Vários séculos atrás, uma técnica especial para decorar móveis surgiu na Alemanha Medieval. Naquela época, nem todo mundo tinha condições de ter itens decorativos ou pintados à mão. Muitas vezes, eles simplesmente decoravam caixas, cômodas ou armários com desenhos em papel, cobrindo-os com uma camada de verniz especial por cima. Foi assim que surgiu a decoupage, que continua popular até hoje. Esta é uma técnica de decoração de superfícies que imita a pintura artística.
A facilidade de execução permite que até mesmo pessoas sem habilidades artísticas transformem qualquer item de interior em uma obra de arte. Para decoração, são utilizadas rendas, guardanapos de papel e tecidos, que podem ser usados para decorar qualquer superfície, seja madeira, vidro ou plástico. A decoupage de móveis no estilo provençal é especialmente popular. Há também outras tendências: shabby chic, vitoriano e étnico, simplicidade.
Para decorar vários objetos usando esta técnica, são usados os seguintes:
- guardanapos especiais;
- cartões postais;
- papel de parede;
- ilustrações impressas;
- renda;
- vários tecidos;
- jornais velhos.
Os artesãos modernos combinam diversas técnicas e materiais em suas obras para decorar objetos. Eles combinam diferentes tipos ao mesmo tempo.
Tipos de decoupage
- Volume.
Com esse método, os elementos são colados especialmente uns sobre os outros ou a formação de camadas múltiplas é obtida usando uma massa de modelagem. É usado para decorar quartos de crianças, criar imagens tridimensionais e restaurar móveis.
- Direto.
Um aplique ou desenho é colado na superfície pré-pintada da peça e depois coberto com uma camada fixadora de verniz.
- Esfumaçado.
Este tipo de decoupage imita a pintura artística. Esse efeito é obtido por meio de técnicas especiais de uso de tinta. Uma névoa clara aparece ao longo dos limites claros do desenho, e a imagem se funde com o fundo.
- Remendo de decoração.
Esta técnica combina decoupage e patchwork. Ela difere das outras porque não é a imagem ou elemento inteiro que é colado, mas pequenos pedaços de uma imagem. É usado para decorar joias, acessórios e estatuetas.
- Voltar.
Usado para decorar itens de vidro. Para isso, a imagem é colada com a parte frontal voltada para a superfície e coberta com verniz por cima.
Para dar ao produto uma aparência única, os mestres da decoupage costumam usar técnicas especiais:
- são criadas abrasões;
- é aplicado um verniz craquelure, que após a secagem fica coberto de rachaduras;
- para dar uma cor diferente, a superfície do objeto é tingida com manchas de uma tinta diferente;
- criar folhas de ouro ou prata;
- simular escurecimento desenhando sombras.
Contente
Preparando-se para o trabalho
Antes de começar a decorar, você precisa preparar adequadamente os itens selecionados. Primeiro, você deve lixar a superfície, principalmente móveis antigos, é necessário remover completamente a camada de tinta. Depois de tudo coberto com primer, depois que secar você pode passar para a pintura do fundo principal.
A decoração posterior é realizada de acordo com a técnica de decoupage escolhida. O desenho é recortado ou cuidadosamente arrancado do guardanapo, colocado onde deve ficar, a superfície da base deve ser pré-revestida com cola. Alise com um pincel, tomando cuidado para não danificar, depois cole com outra camada de cola, aplicando sobre o desenho.
Decore as bordas com tinta, decorando a superfície a seu gosto. Deixe todas as camadas secarem. Para acelerar esse processo, você pode usar um secador de cabelo. Após a secagem, a superfície é coberta com duas camadas de verniz. O verniz pode ser especial para decoupage ou regular para trabalhar madeira. Para remover todas as irregularidades, a superfície é lixada com lixa.
Entre a variedade de tipos, os artesãos muitas vezes preferem a decoupage no estilo provençal. Este estilo recebeu o nome da província francesa. Caracteriza-se pelo uso de motivos florais e tons frios no design dos objetos. Estilo rústico, aconchegante e tranquilo. A decoupage de móveis no estilo provençal permite que você crie um cantinho do sul da França no seu quarto. O uso de imagens com tema marinho também é permitido. O visual desgastado é combinado com superfícies pintadas à mão e caiadas de branco.
Decoupage de uma cômoda no estilo provençal. Aula magistral
O principal é escolher a mesa de cabeceira certa; deve combinar com o estilo. A melhor escolha seria uma com gavetas e elementos esculpidos. Prepare os materiais necessários: tintas acrílicas, cola, verniz para decoupage, pincéis, guardanapos com lindos motivos florais, craquelure de duas etapas, esponja de espuma, verniz aqua fosco, pasta de baguete.
Vamos ao trabalho.
- Lixamos e desengorduramos cuidadosamente a superfície do criado-mudo.
- Cobrimos as gavetas, o tampo da mesa e os cantos laterais da cômoda com primer.
- Cobrimos os móveis completamente com tinta acrílica bege.
- Colamos os moldes com cola para decoupage e lixamos levemente com lixa depois de completamente secos.
- Usando cinza, desenhe uma borda nas gavetas e nas laterais da cômoda.
- Aplicamos craquelure na cor bege, deixamos secar e repetimos o procedimento novamente.
- As rachaduras formadas após a aplicação do craquelure são preenchidas com pigmento dourado.
- Tratamos toda a mesa de cabeceira com aqualak.
- Pegamos a pasta de baguete e desenhamos monogramas nas gavetas e laterais da cômoda, ao longo de todo o contorno.
- Nós decoramos monogramas com douramento.
- Usando uma esponja, vamos borrando todas as bordas dos móveis que estamos usando, usando tintas douradas, marrons, pretas e verdes.
- Cobrimos toda a superfície da cômoda com verniz de acabamento.
Depois que o verniz secar, você poderá aproveitar o uso do móvel. Esta mesa de cabeceira em estilo provençal decorará qualquer ambiente e lhe dará um charme único.
Decoupage de porta interna
Às vezes acontece que a porta não se encaixa no interior existente do cômodo. Há momentos em que simplesmente precisa ser envelhecido. A decoupage no estilo provençal ajudará você a sair dessa situação difícil. Para decorar portas internas você precisa:
- Trate a superfície da porta com uma solução de sabão e remova toda a poeira e sujeira.
- Para evitar danos nas paredes pela tinta, é necessário vedar os batentes das portas com fita adesiva.
- Aplique primer e pinte a porta em uma cor que combine com o estilo.
- Aplique tinta acrílica branca.
- O papel de parede é colado imediatamente, mas os guardanapos devem primeiro ser molhados com água. Nós decoramos a nosso critério, escolhendo o padrão desejado.
- A superfície dos guardanapos ou papel de parede deve ser revestida com outra camada de cola. Deixe secar completamente.
- Se necessário, remova quaisquer áreas irregulares usando uma lixa fina.
- Toda a superfície da porta é completamente coberta com verniz, de preferência em várias camadas.
Restaurando uma mesa com papel de parede colorido
Acontece que móveis antigos que perderam sua aparência original ficam guardados em um apartamento por muitos anos. Seria uma pena jogá-lo fora, porque é uma lembrança querida ou talvez tenha sido herdado de parentes. Vamos dar uma olhada em como você pode restaurar uma mesa usando papel de parede comum. Para trabalhar você precisará de:
- Papel de parede com um lindo padrão colorido;
- Cola PVA;
- Verniz acrílico;
- Lixa;
- Rolo e pincéis.
Antes de decorar a mesa, é necessário desengordurar o seu tampo com álcool e depois lixá-lo bem com uma lixa. Pegamos o papel de parede e medimos o comprimento que precisamos, deixando um pouco para margem. Revestimos o verso do papel de parede e o tampo da mesa com cola. Tentamos colar uniformemente, nivelando a superfície com um rolo. Lixamos as partes laterais da mesa com uma lixa e cobrimos com várias camadas de verniz decoupage. Deixe secar completamente. Agora, uma mesa dessas vai decorar qualquer sala de estar.
Como decorar uma mesa de centro antiga
Esta master class ajudará qualquer iniciante a decorar uma mesa de centro antiga usando a técnica de decoupage.
Materiais necessários:
- guardanapos, jornais velhos ou qualquer imagem em papel;
- Cola PVA;
- tinta acrílica;
- primer;
- faca e tesoura;
- pincéis e estênceis;
- verniz.
A primeira coisa que você deve fazer é polir a mesa de centro com uma lixa até que ela fique completamente lisa. Aplicamos o primer e esperamos secar. Preparamos o papel com a imagem, retiramos a camada grossa dos guardanapos, deixando apenas a camada superior.
Nós cobrimos com cola na parte de trás e, pressionando, colamos na superfície. Removemos irregularidades e bolhas. Pintamos os contornos da imagem com tinta acrílica branca ou preta. Usando a mesma tinta e um estêncil, decoramos os cantos da mesa. Depois que tudo estiver seco, aplique uma camada de verniz.
Decoupage de móveis de cozinha em estilo provençal
Apesar da enorme seleção de produtos no mercado, às vezes você quer algo original. Decore seu conjunto de cozinha no estilo provençal, Você pode criar um canto de "vila francesa" na sua cozinha. Motivos florais em tons delicados ficarão bem nesses móveis.
Você pode usar não apenas imagens de papel para decoração, mas também diversos tecidos. Esta técnica de decoupage permite que você use sua imaginação. A única desvantagem é que móveis de plástico não são adequados para decoração devido às suas superfícies brilhantes. Os materiais necessários são comprados. Armários de madeira são lixados e cobertos com uma camada de primer. Depois pinte várias vezes com tinta acrílica. Aplique desenhos em papel ou apliques em tecido, primeiro revestindo-os com cola PVA. Depois que a cola secar, você pode decorá-la com tinta e aplicar padrões usando estênceis. A etapa final é cobrir toda a superfície com verniz.
Basta um pouco de imaginação e diligência para que móveis desinteressantes se transformem em verdadeiras obras de arte. O ambiente ficará repleto de aconchego, ganhará charme e um estilo único.