As coisas “feitas à mão” no interior são cada vez mais valorizadas. Eles dão individualidade e um toque especial à casa. Toda dona de casa sonha em criar um ambiente aconchegante em seu apartamento com o mínimo de custos, e a técnica de “decoupage”, que em francês significa “corte”, pode ajudar nisso. Depois de experimentar trabalhar com essa técnica, você certamente fará da decoupage seu hobby. O principal elemento da cozinha é, sem dúvida, a mesa. Se ele estiver sem graça, descascando ou foi herdado da sua avó, você pode facilmente dar uma nova vida a ele com a ajuda de manipulações simples.
Contente
- Uma variedade de ideias para decoupage de uma mesa velha
- Preparando a superfície de uma mesa velha para decoupage
- Materiais e ferramentas para trabalhar na técnica de decoupage
- Criando Decoupage: Instruções Passo a Passo
- VÍDEO: Decoração e decoupage da mesa da cozinha
- 50 Ideias de Fotos para Decoupage na Mesa da Cozinha
Uma variedade de ideias para decoupage de uma mesa velha
Os estilos de decoupage mais populares são: vitoriano, provençal, urbano simples e chique gasto. Vamos tentar entendê-los com mais detalhes.
- O estilo vitoriano veio da Grã-Bretanha. É caracterizada por tons ricos e brilhantes de verde, vermelho e dourado. As imagens retratam caça, naturezas-mortas, rosas, animais nobres, além de padrões xadrezes e listrados. Em geral, o estilo tem pretensão de luxo.
- A Provença transmite a essência das províncias do sul da França. Motivos florais e vegetais são usados ativamente aqui, e lavanda e garrafas de vinho são frequentemente retratadas. O design é aplicado em uma superfície leve e envelhecida artificialmente.
- Cidade Simples. Traduzido como "estilo urbano simples". Esta é a direção mais moderna e democrática, utilizando recortes de jornais e revistas antigos, fotos e impressões.
- Chique gasto. Surgiu no final do século XX. "Shabby" é traduzido do inglês como "gasto, surrado". São utilizadas cores pastéis claras e contornos desfocados, os temas principais são rosas, pássaros, anjos e outros “favoritos”.
Depois de decidir a direção em que a mesa será decorada, é necessário selecionar os materiais para o trabalho. Tudo o que você precisa para decoupage é vendido em lojas de artesanato especializadas. Você pode comprar apliques prontos para itens de decoupage (cartões de arroz) ou usar recortes de jornais e revistas, guardanapos de papel de cozinha comuns (o material mais popular para decoração) e muito mais. O principal é a imaginação. Depois de escolher as imagens de acordo com seu gosto, você precisa criar uma composição geral. Você pode criar um item único e exclusivo que nenhuma outra casa terá. E então mostre com orgulho aos seus convidados.
Preparando a superfície de uma mesa velha para decoupage
Para fazer decoupage em uma mesa de cozinha com suas próprias mãos, primeiro você precisa preparar a superfície de trabalho para aplicar o desenho. O tampo de uma mesa de plástico pode ser facilmente desengordurado com álcool; haverá um incômodo mínimo mesmo com uma mesa nova comprada, por exemplo, na IKEA. Se a mesa for antiga, o processo pode ser bem trabalhoso, mas o resultado é incrível. Esta etapa não pode ser ignorada; até mesmo o design mais requintado parecerá desleixado em uma superfície de mesa áspera. A preparação é realizada em várias etapas.
- Para remover verniz ou tinta antigos e nivelar a superfície, ela deve ser tratada com uma lixadeira ou lixa de grão grosso.
- Preencha arranhões e rachaduras profundas com massa e deixe secar.
- Prepare o tampo e as pernas da mesa.
- Cubra as partes da mesa com tinta acrílica e deixe secar completamente por 5 horas (são aplicadas no mínimo 2 camadas de tinta). A escolha da cor depende da composição pretendida. Para imagens brilhantes, é melhor escolher cores claras, assim você terá algo estiloso que agrada e não irrita os olhos.
- Para garantir a adesão confiável da imagem à mesa, a superfície é desengordurada com acetona e os revestimentos plásticos são tratados com álcool para que a acetona não corroa a camada superior.
Materiais e ferramentas para trabalhar na técnica de decoupage
Para criar uma obra-prima única com suas próprias mãos, você precisará de um conjunto simples, que pode ser comprado na loja de scrapbook mais próxima, e alguns deles já estão em todas as casas.
Um artesão iniciante precisará de:
- imagens para decoupage (mapas, fotografias, guardanapos, jornais, etc.);
- mesa (objeto de restauração);
- tesoura de manicure;
- lixadeira ou lixa;
- acetona ou álcool para desengordurar;
- massa de vidraceiro;
- PVA simples diluído em água na proporção de 1:1 ou cola especial para decoupage;
- pincéis largos e esponja;
- verniz de acabamento para decoupage;
- vela;
- tintas acrílicas, agente de pátina, craquelure se necessário;
- recipientes de água;
- saco plástico.
À medida que você ganha experiência, seu arsenal pode crescer e mudar.
Técnicas de envelhecimento interessantes e originais permitirão que você faça decoupage com suas próprias mãos em um estilo retrô.
Para criar um efeito desgastado, use dois tipos de tintas acrílicas contrastantes: uma vela e uma lixa ou uma esponja de prato dura. Após cobrir o objeto de transformação com uma camada de tinta, os locais das abrasões esperadas são então esfregados com cera e cobertos com uma camada de uma segunda tinta. Após a secagem completa, remova a camada de cera com uma esponja ou lixa.
A folha de ouro permite que você prateie ou doure a base para decoupage.
Craquelure é a criação de uma superfície rachada. Este efeito é obtido aplicando 2 camadas de verniz com diferentes velocidades de secagem. Quando elas são conectadas, as fissuras desejadas são formadas; para torná-las mais claras, utiliza-se rejunte especial para decoupage.
Pátina é uma composição especial que, quando aplicada, provoca o aparecimento de ferrugem, oxidação e até musgo. Usado para envelhecer metais, gesso e madeira.
Com essas técnicas, colar uma imagem em um móvel deixa de ser uma simples aplicação e vira uma decoupage artística.
Criando Decoupage: Instruções Passo a Passo
Depois que o tampo da mesa e outras partes da mesa atualizada são lixados, preparados e pintados com tintas acrílicas, começa o trabalho de joalheria mais interessante.
- Se você não escolheu o caminho mais fácil comprando quadros especiais para decoupage que não precisam ser delaminados, mas escolheu material improvisado, então você precisa seguir os seguintes passos.
- Divida o guardanapo em camadas e recorte o desenho desejado da folha superior resultante com a imagem usando uma tesoura curva. Imagens grandes são recortadas em partes para facilitar a colagem.
- As impressões são primeiro revestidas com várias camadas de verniz, depois deixadas de molho em água morna por 5 minutos e a camada de papel é removida em um movimento ou rolando-a aos poucos do centro para as bordas, afinando gradualmente o desenho.
- Para pintar o quadro na cor desejada, você pode usar tintas aquarela comuns.
- O desenho preparado é colocado virado para baixo em um saco plástico e cuidadosamente alisado com um pincel molhado.
- A superfície da mesa é revestida com cola, após o que a peça de trabalho é colocada sobre ela e alisada do centro para as bordas do desenho com um pincel embebido em cola. Uma escova seca rasgará o guardanapo, e uma muito molhada transformará o papel em mingau. Se, apesar de todos os seus esforços, a peça quebrar, não se preocupe, as bordas podem ser cuidadosamente endireitadas com uma agulha de costura comum.
- Após o alisamento final, outra camada de cola é aplicada para fixá-la no lugar.
- Para remover rugas do desenho, depois que a camada adesiva secar, cubra-o com papel vegetal e passe-o com ferro morno.
- Para o toque final, use um pincel para desenhar contornos, sombras e padrões.
- Após a secagem, o desenho é revestido com verniz de acabamento em 2 a 3 camadas.
Dar uma nova vida à sua mesa antiga fará você se sentir um verdadeiro artista. Ao fazer não apenas a decoração da mesa com suas próprias mãos, mas também decorar os bancos, tábuas de corte ou bandejas no mesmo estilo, você obterá um design de cozinha original com o mínimo de tempo e gasto de orçamento familiar e, o mais importante, você realizará suas fantasias criativas.
Os comentários estão fechados