Os corredores geralmente têm tamanho limitado, então a questão de guardar coisas, especialmente sapatos, é grave. É aceitável guardar itens sazonais no mezanino, mas aqueles que são usados devem ser mantidos “à mão”. Uma sapateira equipada com um mecanismo de pétala com guias pode dar conta da tarefa de armazenamento. Para escolher a opção certa, você precisa se familiarizar com a estrutura do item e seu mecanismo de operação.
Um armário de aglomerado comum pode facilmente se tornar uma sapateira conveniente se for equipado com um mecanismo especial com guias. É um conjunto de 2 peças plásticas, fixadas com uma luva giratória ao corpo do móvel pelo lado interno.
Há furos nas laterais do mecanismo para fixação das guias na parte frontal do gabinete. A parte central do dispositivo contém ranhuras para colocação de pétalas (sapatos).
Dependendo do número de suportes para sapateiras, o mecanismo pode ser:
- Solteiro;
- Dobro;
- Triplo.
Os separadores são geralmente feitos de aglomerado de pequena espessura (até 1 cm). Opções feitas de compensado também estão disponíveis. Prateleiras finas permitem que você coloque as coisas livremente.
O sistema é fixado não apenas na parte frontal do gabinete, mas também nas guias nas laterais do corpo. O mecanismo ganha assim a capacidade de girar ao longo do eixo de orientação horizontal. Essa rotação das guias é feita em um determinado ângulo. O princípio de funcionamento do produto é simples. Este movimento, graças às guias, permite abrir livremente a fachada e utilizar as prateleiras.
O centro de gravidade muda ligeiramente quando o mecanismo é fixado na sapateira, permitindo que o sistema seja fixado na posição fechada. Um projeto instalado corretamente com guias segurará com segurança a porta do armário não utilizada, mesmo com sapatos pesados.
Contente
Como escolher a opção certa
Para calcular a capacidade, o volume do armário com guias e mecanismo de dobramento, você precisa pensar que tipo de calçado será armazenado nele. A média é de 9 pares. A capacidade dependerá das dimensões das coisas que serão armazenadas ali. Se você escolher um design com 2 a 3 prateleiras, o número aumentará.
Você também deve prestar atenção à altura do produto. Cada seção ocupa aproximadamente 20–25 cm. O comprimento e a largura médios de 1 par são 28 e 12 cm, respectivamente. Com base nesses valores, a altura do armário com sapateiras deve ser de 70 cm. A largura da seção do móvel é determinada pelo fabricante. O valor médio para produtos similares com guias é de 80 cm.
Prós e contras do design de calçados
Uma sapateira de pétalas com guias é ideal para espaços pequenos porque é compacta e prática. O produto é fácil de usar e fabricar. Quanto mais seções uma estrutura com guias tiver, mais espaçoso será o item. Entretanto, a sapateira não tem capacidade para acomodar botas de cano alto em suas prateleiras.
Entre as desvantagens do projeto com guias estão os grandes vãos entre as fachadas. Isso é especialmente perceptível quando há um grande número de seções. Ao instalar um armário com guias de altura suficiente, será necessário protegê-lo adicionalmente contra quedas, pois o centro de gravidade dessa estrutura é significativamente deslocado.
Comprar um produto com guias e mecanismo de dobragem tornará a tarefa de guardar sapatos no corredor muito mais fácil. Comprando os acessórios separadamente, você mesmo pode fazer um prático armário de aglomerado.