Os sofás são frequentemente encontrados em salas de emergência e salas de tratamento de hospitais. Mas esta é uma peça de mobiliário universal que pode ser usada no campo - adicione suportes laterais, coloque um dossel em cima - e você terá um lugar lindo e aconchegante para relaxar na natureza.
Na cozinha, um sofá criará assentos adicionais e, se você equipá-lo com prateleiras, haverá um lugar para armazenar vários utensílios de cozinha.
No corredor, esses móveis serão especialmente úteis para pessoas com problemas nas costas, porque não é à toa que os médicos recomendam que eles descansem em uma superfície dura.
Com um pouco de imaginação, um acessório tão discreto pode se transformar em uma verdadeira obra-prima. Um sofá "faça você mesmo" se encaixará perfeitamente em seu interior e é fácil de fazer.
Dependendo das necessidades individuais, localização e disponibilidade de espaço livre, os sofás podem ser de diferentes tamanhos: grande, pequeno, médio, reto e de canto. Eles podem ser equipados com prateleiras ou gavetas adicionais, feitos com ou sem encosto, revestidos com tecido ou couro sintético - tal peça de mobiliário não passará despercebida e será seu orgulho.
Contente
Os principais tipos de modelos de sofá:
- com ou sem apoio de braço;
- com ou sem encosto;
- em pernas finas e grossas;
- sofás macios;
- completamente coberto com tecido ou couro.
Os principais tipos de modelos de sofá:
- com estrutura metálica;
- com gavetas;
- com prateleiras adicionais;
- dobrável (pode ser transformado em um lugar para dormir).
Escolha um modelo de sofá que não só se encaixe perfeitamente no interior, mas que também seja acessível para você fabricar. Se você tiver alguma habilidade em carpintaria, poderá assumir versões mais complexas do produto. Se você estiver dominando esse tipo de atividade pela primeira vez, primeiro faça um modelo simples.
Vantagens de um sofá faça você mesmo:
- baixo custo – você só precisa gastar dinheiro com os materiais necessários;
- organização de espaço adicional;
- confiabilidade do projeto;
- fabricação conforme as dimensões requeridas;
- combinação com o interior;
- aparência elegante.
Fazer um sofá com suas próprias mãos não é difícil, você não precisa ser um carpinteiro profissional. O mais importante é pensar cuidadosamente em todos os detalhes, fazer um plano, desenhos precisos (eles podem ser encontrados na Internet) e escolher materiais de alta qualidade.
Blocos de madeira comuns são adequados para a estrutura; é melhor dar preferência à madeira natural. Mas você também pode usar aglomerado. Para tornar o produto mais macio, utilize um colchão ou espuma de borracha. O tecido para estofamento dará a esse tipo de móvel uma aparência bonita.
Como fazer um sofá com suas próprias mãos?
Observe que todos os elementos de madeira devem ser lixados, pintados e depois envernizados. Portanto, decida imediatamente sobre a cor desejada do futuro produto. Quando a primeira camada de verniz estiver seca, você pode passar uma lixa novamente nas peças - todas as pequenas lascas salientes endurecerão e será fácil removê-las.
Se você quiser tornar o produto macio, use um material universal e barato como enchimento: espuma de borracha. Escolha um nível médio de dureza, pois muito macio fará com que ceda, e muito duro causará desconforto. Corte a espuma de borracha alguns centímetros mais longa - ela deve ser fixada na parte inferior das peças para evitar desgaste prematuro do estofamento.
Para facilitar a costura do produto, siga este procedimento: primeiro, fixe-o solto em um dos lados compridos da peça, depois estique e prenda-o do centro do lado oposto até as bordas. Siga a mesma sequência com as pontas curtas.
A melhor opção para um mecanismo de elevação da cabeceira seria uma trava escalonada, popular em modelos mais antigos de camas dobráveis.
Observe que o dispositivo para sofá ou pufe não funcionará neste caso - devido ao pequeno tamanho da alavanca, você terá que aplicar muito esforço para abaixar a cabeceira.
Você pode escolher uma cabeceira de duas posições, cujo funcionamento é garantido por microelevadores a gás com uma força de 40N-80N.
Para as pernas da estrutura, corte a madeira em pedaços de 50 centímetros; para as peças restantes, você precisa preparar madeira compensada com os seguintes parâmetros:
- para uma cama de 170cm*70cm;
- na cabeceira 38cm*70cm;
- dois czares longos de 200 cm * 17 cm;
- quatro czares baixos 56cm*17cm.
As barras curtas são fixadas entre as longas. Nos longos, faça tudo da mesma forma, mas em um plano com diâmetro de 8 mm. Coloque uma travessa curta a uma distância de 40 centímetros da cabeceira.
As pernas são fixadas usando parafusos autoatarraxantes 4*60. Para evitar rachaduras na madeira, faça furos de 5 mm de diâmetro nas barras laterais e furos de 2,5 mm de diâmetro nas pernas.
Ao longo do perímetro da caixa, exceto na cabeceira, parafuse os cantos para fixar a cama. Se o sofá estiver equipado com amortecedores a gás, instale-os também, seguindo o manual do usuário que acompanha o sofá.
Enrole a cama em direção aos cantos da caixa, deixando 5 centímetros do pé e das laterais. Coloque as alças em formato de borboleta na cabeceira da cama, depois coloque-as em uma posição horizontal e abaixada embaixo da cama e prenda-as. Só falta fixar a parte do balcão dos elevadores a gás e o sofá "faça você mesmo" estará pronto.
Decorando o produto
Para decoração, você pode usar apenas tintas e vernizes, diversos materiais sintéticos, microfibra, couro sintético ou veludo - tudo depende do seu gosto e orçamento. Estofados sintéticos mantêm sua cor e forma por muito tempo, mas tendem a ficar eletrificados e atrair poeira.
O sofá terá uma aparência interessante se você fizer furos no compensado e apertar o enchimento com linha de náilon. Os buracos serão escondidos com a ajuda de lindos botões revestidos com tecido da mesma cor.