Quando se trata de guardar coisas em um apartamento, a melhor solução é um closet. Geralmente não ocupa muito espaço, o que é importante para apartamentos pequenos, mas ao mesmo tempo permite que você armazene roupas e sapatos convenientemente em uma área, o que simultaneamente economiza espaço. Você pode encomendar de profissionais, mas terá que aceitar o fato de que não obterá exatamente o que esperava: o resultado final raramente atende a todos os desejos dos clientes. Mas fazer isso você mesmo será muito mais fácil: basta um pequeno esforço.

Contente
Lugar para camarim
Primeiro, você precisa decidir um local. Um pequeno espaço de até um metro e meio quadrado é suficiente para um camarim. Mas onde esse lugar será localizado é uma decisão dos proprietários. Alternativamente, pode ser um quarto, um canto entre paredes, uma varanda ou loggia, um sótão - ou uma sala de armazenamento, cuja presença já está prevista no layout do apartamento.
Tipos de camarim
Dependendo do local, existem vários tipos de camarins.
- Canto
O camarim de canto fica na junção de duas paredes. Eficaz em termos de ergonomia, o design geral do apartamento suaviza visualmente a nitidez das linhas retas. Para separar parte de um canto da sala do restante do ambiente, é melhor usar gesso cartonado, pois é fácil para não profissionais e ajudará a economizar dinheiro. Para preencher o guarda-roupa de canto, é utilizado um sistema de prateleiras em formato de L. O local ideal é o quarto.
- Em forma de U
Esta opção é adequada para proprietários de um quarto “estojo” – um cômodo estreito e alongado. O sistema em U equalizará visualmente o espaço e o tornará mais harmonioso. Uma parede, um armário ou uma tela ajudarão a separar a área desejada do quarto. Colocar prateleiras em três paredes ao mesmo tempo economizará espaço significativamente.
- Paralelo
Ele fica localizado em salas de passagem, geralmente corredores longos e estreitos. Um camarim paralelo é composto por dois guarda-roupas localizados um em frente ao outro. Os armários devem ser revestidos com uma parede de espelho, portas de correr ou uma tela. Este arranjo é especialmente conveniente para armazenar roupas e calçados para atividades ao ar livre.
- Linear
É um guarda-roupa retangular, localizado contra uma parede vazia e sem janelas. Ela é separada por portas de correr em toda a largura da parede, uma cortina opaca ou gesso cartonado. Alternativamente, você pode deixá-lo sem fachada.
Material e ferramentas
É melhor usar placas de gesso cartonado para separar o camarim. É leve, flexível, plástico e elástico. A higroscopicidade não permite que o ar fique estagnado, então você não precisa se preocupar com odores desagradáveis. A flexibilidade do drywall permitirá que você implemente ideias interessantes adicionais: cascatas, arcos, pequenos nichos. Ao trabalhar com gesso cartonado, há um mínimo de desperdício, o que evita horas de limpeza. Não há nada igual quando se trata de decoração posterior, mas você não deve anexar prateleiras a ele – pode não suportar o peso.
Para cercar um muro, você só precisa das seguintes ferramentas:
- perfil metálico 50-100 mm;
- placas de gesso cartonado;
- primer;
- isolamento;
- massa de vidraceiro;
- peças de fixação;
- chave de fenda.
Criando um camarim
O plano está pronto, os desenhos foram elaborados, os materiais necessários foram coletados, as ferramentas foram selecionadas – é hora de começar a construção. Se não houver um espaço separado para o camarim, você mesmo terá que separar a parede.
- Fixe o trilho superior no teto. Utilize o tipo de fixação mais adequado: buchas, âncoras, fechos borboleta, etc.
- Aplique fita adesiva dupla face no perfil para um ajuste mais firme à superfície.
- Fixe as peças guia no chão.
Instalamos perfis PN no piso e no teto ao longo do perímetro das futuras paredes. - Fixe as guias verticais nas paredes de modo que ambos os perfis fiquem conectados. Os elementos verticais podem ser fixados diretamente na parede ou em cabides especiais.
Instalamos nervuras verticais da futura estrutura a partir de perfis PS - Instale a porta. Os racks também são feitos de um perfil metálico, que é fixado às guias superior e inferior por meio de parafusos autoatarraxantes.
- Instale um perfil transversal aos perfis fixados verticalmente, que determina a altura da porta. A barra horizontal deve ser fixada à guia superior para maior rigidez.
- Adicione os elementos verticais restantes em intervalos de 600 mm.
Em seguida, instalamos reforços horizontais a partir de perfis PN. Instalação de uma estrutura de suporte em perfis metálicos para um teto falso - Cubra a estrutura com gesso cartonado e instale material de isolamento acústico entre os perfis verticais.
Revestimos a superfície interna das paredes com gesso cartonado - Aplique massa nas costuras e cabeças dos parafusos, tendo previamente colado tela de fibra de vidro nas juntas das telhas.
Depois que toda a estrutura estiver pronta, começamos a aplicar a massa. - Prossiga para o revestimento decorativo.
Após a conclusão de todo o trabalho bruto, passamos à pintura dos tetos e à colocação do papel de parede A etapa final é a instalação das portas internas
Além de uma parede de gesso cartonado, você pode usar paredes falsas, divisórias em arco, estruturas decorativas, móveis, postes verticais e biombos para criar uma divisória de camarim.
Enchendo o camarim
Hoje em dia, o mercado mundial oferece uma grande variedade de acessórios de guarda-roupa: desde organizadores chineses baratos até marcas de móveis mundialmente famosas. No entanto, dada a área média de um apartamento na cidade, é melhor esquecer os móveis, pois eles ameaçam ocupar o espaço onde cada centímetro conta. A melhor opção de organização são prateleiras abertas, gavetas e cabides.
Eles podem ser combinados em três tipos diferentes de designs.
- Gabinete. A estrutura do quadro utiliza painéis de madeira. Este tipo de construção é caracterizado pela presença de elementos de canto e fixação rígida.
- Celular. O design em forma de favo de mel usa cestos de malha em vez de caixas de madeira. Eles são fáceis de reorganizar. A principal vantagem é a transparência de tal design.
- Sótão. Uma boa opção para grandes áreas. Distingue-se pela abundância de peças metálicas. Caixas com cestos para coisas podem ser usadas em qualquer material.
Cada tipo de construção deve seguir a regra geral: deve ser alocado três vezes mais espaço para hastes com ganchos do que para prateleiras.
Prateleiras de guarda-roupa faça você mesmo.
No entanto, a opção de comprar prateleiras pode não ser adequada para aqueles cujo guarda-roupa tem um formato incomum - ou para aqueles que desejam criar seu próprio design único e inimitável. Nesse caso, você pode fazer prateleiras para o guarda-roupa com suas próprias mãos. Além disso, fazer prateleiras caseiras custará menos do que comprar guarda-roupas completos.
Prateleiras para coisas podem ser feitas dos seguintes materiais:
- aglomerado;
- plástico;
- madeira compensada;
- árvore;
- metal;
- aglomerado;
- gesso cartonado.
Se a madeira for escolhida como material principal, vale a pena começar pela sua espécie (é melhor usar pinho ou abeto), tipo, qualidade, pureza e umidade. As tábuas devem estar perfeitamente planas, sem rachaduras, vãos, vazios ou irregularidades, e também absolutamente secas.
Existem os seguintes tipos de prateleiras:
- clássico;
- angular;
- montado;
- chão;
- modos;
- exclusivo.
Decida o tipo de prateleira e sua localização. Ao escolher um local, lembre-se de que existem três zonas no vestiário: inferior (até 0,6 m), intermediária (de 0,6 a 1,9 m) e superior (1,9 m e mais alto). Considere o tamanho da prateleira com base na área total do cômodo. Prepare as ferramentas: uma retificadora, uma serra tico-tico (serra manual), uma chave de fenda (chaves de fenda), uma furadeira elétrica, parafusos ou parafusos autoatarraxantes, verniz para madeira, uma escova, um esquadro, uma tupia manual.
Ao trabalhar, lembre-se de que cada parte deve ser processada com uma lixadeira. Você deve trabalhar com luvas; elas protegerão suas mãos de ferimentos e evitarão que você suje a madeira.
Processo de fabricação
Tomemos como exemplo uma prateleira retangular padrão com parâmetros 250X300X1100 mm.
- Transfira as medidas do desenho para as placas.
Marcamos as placas de acordo com as dimensões necessárias usando um lápis e uma régua. - Comece a cortar. É aconselhável fazer os cortes com uma serra tico-tico, isso garantirá cortes uniformes.
Colocamos as tábuas sobre uma superfície plana e recortamos as partes necessárias ao longo das linhas previamente marcadas. - Lixe cada peça, pinte e envernize.
Cobrimos todas as peças com verniz em duas camadas - Comece a montar a prateleira. Afaste-se 8 mm das extremidades e desenhe duas linhas paralelas aos cortes.
- Nessas linhas, marque dois pontos a uma distância de 6 cm da borda e faça furos para parafusos neles.
Fazemos furos nos pontos de fixação - Faça o mesmo com a parte inferior da estrutura.
- Fixe as peças laterais na placa inferior e prenda com parafusos.
- Fixe a segunda placa.
- Fixe os suportes nas extremidades das peças laterais da estrutura.
- Faça furos na parede para os pinos, insira os parafusos e aperte.
- Pendure a estrutura finalizada.
Guarda-roupa de madeira faça você mesmo
É aconselhável fazer prateleiras abertas para facilitar a localização das roupas. Como opção, você pode fazer prateleiras com portas de vidro.
Projeto de um camarim
O que você deve lembrar ao decorar um camarim?
- Luz. A regra principal da iluminação é que a luz deve ser o mais próxima possível do natural, especialmente se não houver janela no camarim. A opção de iluminação mais conveniente é a iluminação de teto. Para um camarim pequeno, é necessário instalar holofotes ou fitas de LED. Um lustre seria adequado para uma sala grande, e luminárias com prendedores de roupa seriam adequadas para um guarda-roupa de canto. A iluminação de teto pode ser combinada com arandelas e luminárias de chão. Uma opção são lâmpadas com sensor de movimento integrado ou lâmpadas em forma de elemento decorativo.
- Ventilação. Para evitar que os objetos fiquem úmidos e que mofo cresça, é necessário fornecer ventilação. Em um camarim sem janela, deve ser instalado um duto de exaustão, com um ventilador instalado em sua entrada. Ela fornecerá o fluxo necessário de massas de ar.
- Espelho. Um dos principais atributos de um camarim é um espelho. Para um provador, é melhor escolher um espelho de corpo inteiro para ver sua imagem inteira. O espelho pode ser pendurado na parede ou embutido na porta de um guarda-roupa, o que economizará significativamente espaço. Além de sua função principal, um espelho acrescenta luz ao camarim e ajuda a ampliar visualmente o espaço.
- Mobília. Se o espaço permitir, você deve colocar uma mesa pequena, um pufe ou uma cadeira leve no camarim. Eles não são apenas elementos decorativos, mas também carregam uma carga funcional. É importante que os móveis não sejam volumosos, mas que se encaixem bem na decoração do ambiente.
- Acessórios. Pequenos acessórios decorativos adicionarão brilho, tornarão o ambiente mais elegante e esteticamente atraente. Um pequeno tapete no centro, vasos de vidro com flores ou pedras decorativas ou figuras arejadas darão um brilho extra.
O design do guarda-roupa não deve ser independente. Deve ser feito no mesmo estilo do design de todo o apartamento. Para fazer isso, você pode escolher o mesmo esquema de cores ou elementos internos comuns que conectem todos os cômodos.
Regras para guardar coisas no guarda-roupa
As seguintes regras para armazenamento de roupas e sapatos devem ser observadas.
- Crie prateleiras separadas para roupas masculinas e femininas. Isso agilizará a busca por coisas e evitará confusões.
- Para roupas externas, reserve um espaço perto da entrada. Eles têm mais germes da rua.
- Não misture roupas íntimas e roupas de cama. Forneça prateleiras ou cestos separados para eles.
- Para guardar sapatos, é aconselhável utilizar uma sapateira giratória. Um armário como esse comporta mais pares de sapatos do que prateleiras comuns.
- Para peças pequenas de roupa (roupas íntimas, gravatas, cintos, etc.), separe prateleiras com compartimentos especiais.
- Use todo o espaço do chão ao teto para prateleiras para suas coisas.
- A área superior é conveniente para guardar chapéus, colchas e itens sazonais.
- Reserve a área do meio para armazenar os itens usados com mais frequência. Todas as hastes com ganchos também devem estar localizadas ali.
- Use a área inferior para roupas de cama e sapatos.