Uma colcha para quarto em estilo moderno feita por você é uma ótima solução! Ele enfatizará a individualidade da sua casa sem prejudicar seu orçamento familiar.
A vantagem da criação é que você obtém algo original por pouco dinheiro. Nas lojas, os preços dessas colchas são chocantes. Se a cama não for de tamanho padrão, você terá que procurar os serviços de uma costureira profissional. Os preços do trabalho das artesãs também não lhe agradarão. A alfaiataria personalizada vai pesar no seu bolso. É melhor fazer uma colcha com as próprias mãos?
Mesmo que você decida costurar uma colcha de acordo com instruções padrão, escolhendo um padrão simples e comum, você sem dúvida obterá um item exclusivo. O processo de fabricação será muito cativante, e você nem notará quantos detalhes aparentemente insignificantes você adicionará. Como diz o ditado, "a fome vem com a comida". Esses pequenos detalhes e nuances criarão uma imagem completa e única do cobertor.
Uma capa feita com suas próprias mãos aquecerá os corações de todos os moradores da casa. Não há nada no mundo mais próximo e querido do que algo que você mesmo fez. Um pedaço de alma é colocado em tal coisa.
Não é segredo que o quarto é um dos lugares mais importantes de qualquer casa. Um quarto bem projetado traz conforto e paz. A cama é o principal móvel do quarto. A área de dormir é a primeira coisa que vemos quando entramos em um quarto. Se sua cama parecer desarrumada para seus convidados, com uma pilha de travesseiros e cobertores amassados, você deixará uma impressão nada boa. O design da área de dormir merece atenção especial. Quanto mais espetacular e exuberante for a decoração, mais bonito e sofisticado ficará todo o ambiente.
A escolha de uma colcha deve ser feita com a máxima seriedade. Parece que seria fácil de fazer. No entanto, quando você se deparar com essa escolha, perceberá que a tarefa à sua frente não é fácil. Afinal, uma manta para dormir deve combinar perfeitamente com o interior do quarto. Esta peça de mobiliário atrai a maior parte da atenção e dos olhares. Uma colcha pode refrescar e decorar um quarto. Para adicionar calor e conforto. Um cobertor não só decora a cama, como também a protege.
Contente
Como escolher os tecidos certos, no que você deve prestar atenção?
Claro, primeiro você precisa decidir a cor. Por exemplo, um cobertor com estampa de leopardo dificilmente ficará harmonioso com tons rígidos e contidos. Aliás, tal esquema de cores exige um design igualmente original. Caso contrário, o item parecerá vulgar e de mau gosto.
Para entender quais tecidos escolher, observe atentamente o ambiente. Pense em como adicionar aconchego sem prejudicar a aparência geral do quarto. Não se esqueça de que um item decorativo é algo importante. O acessório deve atrair o olhar e criar um destaque. Mas, ao mesmo tempo, não deve ser um ponto brilhante e agressivo. Tente alcançar a harmonia no interior.
Se o quarto for pequeno, você deve escolher a cor da colcha para combinar com as cortinas ou o piso.
A opção mais segura é escolher tons próximos da cor que predomina no quarto.
Hoje em dia, existe uma grande variedade de tecidos para o quarto que agradam aos olhos. Uma ampla gama de produtos feitos de cetim, veludo, jacquard, cetim, algodão, peles artificiais e naturais e tecidos feitos de fios mistos.
Ao escolher um material, lembre-se de suas características.
- Se algum dos moradores da casa sofre de alergias, escolha tecidos hipoalergênicos feitos de fibras naturais.
- Se você tem uma família grande e alegre, com crianças pequenas, deve dar preferência a tecidos que sejam práticos de usar, que não desbotam, não deformam na lavagem e sejam fáceis de passar.
- É melhor usar tecidos sintéticos com forro de poliéster ou enchimento para evitar eletricidade estática.
- Se as janelas do seu quarto estiverem voltadas para o lado ensolarado, você não deve usar uma colcha de seda. Como esse material desbota rapidamente, ele perde o brilho e a saturação da cor.
Para cada tipo de colcha, via de regra, é utilizado um material específico. Por exemplo, para um cobertor acolchoado elegante, é melhor usar cetim luxuoso, jacquard ou qualquer outro tecido sintético.
Uma colcha de retalhos divertida ficará ótima se for costurada de cetim ou algodão. Uma elegante colcha de cama de malha pode ser feita tanto com fios naturais quanto artificiais. Muitas pessoas gostaram da colcha elástica com elástico; quase qualquer tecido é adequado para costurá-lo. Para naturezas criativas e mutáveis, um cobertor de dupla face certamente é adequado. Cada lado tem seu próprio design exclusivo.
É perfeitamente possível criar uma colcha espetacular com suas próprias mãos, mesmo que você não tenha muita experiência como costureira.
Algumas dicas para novas costureiras
- Costureiras iniciantes não devem pensar em jacquard e cetim. Esses materiais têm a propriedade de desprender, o que complica muito o próprio processo de fabricação; esses tecidos requerem tratamento especial.
- Deixe também de lado telas grossas e tapeçarias até tempos melhores. Nem toda máquina de costura consegue lidar com esse material e, novamente, surgirão dificuldades no processo de processamento das costuras.
- Se você já se deparou com tricô apenas no nível de luvas e cachecóis, também esquecemos da execução do tricô até dominarmos as técnicas de tricô com agulhas de tricô e crochê. Este é um processo muito demorado, mesmo para alguém que consegue tricotar de olhos fechados, mas o resultado final vale todo o esforço.
Recomendamos começar costurando uma colcha acolchoada de tecido sintético. Esta é uma ótima opção! Um item acolchoado sempre parece vantajoso e elegante. Não tenha medo, o processo de costura em si não é complicado. Siga nossas dicas simples. Depois de terminar de costurar, você certamente terá uma colcha bonita e boa.
Hoje em dia, não é mais necessário ficar sentado na máquina de costura o dia todo para transformar materiais comuns em tecidos acolchoados, costurando cada linha duas vezes. Tecido acolchoado pronto pode ser comprado em qualquer loja como “Tudo para corte e costura”. A escolha de cores para esses tecidos não é limitada, você pode facilmente escolher a opção certa que se adapta perfeitamente ao interior.
Vamos começar!
O que você precisa para costurar uma colcha acolchoada para uma cama de 160x200 cm.
- Tecido acolchoado
- Tecido de algodão (para o verso)
- Sintepon (para forro)
- Acessórios de costura
- Máquina de costura
O primeiro passo é calcular o tamanho da colcha. Para fazer isso, você precisa medir o comprimento e a largura do colchão, adicionar 30 centímetros ao comprimento e 60 centímetros à largura do produto.
As medidas estão prontas, vamos começar a costurar.
- Faça um molde das peças de acordo com as medidas. O processo pode ser um pouco difícil se a largura do tecido que você comprou for padrão e tiver 150 centímetros. Não tenha pressa em se desesperar e desistir de tudo! Há uma maneira original de sair dessa situação: fazer debrum ao longo das bordas. Pode ser feito do mesmo tecido ou de forma contrastante (de preferência com o mesmo esquema de cores). Além disso, o vivo adicionará elegância ao cobertor.
Transferimos as dimensões para o papel e calculamos o consumo de tecido - Coloque todas as partes do cobertor uma sobre a outra. A ordem é de baixo para cima. Verso, forro, frente:
- pano de algodão
- sintepon
- tecido acolchoado
Cortamos todas as três camadas usando alfinetes
Prenda todas as camadas firmemente com alfinetes de costura ao longo das bordas e no centro do tecido.
- Use giz ou um pedaço de sabão para marcar uma linha pontilhada para a costura. Isso pode ser feito pela parte da frente da capa. (Manchas de giz e sabão podem ser removidas sem dificuldade.) Alinhave todas as camadas e costure com uma máquina de costura. Tente costurar paralelamente ao alinhavo, sem tocá-lo, para que, ao terminar de costurar, você possa remover o excesso de linha de forma rápida e fácil.
Costuramos um ponto de quilting ao longo de todas as costuras - Depois você precisa alinhar todos os cortes e finalizar as pontas com fita de viés. Dobre o debrum ao meio e insira a borda do produto nele. Repita a manipulação com alfinetes, alinhave da mesma forma, faça um ponto na máquina. Retire o alinhavo. Tente costurar o mais uniformemente possível. Esta costura ficará visível na parte da frente da capa.
Prendemos a fita com alfinetes, com a parte da frente voltada para o cobertor, alinhando as bordas e costurando - Passe o produto acabado a ferro ou a vapor.
A colcha está pronta. É hora de começar a decorá-lo.
A forma clássica e mais comum de decoração são os babados.
- Corte o tecido em pedaços longos. Para deixar o babado mais volumoso, dobre o comprimento e a largura da colcha. Você pode escolher qualquer altura da aba, a única coisa é: não se esqueça de adicionar 3-3,5 centímetros para a bainha, bem como para a margem de costura. Se o tecido tiver um padrão, é necessário garantir que ele esteja alinhado nas juntas das costuras.
- Dobre as tiras. Dobre a bainha duas vezes, aproximadamente 1 cm das bordas inferior e superior de cada tira de babado, apare os cantos em um ângulo de 45 graus e passe a ferro. Depois costure as bordas dobradas.
- O babado precisa ser franzido para ficar exuberante e elegante. Para fazer isso, costure duas linhas de franzimento paralelas entre si a uma distância de 0,5 e 1,5 centímetros das bordas cruas do babado.
Fazemos dobras ao longo de todo o comprimento do babado criado, prendendo-as com alfinetes. - Depois costure os babados. Coloque a parte principal e a tira de babado com os lados direitos juntos, alinhe as bordas uniformemente e prenda a tira ao tecido principal com alfinetes de costura. Puxe os fios dos pontos de franzido juntos, ajustando o babado ao comprimento da colcha, tendo em mente o padrão. Tente conectá-lo. Alinhave o babado no tecido da colcha.
- A fase final. Costure o babado na colcha e remova cuidadosamente a costura alinhavada. A decoração está pronta.
Existem muitos tipos de decoração de colchas. Você pode escolher a decoração de acordo com seu gosto. Sejam babados românticos ou franjas estéticas, a decisão é sua.
Vamos resumir o trabalho
Depois de gastar um pouco de tempo e dinheiro, recebemos uma colcha acolchoada volumosa e elegante. Um babado exuberante e luxuoso completa o visual geral do cobertor, dando-lhe elegância e sofisticação. Esse item decorativo atualizará perfeitamente o interior do quarto, trazendo aconchego, conforto e individualidade ao lar. O item é prático de usar. Uma colcha acolchoada será motivo de orgulho, porque você a fez com suas próprias mãos!
Vídeo: Cobertor faça você mesmo. Barato e bonito
https://www.youtube.com/watch?v=sG5QZSGOTuY