Os materiais com os quais os móveis são feitos são bastante variados. Durante muito tempo, os produtos eram feitos exclusivamente de madeira natural. Quanto mais forte for a madeira, mais difícil será processá-la, mas isso é totalmente compensado pela durabilidade e segurança dos produtos de madeira.

folheado de carvalho
Uma camada de madeira natural obtida pelo aplainamento de madeira.

Hoje em dia, os fabricantes utilizam cada vez mais materiais artificiais na criação de móveis, pois eles geralmente superam os materiais naturais em suas qualidades de desempenho. Plástico, metal, vidro e outros são usados ​​principalmente na produção de cadeiras e armários de escritório, e os naturais são usados ​​na produção de móveis para ambientes residenciais. Cada material tem seus prós e contras.

Melamina - material
Papel embebido em resina feita de formaldeído e melamina.

aglomerado

O material mais comum e barato. As sobras da indústria de processamento de madeira já são aproveitadas há muito tempo. Serragem e resíduos são misturados com prensagem ou cola e depois pintados com esmaltes especiais, cobertos com melamina ou filme laminado. É a partir deste material que armários e móveis de escritório baratos são mais frequentemente produzidos.

O aglomerado pode ser condicionalmente dividido em 2 tipos. O segundo (E2) contém uma grande quantidade de resinas de formaldeído, o que pode ter um impacto negativo na saúde humana. Este tipo de mobiliário é proibido de ser utilizado em quartos de crianças. É melhor evitar completamente o uso de E2 em instalações residenciais. O E1 é considerado um tipo de material ecologicamente correto, pois a proporção de resinas epóxi nele é muito menor do que no anterior. É bastante aceitável usar esse tipo de mobília em um apartamento.

Vantagens do aglomerado:

  • resistência, resistência ao impacto e rigidez;
  • grande variedade;
  • preço baixo;
  • capacidade de segurar parafusos e pregos firmemente;
  • ausência de irregularidades, fissuras e espaços ocos no interior;
  • facilidade de processamento;
  • maior resistência à umidade.

Desvantagens do aglomerado:

  • toxicidade;
  • design excessivamente simples e incapacidade de resolver pequenos detalhes.
Bancadas de madeira maciça
A espessura do escudo varia entre 2-4 cm.

Aglomerado

O mesmo que aglomerado, só que em formato mais polido. Diferencia-se da versão padrão pela presença de um revestimento especial. As placas de aglomerado são mais resistentes à água e confiáveis, além de serem praticamente atóxicas.

vime artificial
No entanto, apenas pessoas ricas podem comprar móveis de vime.

MDF

Um material de ladrilho durável criado a partir de fibras de madeira secas tratadas com substâncias aglutinantes artificiais. Essas substâncias são combinadas para formar um tapete e submetidas a lixamento e prensagem, sendo então cobertas com papel melamínico em tom de madeira ou folheado. O MDF é produzido na Rússia há apenas alguns anos; anteriormente, esse material era importado de outros países. É ecologicamente correto e não emite gases tóxicos. Em termos de custo, o MDF é significativamente mais caro que o aglomerado, mas praticamente não apresenta desvantagens.

Fabricação de móveis de madeira
Na verdade, não importa de que material seus móveis são feitos – natural ou artificial.

painel de fibra

Na maioria das vezes, o painel de fibras é usado para produzir componentes de móveis, por exemplo, paredes traseiras de armários, gavetas de mesas de cabeceira e sofás.

O painel de fibras é um material produzido pela prensagem de diversas fibras de madeira, que então adquirem a aparência de um carpete. Como matérias-primas são utilizados cavacos de madeira, resíduos acumulados durante o processamento da madeira e lenha. A maior desvantagem do painel de fibras é, talvez, seu escopo de aplicação restrito.

fazer móveis de luxo
Como matérias-primas são utilizados cavacos de madeira, resíduos acumulados durante o processamento da madeira e lenha.

Folheado

Uma camada de madeira natural obtida pelo aplainamento de madeira. A espessura da chapa não excede 1 mm. Ele é usado para processar produtos feitos de outros materiais e dar a eles a aparência adequada. No folheado, a madeira é cuidadosamente selecionada com base na tonalidade e na textura.

Aglomerado
Designers criativos às vezes criam armários e cadeiras a partir de itens aparentemente completamente inadequados.

O folheado é feito da seguinte maneira: placas com uma estrutura bonita precisam ser cortadas em uma camada fina e depois coladas em uma base padrão.

rattan na produção de guarda-roupas
Produtos de vime ficam melhores em casas de veraneio e casas de campo, embora esse tipo de mobília seja cada vez mais encontrado em apartamentos.

PVC

Cada vez mais, os fabricantes usam cloreto de polivinila, ou, mais simplesmente, plástico, na produção de móveis. Este material tem muitas vantagens: é fácil de lavar, resiste facilmente a mudanças de temperatura e umidade e, o mais importante, é barato. Além disso, os móveis de PVC se destacam pela sua durabilidade invejável. No entanto, esse material também tem desvantagens significativas: é facilmente inflamável e pode quebrar com impactos de força média. É por isso que os móveis de PVC são mais apropriados para serem colocados em um escritório do que em um apartamento.

Painéis de parede de madeira maciça
Um dos materiais naturais mais caros e ecologicamente corretos.
Aglomerado para móveis
Todo mundo sabe que móveis são feitos de madeira ou de seu processamento.

Laminado

Uma película fina usada para revestir certos produtos. Os painéis laminados apresentam as seguintes vantagens:

  • boa rigidez e densidade;
  • resistência a danos;
  • alta resistência à umidade;
  • capacidade de suportar cargas de longo prazo.
painéis de móveis de madeira maciça
Móveis de elite são feitos de madeira maciça.

Melamina

Papel embebido em resina feita de formaldeído e melamina. É usado como revestimento decorativo para revestimento de lajes. A melamina é caracterizada pela confiabilidade, durabilidade e excelente resistência ao desgaste. É por isso que ele é frequentemente usado para tratar superfícies que não são adequadas para cargas pesadas.

PVC espumado
Este material tem muitas vantagens: é fácil de lavar, resiste facilmente a mudanças de temperatura e umidade e, o mais importante, é barato.
Aglomerado em móveis
O laminado é resistente a arranhões e produtos químicos.

Variedade

Um dos materiais naturais mais caros e ecologicamente corretos. Consiste em escudos grossos formados por blocos sólidos de madeira, polidos e envernizados. A espessura do escudo varia entre 2-4 cm. Na maioria das vezes, são utilizadas espécies de madeira coníferas: cerejeira, carvalho, bordo, etc.

escolha laminado de qualidade
O laminado é resistente a arranhões e produtos químicos.

Móveis de elite são feitos de madeira maciça. Geralmente requer cuidados adequados, pois a madeira natural é altamente sensível a mudanças de temperatura.

Folhas de melamina
A melamina é caracterizada pela confiabilidade, durabilidade e excelente resistência ao desgaste.

Rattan

O rattan é uma trepadeira tropical. Esse método de produção de móveis chegou à Europa vindo de países asiáticos. Produtos de vime ficam melhores em casas de veraneio e casas de campo, embora esse tipo de mobília seja cada vez mais encontrado em apartamentos. Pesa pouco, não ocupa muito espaço, é bastante elegante e bonito. No entanto, apenas pessoas ricas podem comprar móveis de vime.

Carvalho com bordas de folheado aplainado
Não se esqueça de que isso é orgânico. como uma matriz, requer manuseio cuidadoso.
Materiais utilizados na fabricação de móveis
Móveis feitos de placas folheadas praticamente não são diferentes de produtos de madeira maciça.

Vidro e metal

Este tipo de mobiliário é usado principalmente por fãs do estilo high-tech, que se caracteriza por um grande número de superfícies cromadas e brilhantes. O uso desses materiais amplia a gama de produtos, permitindo a criação de novas direções estilísticas. Na criação de mesas e armários, são frequentemente utilizados os seguintes tipos de vidro: fosco, colorido, transparente, pintado. A principal desvantagem dos móveis de vidro é sua óbvia fragilidade.

Mesa transformadora 2 em 1, vidro e metal
Na criação de mesas e armários, são frequentemente utilizados os seguintes tipos de vidro: fosco, colorido, transparente, pintado.
mesa de vidro e metal
A principal desvantagem dos móveis de vidro é sua óbvia fragilidade.

Materiais incomuns para criar coisas

Do que são feitos os móveis?, além dos materiais listados acima? Designers criativos às vezes criam armários e cadeiras a partir de itens aparentemente completamente inadequados.

 

  1. Móveis de materiais usados

O designer belga Jens Praet é conhecido por sua abordagem incomum à produção. Praet rasgou um monte de revistas e jornais e fez armários, mesas, bancos e outros itens com os restos. Ele obteve o material específico misturando os restos com resina e depois os polindo levemente.

  1. Móveis de lava

Essa ideia surgiu na mente dos designers italianos A. Trimarchi e S. Farresin, que de repente decidiram realizar um estudo sobre lava. Depois de coletar muitas amostras pequenas e grandes de formações vulcânicas, eles as submeteram a processos de fusão, prensagem, moagem e outros. Como resultado, os designers receberam peças de mobiliário bastante interessantes, que decoraram com latão e vidro de Murano.

  1. Impressão 3D
Folheado natural
Móveis feitos de placas folheadas praticamente não são diferentes de produtos de madeira maciça.
Painéis de fibra de madeira
As matérias-primas para a produção de painéis de fibras também incluem resíduos de serraria e processamento de madeira.

Esta tecnologia está atualmente passando por um rápido desenvolvimento, abrangendo novas áreas. S. Lovasova, uma designer eslovaca, reuniu uma interessante coleção de móveis de “bonecas”, chamada “1:1”. Ela usou um scanner para imprimir cópias ampliadas de pequenas mesas, sofás e criados-mudos, e depois as imprimiu em espuma de poliestireno.

Placas de MDF
MDF é uma abreviação de três palavras do inglês: Medium Density Fiberboard.
Corredor feito de aglomerado
O material mais comum, com ótimo preço e qualidade, é o aglomerado.

Na verdade, não importa de que material seus móveis são feitos – natural ou artificial. A primeira coisa que você realmente precisa prestar atenção é na qualidade e no preço do produto. Agora, tendo aprendido sobre todas as vantagens e desvantagens dos diversos materiais, você poderá fazer uma escolha e selecionar a melhor opção para sua casa.

móveis ecológicos de aglomerado laminado
O aglomerado foi utilizado pela primeira vez em países na década de trinta do século passado.
Aglomerados de madeira
Agora, tendo aprendido sobre todas as vantagens e desvantagens dos diversos materiais, você poderá fazer uma escolha e selecionar a melhor opção para sua casa.

VÍDEO: Como eles fazem isso? Móveis sem segredos

50 ideias de fotos de materiais que compõem os móveis