Um suporte para mouse não é apenas um acessório, mas algo necessário que facilita seu trabalho. E embora haja uma seleção suficiente de modelos diferentes nas lojas, é bem possível fazer um tapete você mesmo. E tal suporte terá muitas vantagens: ele se ajusta perfeitamente ao tamanho, agrada aos olhos e, finalmente, é simplesmente legal que você tenha feito algo criativo e útil com suas próprias mãos.
Contente
O que pode substituir um mouse pad?
Acontece que não existem coisas insubstituíveis. E o suporte também pode ser substituído por qualquer coisa que você tenha em mãos. Por exemplo:
- caderno;
- azulejos;
- papelão grosso;
- revista brilhante embrulhada em um arquivo.
Para modelos a laser, são utilizados tapetes com qualquer superfície: desde vidro até couro. A trajetória não muda e a velocidade de resposta aos comandos também não muda.
E para os ópticos, é melhor usar acessórios com superfície fosca, caso contrário o mouse pode “escorregar”. Você também não deve usar um suporte de tecido, pois o feixe ficará “atrasado” entre as fibras.
Como fazer um mouse pad você mesmo: instruções
Tapete de linóleo
Um pedaço de piso pode ajudar a criar outra alternativa em casa.
Cortamos um suporte medindo 24x20 cm. Fazemos as bordas ligeiramente arredondadas para facilitar o trabalho com esse acessório.
Nós complicamos a tarefa e criamos algo verdadeiramente exclusivo. Vamos tentar fazer decoupage na superfície do linóleo. Precisaremos de guardanapos com um padrão interessante.
Recortamos os fragmentos e colamos no linóleo. Nós cobrimos tudo completamente com cola. Quando a superfície estiver seca, aplique várias camadas de verniz especial para decoupage.
Tapete de papelão
Este é realmente um tapete feito de materiais descartados. Para este trabalho você pode usar papelão ondulado ou parte de uma caixa de sapato comum. Para evitar que o acessório “escorregue” sobre a superfície da mesa, utilizamos uma camada antiderrapante especial para móveis. Para evitar que a superfície do papelão fique opaca, use papel artesanal ou papel de presente com uma estampa interessante.
Colamos o papel de embrulho na superfície do papelão com cola. E fixamos por cima com película autoadesiva. Durante o processo, alise bem o filme para que não haja dobras ou bolhas. Graças a essa superfície, o mouse deslizará melhor e a vida útil do acessório aumentará significativamente.
De uma área de transferência
Possui a densidade e as dimensões necessárias.
Cole um papel preto em cima do tablet (para evitar o reflexo do feixe do mouse).
Coloque uma folha branca sobre a camada preta. O modelo básico está pronto. Mas você pode torná-lo mais interessante, por exemplo, pegar uma folha colorida ou uma com um enfeite. Certifique-se de que o suporte não seja muito liso.
Tapete de couro
Um suporte de couro feito em casa é algo muito criativo. Até o modelo mais simples parece elegante. Esta obra-prima é criada sem nenhum truque especial: duas peças de couro são dobradas e coladas. Se você tem habilidade com máquinas de costura, é melhor costurar.
Para este modelo, são adequados canos de botas, uma mala ou bolsa de couro ou fragmentos de jaqueta. É melhor que o couro tenha textura densa.
E se você pegar pedaços de couro diferentes e usar um pouco de imaginação, você obterá uma obra-prima como esta. Uma coisa extraordinariamente agradável tanto na aparência quanto no toque.
Importante! É melhor colar uma camada de espuma ou um pedaço de tapete turístico na parte de trás do couro fino.
Tapete de plexiglass
Somente aqueles que têm experiência trabalhando com esse material podem criar um suporte para mouse de plexiglass. Mas o resultado é incrível!
Para trabalhar você precisará de:
- LEDs;
- plexiglass;
- uma folha de papel grosso;
- Cabo USB;
- rolha de garrafa de vinho;
- pedaço de arame;
- supercola.
Vamos ao trabalho.
- Primeiro, verificamos a “operabilidade” dos LEDs. Para fazer isso, conectamos os fios do cabo aos LEDs e os prendemos com um alicate.
- A base do futuro tapete é cortada em plexiglass. O formato e o tamanho são escolhidos a seu critério.
- Faremos “pernas” para o tapete de cortiça. Para fazer isso, use um estilete para cortar 4 pedaços de cortiça, cada um com 5 mm de largura.
- Colamos as pernas no plexiglass.
- No mesmo lado onde estão as pernas, colamos os LEDs.
- Cole uma folha de papel grosso na parte da frente.
Graças à folha de papel, a luz é suave e difusa, o que torna o trabalho com o tapete mais confortável.
De espuma artesanal
Você precisará de:
- espuma;
- faca afiada;
- tintas acrílicas (guache também é possível);
- uísque;
- Selante em aerossol para tratamento final da superfície.
Recortamos a base da espuma. Selamos as bordas dos fragmentos de cores diferentes com fita adesiva. Nós pintamos o produto. Por fim, aplicamos o selante em várias camadas.
Tapetes de cortiça
Para fazer tal coisa em casa, você não precisa de nenhuma habilidade. Um pedaço de folha de cortiça recebe o formato desejado.
Para facilitar o trabalho, use fita adesiva como estêncil. Graças a ela, você obtém bordas uniformes e nítidas ao pintar o suporte.
Características de fazer um tapete de jogo
Deve ter características especiais. Primeiro, o deslizamento é eliminado. Por outro lado, o mouse deve se mover o mais facilmente possível pelo teclado.
De um pedaço de espuma (isolon também funciona), cortamos a base do futuro suporte. Em termos de tamanho, este modelo é muito maior que os suportes comuns.
Em seguida, colocamos filme autoadesivo na parte superior (a folha metálica fica na parte inferior). Para evitar que ele enrole, complicando o processo, passamos a ferro antes. Depois colamos fita dupla face no plano inferior e fixamos o tapete na mesa.
É possível viver sem tapete?
Algumas décadas atrás, era quase impossível imaginar trabalhar em um computador sem esse acessório. Era um componente tão obrigatório quanto, por exemplo, um teclado ou uma unidade de sistema. E tudo porque os mouses eram exclusivamente mecânicos, o que sem uma superfície especial realmente “tornava lento” o trabalho no computador.
Então ser ou não ser? Hoje em dia, essa questão é muito relevante para usuários ativos de computador. O principal motivo pelo qual os suportes para mouse de computador são usados é para garantir o máximo conforto no trabalho. Se este acessório não for utilizado, arranhões aparecerão muito rapidamente no tampo da mesa. E o próprio mouse se desgastará mais rápido.
Em geral, se você responder à pergunta de forma inequívoca, então sim, você pode viver sem um tapete. Mas esta decisão acarretará uma série de consequências. Primeiro, a mesa do computador perderá rapidamente sua aparência original e ficará inutilizável e, segundo, o mouse precisará ser trocado com frequência.
Se você “vive” no computador, é melhor usar um acessório especial. Se você não é um convidado frequente na sua mesa de computador, então talvez não faça sentido comprar este acessório.
Você pode criar um mouse pad criativo em casa. Será mais barato do que comprar em uma loja de marca e, ao mesmo tempo, não menos conveniente.