Os fechos para armários de cozinha são um mecanismo específico colocado nas portas dos armários para que fechem de forma suave e silenciosa. Graças a isso, é possível evitar lascas no corpo, rachaduras no vidro e outros defeitos dos utensílios de cozinha. Eles ajudam a prolongar a vida útil dos móveis e tornam seu uso mais confortável.

A maioria dos armários de cozinha vem com um sistema de fechamento automático, mas se não tiver, é fácil consertar instalando um você mesmo.
Esse mecanismo funciona da seguinte maneira: uma mola é fixada firmemente dentro de uma cápsula metálica preenchida com óleo ou silicone. Quando a porta fecha devido ao seu próprio peso, é aplicada pressão no batente mais próximo. Seu fluido interno passa para a parte posterior da cápsula, que é mantida no lugar por um sistema de omentos. É possível ajustar o curso do pistão para mais perto graças a uma ligação de ajuste especial, cujas propriedades são reduzir e expandir o canal de saída. Quanto mais devagar o pistão se move, mais devagar a porta fecha.
Não é preciso se preocupar, pois se o mecanismo apresentar mau funcionamento, o óleo vazará e danificará os móveis. O sistema foi projetado de tal forma que, mesmo em caso de uma pane grave, ele permanecerá no lugar.
Contente
Tipos de fechos de porta
- Tipo armário – fixado na estrutura do móvel. Uma das opções mais econômicas.
- Auto-roscante – fixado com parafusos auto-roscantes.
- Tipo loop – fixado em dobradiças especiais ou parafusos Euro. Este tipo de instalação é considerado o mais confiável, mas não funciona em estruturas deslizantes.
De acordo com os princípios operacionais, existem:
- Cheio de óleo – garante fechamento suave e completo, frequentemente usado em unidades de cozinha modernas.
- Gás - finalize o deslizamento no meio do fechamento. Eles se distinguem pelo seu baixo preço.
Os designs acima mencionados são adequados para armários de cozinha giratórios; para armários roll-out, é instalado um sistema de guias com uma mola especial. Esses fechadores também são divididos em petróleo e gás.
Os fechos para armários de cozinha devem ser selecionados com base em onde serão montados e qual a carga a que serão submetidos.
Principais tipos de acessórios
- Os fechos de óleo são produzidos em conjunto com dobradiças para portas de batente, ou somente com chave - é possível fixá-los em qualquer parte do corpo. Os fechos são feitos com curva, com braço reto ou para dobradiças de canto e inclinadas.
- Padrão com quatro dobradiças e fecho integrado. Eles são usados para portas com ângulo de abertura de noventa e cinco a cento e setenta graus.
- Mecanismos para caixas com carga de até 25 quilos sem restrição de altura. Ferragens completas que permitem a extensão total ou parcial das gavetas e seu fechamento suave. Suporta cargas de até trinta quilos.
- Fechos alemães para portas de batente com dobradiças superiores, semi-superiores e embutidas. O ângulo de abertura é de cerca de duzentos e setenta graus.
Vantagens do mecanismo
- O fechamento suave das portas evita quebras.
- A porta não abre sozinha, ela fica bem encaixada no armário.
- Em caso de mau funcionamento, o óleo ou líquido fica retido na cápsula sem causar danos ao móvel.
- Capaz de suportar cargas bastante pesadas.
- Uma ampla variedade de opções de mecanismos e um preço que cabe em qualquer orçamento.
- Longa vida útil.
- Fácil de instalar.
Imperfeições
- A instalação deve ser realizada rigorosamente de acordo com as instruções.
- Não é esteticamente agradável o suficiente.
- Os fechos preenchidos com óleo têm mais dificuldade de funcionar em baixas temperaturas devido à viscosidade do óleo.
Instalação de fechos de porta em casa
A instalação de fechos para armários de cozinha depende do design dos acessórios. O tipo de encaixe requer a perfuração de um furo para coincidir com a luva no corpo do gabinete. A cápsula é então inserida no soquete. É muito mais fácil instalar um mecanismo que é fixado com parafusos na parede interna do armário ou em uma das prateleiras.
Fixar ferragens em gavetas extraíveis de cozinha é mais difícil, pois elas têm um design diferente. Esses sistemas são maiores em tamanho do que o normal. Antes da instalação, vale a pena verificar se há um espaço livre de dois milímetros sob as ripas.
A sequência do trabalho é a seguinte:
- retire a gaveta do armário; se o próprio gabinete estiver sendo restaurado, é melhor removê-lo;
- desmontar elementos antigos;
- fixar acessórios com fecho em seu lugar;
- verifique se as tábuas de cada lado estão posicionadas simetricamente;
- Prenda o tigre no fundo da caixa.
Se a caixa for estreita (largura de até noventa centímetros), a instalação unilateral é possível. Caixas grandes devem ser montadas em guias largas e pareadas.
Após a conclusão da instalação, o fecho precisa ser ajustado. Preste atenção à velocidade de deslizamento, fechamento e firmeza da porta ou gaveta.
Pegue uma chave de fenda e aperte cuidadosamente os parafusos que prendem a mola do fecho da porta e os parafusos que a prendem às dobradiças ou à porta. Devido à força de aperto do parafuso na mola, o funcionamento do mecanismo é modificado. Os parafusos no corpo podem ser usados para ajustar o aperto da porta do armário.
Uma das mais fáceis de instalar são as molas a gás, elas são simplesmente inseridas no laço. Depois que as dobradiças são fixadas, o fecho é instalado em um furo especial até ouvir um clique e o mecanismo estar pronto para uso.
Não afrouxe completamente os parafusos de ajuste. Isso pode causar vazamento de óleo, danificando os móveis e o funcionamento do fecho.
Embora o mecanismo de fechamento da porta seja projetado sem nenhuma complicação específica, em caso de mau funcionamento é mais fácil substituí-lo por um novo ou chamar um técnico.
Se os encaixes começarem a ranger, você precisará apertar todos os parafusos das dobradiças. Lubrifique as dobradiças periodicamente, limpe todos os mecanismos de sujeira com panos macios e água com sabão. É proibido limpar os mecanismos de fechamento da porta com soda ou qualquer outro agente de limpeza agressivo.
Preste atenção especial à montagem e manutenção dos fechos de armários de cozinha. Apesar de todas as suas vantagens, o trabalho será de baixa qualidade se o mecanismo não for instalado corretamente.
O mecanismo lhe trará conforto fiel e duradouro se for feito de material de alta qualidade e receber os devidos cuidados.
Os comentários estão fechados