Um parafuso Euro é um fixador, também chamado de confirmat, conhecido desde o início da década de 1990. Este parafuso também é chamado de parafuso Euro ou simplesmente “Eureka”. O nome vem da marca registrada Confirmat, sob a qual é produzido pela empresa alemã Hafele. Na URSS, eles souberam do confirmat somente em 1973.
Um confirmat se parece com um parafuso com uma extremidade plana, mas com uma cabeça escareada em seis ou quatro lados. Possui roscas serrilhadas na parte inferior. A parte superior do parafuso, próxima à cabeça, não possui rosca devido à sua inutilidade, já que o confirmat é muito mais grosso que o parafuso e a parte superior da rosca não desempenha nenhum papel na confiabilidade da fixação. Os parafusos Euro para móveis são feitos de aço carbono de alta resistência, o que permite que sejam facilmente removidos do material se usados incorretamente.
As vantagens de um Confirmat em relação a um parafuso autoatarraxante comum são grandes, porque ele não apenas une as peças, mas também as segura firmemente para evitar deslocamento lateral. As peças conectadas com um parafuso autoatarraxante não ficarão firmes o suficiente. Devido à fragilidade do aglomerado, a utilização de parafusos não atende às expectativas. O aglomerado é um material bastante macio e a confiabilidade de um parafuso depende do local onde ele é parafusado. O Confirmat será fixado de forma segura e firme, mesmo se houver poros no aglomerado.
Ao utilizar parafusos Euro, você obtém alta confiabilidade nas seções unidas com este fixador. O custo, em relação a qualquer produto, é uma ninharia. O confirmat é fácil de instalar e pode suportar cargas pesadas. A desvantagem é que o fixador não fica coberto, a tampa fica visível. Ele precisa ser coberto com um tampão ou um adesivo que combine com a cor do aglomerado laminado. Outra desvantagem é o certo número de vezes que os móveis precisam ser montados, muitas vezes não mais do que três vezes, porque com a desmontagem frequente dos móveis os fios podem ser arrancados.
Como conectar?
Para conectar duas peças feitas de aglomerado laminado (a espessura de uma folha é de 16 mm), é utilizado um parafuso Euro. Um dos métodos mais econômicos e acessíveis atualmente. Para instalá-lo você precisará de:
- furar;
- Brocas de 4,5 mm e 7 mm ou uma broca “confirm”;
- alça, quadrado, chave Allen.
É necessário unir duas peças com espessura de 16 mm. Recuamos 8 mm verticalmente da peça e traçamos uma linha axial, colocando um ponto. Fazemos um furo usando uma broca de 7 mm de diâmetro. Na segunda parte fazemos o mesmo, só que usamos uma broca com diâmetro de 4,5 mm. Se você tiver um exercício de "confirmação", o trabalho será reduzido várias vezes, mas é bem difícil encontrar um exercício assim. Tudo o que você precisa fazer é fazer um furo e unir as duas peças. O uso de tal furadeira é racional em caso de grande volume de trabalho e uso repetido. Não é prático comprar uma furadeira dessas para uso único.
Na montagem de móveis, é utilizado um confirmat 6,4*50. Para conectar as peças de forma eficiente, o diâmetro do furo deve ser de 4,5-5 mm. e 50 mm de profundidade.
Tamanhos de confirmações
Os parâmetros necessários geralmente são calculados com base na rosca externa.
Os tamanhos mais comuns de parafusos Euro:
- comprimento: 40 (milímetros), diâmetro da rosca: 5 (milímetros);
- comprimento: 50 (milímetros), diâmetro da rosca: 5 (milímetros);
- comprimento: 40 (milímetros), diâmetro da rosca: 6,3 (milímetros);
- comprimento: 40 (milímetros), diâmetro da rosca: 6,3 (milímetros);
- comprimento: 40 (milímetros), diâmetro da rosca: 7 (milímetros);
- comprimento: 50 (milímetros), diâmetro da rosca: 7 (milímetros);
- comprimento: 60 (milímetros), diâmetro da rosca: 7 (milímetros);
- Comprimento: 70 (milímetros), diâmetro da rosca: 7 (milímetros).
O principal aqui é manter todas as dimensões. Caso contrário, a confirmação cairá ou, ao contrário, rasgará o aglomerado e você estragará o móvel. A broca de confirmação também faz um recesso para a cabeça. Os furos são feitos rigorosamente de acordo com as marcações e a broca deve ser mantida paralela à superfície. Para evitar lascas, uma folha de aglomerado ou compensado é colocada na parte de trás. Ponto importante: ao furar a extremidade de uma peça, a broca deve estar estritamente perpendicular à sua extremidade, caso contrário, se ela desviar, a broca irá para o lado e a peça será danificada. Ao perfurar uma peça de plástico, é importante que a broca esteja perpendicular à peça. Para evitar que a broca escorregue, utilize um furador comum. Com sua ajuda, é feito um pequeno entalhe na placa e na extremidade. Depois de conectar (puxar para junto) as duas partes, elas podem ser ajustadas com um martelo de borracha.
Outra opção é furar as peças juntas. Este método não é apenas rápido, mas também preciso. Somente para isso é necessário fixar as peças com segurança com grampos. Dessa forma você economiza tempo e agiliza o processo de montagem.
Como resultado, o uso de uma confirmação é totalmente justificado. Não são necessárias ferramentas especiais para sua instalação. Tudo o que você precisa fazer é solicitar o número necessário de confirmações. É improvável que você obtenha uma argamassa de qualidade na primeira vez, mas depois de fazer algumas argamassas, tudo dará certo. Como dizem, os olhos temem, mas as mãos fazem.
As legendas abaixo das imagens não correspondem ao conteúdo. Por exemplo, sob o título “Tamanhos dos parafusos de confirmação” há uma foto e a legenda: “A desvantagem é que o fixador não fica coberto, a cabeça fica visível”. Por que precisamos de confirmações cujas tampas sejam visíveis? Mas o formato do fixador não parece um confirmat (ou talvez seja um subtipo de confirmat?). Então por que há uma foto no capítulo sobre os tamanhos dos confirmats? E assim vai ao longo do texto. Outra legenda abaixo da foto: “Possui roscas com serrilhas na parte inferior”. Onde estão as serrilhas, pergunto? Eles não estão visíveis na foto! O artigo é inútil para profissionais, eles já sabem. Para iniciantes, o artigo é prejudicial e enganoso.