Quem não se lembra da época em que os móveis eram produzidos de acordo com um padrão específico? Claro que é difícil para os jovens modernos imaginarem isso. Hoje em dia, os móveis são feitos para todos os gostos e cores, com designs inusitados. Existem soluções únicas e originais.
Os guarda-roupas deslizantes estão se tornando cada vez mais populares. Esta é uma peça de mobiliário versátil e confortável. Ele desempenha diversas funções. Eles guardam roupas, utensílios domésticos e livros nele. A necessidade de móveis como estantes, mesas de cabeceira, etc. simplesmente desaparece. Dessa forma, não há desordem de móveis e o espaço é significativamente economizado. Muitos armários do chão ao teto geralmente são colocados no canto do cômodo. Guarda-roupas deslizantes são um ótimo complemento para qualquer interior de casa.
Este móvel chama a atenção. Quero que o guarda-roupa seja bonito e moderno. Primeiro, vamos ver como o guarda-roupa é decorado. Hoje em dia existem muitas opções de fachadas, por isso não será difícil escolher o que você quer, o que vai combinar com o interior.
Contente
O que é e como funciona?
É sabido que a fachada determina a aparência dos móveis. Não importa do que é feito: espelho ou vidro, gavetas ou portas. Tudo deve ser original e atraente. O que é uma fachada? Esta é a superfície frontal do armário, a maneira como suas portas são decoradas. Eles podem ser surdos ou vítreos. E as portas são compostas por um perfil (moldura) e enchimento. Deve diferir em peso, design, confiabilidade e, claro, custo.
Tipos de fachadas para armários
Hoje em dia, existem muitos tipos diferentes de frentes de armários. Aqui estão alguns deles.
- Espelhado. Esses guarda-roupas geralmente são colocados em corredores e cômodos pequenos, porque um espelho expande visualmente o ambiente. Os fabricantes usam uma película resistente a choques no revestimento para que, em caso de danos, os fragmentos não se espalhem.
- Com impressão de fotos. As imagens são aplicadas na superfície usando tintas especiais. Sua composição não permite que se espalhem, o padrão será sempre claro. A parte superior é revestida com verniz, o que garante a durabilidade do design. A imagem não será apagada nem desbotará. As mais recentes tecnologias – gravação a laser, impressão ultravioleta – permitem-nos produzir acabamentos de fachada de alta qualidade e torná-los únicos.
- Aglomerado. O tipo de fachada mais comum devido ao seu baixo custo. Há vantagens aqui: eles são de boa qualidade, duráveis, vêm em uma variedade de cores e são confiáveis. Há uma desvantagem: eles têm uma aparência bastante primitiva. Mas para o interior isso pode ser uma grande vantagem.
- Lakomat. É feito de vidro opaco com espessura de 4 mm. Todo o conteúdo fica meio escondido, mas ao mesmo tempo você consegue ver onde as coisas estão. As portas são translúcidas, para que você possa navegar facilmente.
- Lacobel. O vidro é coberto com verniz colorido em um dos lados. Usado principalmente em fachadas compostas.
- Vidro ou espelho decorativo. Utilizando uma máquina de jato de areia, diversas imagens são aplicadas em vidro colorido. Este design não se desgasta e pode ser lavado com vários produtos de limpeza de vidros. Um espelho gravado será um tipo original de fachada – um padrão fosco é aplicado à superfície, o que dará ao interior uma aparência incomum.
- Fachada de plástico. Uma alternativa aos tipos caros. As combinações aqui são variadas. As portas podem ser coloridas, transparentes, translúcidas, brilhantes. Coloração - qualquer.
- Se você é fã do estilo oriental ou étnico, uma fachada de bambu ou rattan seria uma excelente opção. Com fachadas feitas com esse material você sentirá a natureza em sua casa.
- O Decoracrylic merece atenção. Ele vem colorido e transparente. E entre os painéis de acrílico você pode fixar qualquer coisa: folhas, grama, insetos, etc.
- Couro artificial. Com essa fachada seus móveis terão uma aparência apresentável. Ficará ótimo no escritório.
- Fachada brilhante. Ele tem a reputação de ser o material mais acessível. Ampla gama de cores. Uma película multicolorida de PVC, acrílico ou plástico é aplicada na superfície acabada.
Esqueci de mencionar as fachadas combinadas. Eles podem combinar aglomerado com vidro, espelho e brilho. Essas opções são mais adequadas para guarda-roupas de três portas.
Vantagens e desvantagens
Como já mencionado, um guarda-roupa deslizante é de qualidade superior a muitos tipos de móveis. Até no design houve grandes mudanças. Agora a frente do armário funciona como decoração. Este é um esquema de cores, uma imagem ou uma fotografia, etc.
As fachadas dos guarda-roupas deslizantes podem ser divididas em dois tipos: coloridas e brilhantes. O primeiro grupo inclui superfícies não reflexivas. Os demais são considerados brilhantes. Eles têm seus lados positivos e negativos. Vamos falar sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de fachada.
- Essa superfície é capaz de refletir a luz como um espelho.
- Pelo motivo exposto no primeiro ponto, a sala parece enorme.
- Você pode usar qualquer paleta de cores, diversas imagens, fotografias e padrões.
- Se o armário tiver iluminação, ele terá um aspecto original. Você pode pensar que um gabinete desses não é barato.
Os seguintes pontos são considerados desvantagens.
- Impressões digitais são visíveis nessas portas, especialmente se forem de cor escura.
- Você terá que realizar a limpeza úmida sistematicamente, pois o pó é constantemente atraído para essas superfícies. Por isso, em uma casa onde há crianças pequenas e animais, é melhor evitar superfícies brilhantes.
Pense com antecedência sobre que tipo de fachada o armário terá, pondere todos os prós e contras. Um armário com superfície brilhante não combinará com um interior com madeira, materiais e cores naturais, mas combinará perfeitamente com um ambiente espaçoso com o mínimo de móveis.
Como escolher as frentes de armário certas
Se você decidir escolher uma fachada para um guarda-roupa deslizante, precisará seguir padrões artísticos e estudar cuidadosamente o custo. Saiba qual função ele irá desempenhar. Não coloque armários com frentes espelhadas ou de vidro em quartos de crianças - uma criança pode quebrá-los facilmente. Além disso, você terá que limpá-lo constantemente, pois marcas ficam nessa superfície. Quanto aos outros cômodos, tudo depende do que você prefere, do que você gosta e também da sua capacidade financeira.
Se parece que escolher uma fachada não é fácil, garantimos que não há nada de difícil nisso. O custo vem primeiro. Você precisa decidir se vai economizar dinheiro ou se vai se dar ao luxo de algo. Se você escolher uma opção econômica, uma opção comum coberta com filme de PVC será suficiente. A gama de cores aqui é muito diversificada. Este guarda-roupa combina com qualquer decoração. Se o quarto for pequeno e “comprimido”, então um guarda-roupa com espelho ou frente de vidro deve ser instalado aqui.
No caso da versão clássica, madeira ou bambu seriam mais adequados. Se você gosta de algo incomum, compre um armário com uma impressão fotográfica ou algum tipo de design.
Cabe a você decidir qual material prefere, mas fachadas feitas de material natural ficarão elegantes em qualquer interior.
Decorando frentes de armários com suas próprias mãos
O velho guarda-roupa ficou inutilizável, mas é uma pena jogá-lo fora. Você pode atualizá-lo e decorá-lo. Há muitas opções para isso.
O papel de parede fotográfico ou impressão fotográfica é amplamente utilizado na decoração de fachadas. A desvantagem é que esse serviço não é barato e é feito em uma oficina especial. O papel de parede fotográfico é uma opção mais econômica. Os desenhos podem ser muito diversos – paisagens, flora, fauna, personagens de contos de fadas (para quarto de criança).
Adesivos de vinil ou películas de vitral são algo que pode ser feito em pouco tempo, sem nenhum esforço e sem precisar de nenhum conhecimento especial. É muito popular. Para fachadas com superfícies de espelho e vidro, utiliza-se o uso de esteiras. É feito com uma pasta especial. Um estêncil é colocado na superfície e a pasta é aplicada com uma espátula de borracha. Deixe secar por um tempo.
É utilizado papel de parede vinílico ou de papel comum. Eles são a melhor escolha: são mais fáceis de colar e mais econômicos. Uma opção original seria o gesso decorativo. Você também precisará de um estêncil. O resultado será uma pintura tridimensional. Se desejar, pode ser pintado.
Seja qual for a opção escolhida, pense em como ela ficará no interior. Use seu gosto, mas não exagere.