Você pode dar nova vida a um armário antigo com suas próprias mãos e fazer móveis que irão “encaixar” organicamente no interior usando a técnica de decoração de decoupage.
O princípio da decoupage é colar desenhos em papel em qualquer item doméstico para criar um certo estilo. Decoupage é um tipo de trabalho chamado upcycling – decoração artística de coisas velhas, criando novos itens de alta qualidade a partir delas.
Existem muitas ofertas para comprar móveis novos agora, mas não tenha pressa em jogar fora seu guarda-roupa antigo e confortável - mesmo quem nunca fez ou consertou móveis com as próprias mãos pode transformá-los com decoupage. Selecionando materiais e usando sua imaginação, você pode fazer decoupage em um armário em qualquer estilo: clássico, provençal, campestre, moderno.
Contente
Ideias de decoupage
Além de designs especiais de decoupage, você pode transformar seu armário usando qualquer material de papel que tiver à mão:
- guardanapos;
- imagens coloridas de revistas;
- papel de parede;
- impressões coloridas.
É mais conveniente usar guardanapos - a maciez e a finura do papel permitem que você faça cuidadosamente um lindo padrão nos móveis, criando transições invisíveis da superfície geral. Guardanapos vendidos em lojas comuns são adequados para criar uma decoração de guarda-roupa em qualquer estilo - você só precisa escolher o padrão apropriado. Uma grande seleção está disponível para criar o estilo provençal: imagens aconchegantes, românticas e sofisticadas de flores e plantas, executadas em cores pastéis sobre um fundo claro, criarão conforto e encherão você de tranquilidade.
Texturas mais densas são primeiro diluídas com lixa. Aplicar várias camadas de verniz ajudará a suavizar a transição entre o plano da tela principal e a imagem.
O papel de parede é indicado para quem está começando a dominar a técnica de decoupage de móveis. Você pode criar uma decoração única com eles, usando vários tipos diferentes em um plano ou decorando as saliências das fachadas.
A decoupage de um guarda-roupa antigo não se limita apenas a materiais de papel; você pode usar miçangas, lantejoulas e outros itens decorativos.
Preparação
Preparar um armário para decoupage é o processo mais trabalhoso e também gera poeira.
Para trabalhar você precisará de:
- Malhas abrasivas: irregularidades superficiais significativas são processadas com malhas de granulação grossa, depois com malhas de granulação média e polidas com malhas finas para acabamento.
- Ralador para fixação da malha.
- Pano seco, esponja ou escova.
- Massa para madeira.
- Uma espátula de borracha é macia e preencherá todos os buracos e rachaduras.
- Rolo.
- Primer – acrílico pode ser usado para todos os tipos de acabamento.
- Respirador.
- Tinta acrílica.
- Rolo.
- Pincel estreito.
Preparação de móveis
Remova todos os elementos da estrutura: puxadores, portas, desparafuse as dobradiças, retire as gavetas e, de preferência, remova as frentes delas - elas são processadas com mais cuidado separadamente.
Remova o revestimento antigo com uma escova (um pano empurrará a poeira para as rachaduras), coloque um respirador e lixe a superfície de todas as peças. Limpe a poeira após cada tratamento.
Desengordure com acetona ou aguarrás.
Massa: preencha grandes defeitos, remova irregularidades, nivele a superfície com uma camada fina e trate com tela abrasiva nº 100-120, para pintura nº 180 e superior.
Aplique um primer – melhora a adesão da superfície aos materiais adesivos e de tinta, promove um tom de cor uniforme.
Após a camada de primer secar completamente, pinte os cantos com tinta acrílica usando um pincel e as superfícies maiores usando um rolo.
Para criar a aparência de um móvel antigo, após a primeira demão de tinta acrílica, cubra vários pontos da superfície do armário com uma vela de parafina. Depois, prepare o gabinete novamente. Utilize uma lixa grossa ou uma malha abrasiva para lixar as ilhas previamente tratadas com parafina.
A coisa mais difícil de preparar para decoupage é um armário polido - a tinta não adere bem ao polimento, então ele deve ser bem limpo com lixa grossa.
Processo de decoupage
Para anexar os desenhos você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- Cola PVA;
- água;
- dois pincéis de pintura - um fino para desenhar, um mais largo para colar;
- guardanapos;
- verniz acrílico;
- tinta acrílica branca;
- cores de tinta.
Aplique cola PVA, levemente diluída em água, nos locais onde as fotos ficarão no armário preparado, usando um pincel. Se um guardanapo for usado como decoração para decoupage, rasgue cuidadosamente o papel ao redor do desenho. Ele é arrancado, em vez de cortado, para que as transições entre o padrão e a superfície do gabinete sejam imperceptíveis. As imagens são recortadas e a suavização da transição para a superfície das peças é garantida no caso de sua utilização por várias camadas de verniz.
Partindo do centro do guardanapo, use uma escova para alisar delicadamente o papel, pressionando levemente, evitando que ele fique molhado ou enrugue. Periodicamente, você precisa molhar o desenho com cola PVA diluída.
Antes de colar o papel de parede, é preciso separar a camada de suporte do papel, assim ele ficará mais fino e serão necessárias menos camadas de verniz.
Um arquivo de escritório comum ajudará você a evitar rasgar o molde durante a decoupage:
- coloque um guardanapo virado para baixo sobre ele;
- espalhar com cola PVA;
- aplicar na superfície do gabinete;
- passar a ferro com pano ou esponja;
- remover arquivo.
Aplique verniz acrílico no guardanapo em pelo menos 2 camadas, o papel de parede é coberto com 3 camadas, o efeito de “envelhecimento” do gabinete pode ser feito com a ajuda de verniz craquelure.
Se você planeja desenhar elementos artísticos nos móveis ou adicionar decorações volumétricas, isso deve ser feito depois que a cola secar.
Imagens grossas podem ser coladas usando o método de “incorporação”:
- cubra o armário com 2 camadas de verniz, periodicamente durante o tempo de secagem;
- aplique o verniz pela 3ª vez, fixe o desenho;
- Usando uma espátula de borracha, pressione levemente o papel na superfície;
- Após a secagem, cubra com uma camada de verniz.
O trabalho de decoupage de móveis do tipo "faça você mesmo" é trabalhoso, mas o resultado será prazeroso. Você não só pode admirar o guarda-roupa, mas também usá-lo completamente.