas retas e figuradas.

As costas de camas antigas podem ser modificadas arredondando os cantos, adicionando desenhos de vinhetas à superfície, etc.

Você pode usar um tecido diferente para estofar cadeiras, pufes ou sofás. Materiais decorativos com bordados dourados ou prateados ficam bem em interiores clássicos.

Um armário antigo não só pode ser relaminado e polido, mas também completamente transformado. Por exemplo, faça uma superfície com craquelure. Ou adicione um painel de espelho, incluindo um com um padrão. O foco de iluminação na parte superior do produto também impressiona. Os designers modernos costumam usar painéis fotográficos – fazê-los você mesmo não é difícil.




















































Preciso arrumar o tampo da mesa. Preciso de um reparador. Para quem posso ligar?
Gostei de tudo! Como posso entrar em contato com você?
Gostei das suas soluções. Também tenho móveis antigos que precisam de restauração. Como posso entrar em contato com você?