Os primeiros painéis de aglomerado convencionais surgiram em 1918. Graças ao progresso ao longo de muitos anos, os materiais se tornaram de melhor qualidade, mais confiáveis e, hoje em dia, placas laminadas resistentes à umidade já estão disponíveis para a produção de vários produtos. Existem muitos tipos de tábuas feitas de madeira. Entre eles estão o MDF e o aglomerado laminado, com características diferentes e características próprias.
Os painéis de aglomerado laminados à base de polímeros termoendurecíveis são o material principal e frequentemente utilizado para a produção de elementos de mobiliário em massa na indústria, sendo também amplamente utilizados na construção civil. Essas placas são bastante resistentes a influências mecânicas e químicas (gasolina, acetona, água, solventes, álcool, ácido, café e outras substâncias). A partir disso podemos concluir que o aglomerado laminado é uma excelente matéria-prima para a produção de mobiliário médico, laboratorial, educacional, residencial e de escritório.
Aglomerado é um material feito de madeira natural. Este é o mesmo aglomerado, mas lixado de forma mais branca, com uma película de melamina durável na superfície. Ou seja, sua principal diferença é o revestimento. Quando pressionado na estrutura da placa, ele se torna mais resistente à umidade e muito mais forte. Trata-se de uma matéria-prima “solta”, seu custo é acessível e, em termos de design, devido ao filme e ao revestimento, é possível obter diversas soluções de cores, inclusive com padrão de madeira natural. É amplamente utilizado na produção de produtos de armários para cozinha, escritório, casa e outros itens de interior doméstico como material principal. É utilizado na fabricação de estandes de exposição, móveis para interiores de lojas, farmácias e supermercados. A mesma coisa acontece com o MDF, mas essas placas são mais caras.
A laminação de aglomerado é realizada em diversas cores e texturas:
decorações vetoriais de fantasia;
- geometria;
- ornamentos;
- papéis comuns;
- desenhos e imitação de madeira.
O filme decorativo para revestimento é impregnado com resina, é feito de papel decorativo especial, com densidade de 60-90 g/m2.
A laminação ocorre em uma prensa. Durante o processo de prensagem, o papel se torna mais denso e suas propriedades são semelhantes às do plástico. Uma película densa e brilhante se forma na parte superior, e a mesma película se forma na parte inferior, mas com uma estrutura diferente: adesiva. O revestimento de placas laminadas é bastante durável e é formado pela resina espalhada por toda a superfície do aglomerado a uma pressão de 25-28 MPa e uma temperatura de 140-210°C. Para produção, sua largura não pode ser menor que 10 mm, mas também não pode ser maior que 22 mm. Quando laminado, o aglomerado não emite vapores de aldeído, que são prejudiciais ao meio ambiente.
Contente
Tipos de aglomerado laminado em móveis
Os fabricantes rotulam a estrutura do aglomerado laminado de forma diferente, mas geralmente assim:
- BS é escritório;
- SE – madeira com poros superficiais;
- SM - superfície lisa;
- MAT - superfície lisa fosca;
- PR – estrutura porosa;
- PE – “casca de laranja”.
Os dois primeiros são mais frequentemente usados para produção: BS e SE. PR – também popular, mas usado com menos frequência, SM é usado na produção de divisórias internas. Outras marcações podem aparecer.
Vantagens e desvantagens do aglomerado laminado em móveis
Para escolher boas matérias-primas para móveis específicos, você precisa conhecer suas características, incluindo prós e contras. Qualquer material de aglomerado é feito de serragem e aparas de madeira impregnadas com resina de formaldeído como aglutinante. O aglomerado emite formaldeído, o que tem um impacto negativo no meio ambiente e na saúde humana, mas o aglomerado laminado tem uma película protetora - uma camada laminada que não permite que a substância evapore das placas.
Para produzir filme laminado, é utilizado papel com determinada textura e padrão. É impregnado com resina melamínica, o que lhe confere um certo nível de rigidez e é mais friável. Em seguida, sob pressão, a superfície da placa é conectada ao filme - é assim que uma folha laminada de espessura padrão é formada.
O aglomerado laminado é um material bastante resistente a influências mecânicas e térmicas, com uma ampla gama de texturas e cores. Pode ser desenvolvido na forma de espécies valiosas de madeira. Devido à sua resistência a altas temperaturas, pratos quentes podem ser colocados em bancadas feitas com este material.
As desvantagens incluem a falta de possibilidade de processamento fino e a presença de resinas de formaldeído na composição do aglomerado, e as vantagens incluem alta resistência mecânica e química.
Móveis de MDF - o que é?
MDF é uma tecnologia aprimorada para a produção de materiais de aglomerado. A placa é composta por pequenas frações de serragem compactada. Graças a esse método de colagem, o material é altamente durável, homogêneo e inofensivo à saúde. Graças a esses indicadores, ele pode ser utilizado para a produção de qualquer tipo de mobiliário, inclusive para quarto infantil. Seu custo é um pouco mais alto.
As principais vantagens são a alta resistência das placas, homogeneidade, facilidade de processamento, resistência à umidade, propriedades antideformação, ampla variedade e belo design.
Desvantagens: preço alto, placas suscetíveis a danos mecânicos e impactos, facilmente inflamáveis.
Como escolher o aglomerado laminado certo?
Hoje em dia existe uma quantidade considerável de aglomerado para diversas finalidades. Suas diferenças estão na espessura, composição, resistência ao desgaste e densidade. Tais características estão associadas à utilização de placas em diferentes áreas de produção. Existe um estereótipo sobre a densidade da laje. Acredita-se que quanto mais denso, melhor. Mas isso não é totalmente verdade. A vantagem dessas placas é o baixo custo da matéria-prima (madeira de baixa qualidade). Isso inclui madeira de bitola fina, lajes e ripas. O principal é que esses materiais atendam aos seguintes padrões.
- As frações do chip não devem ser pequenas.
- A secção transversal das aparas deve ser quadrada e o formato deve ser de pétala. Se esses requisitos forem violados, as propriedades físicas e químicas da laje acabada se deteriorarão (a flexão e a resistência serão prejudicadas).
Os consumidores costumam fazer perguntas: que tipo de material é esse para uma cama - MDF? Qual é a diferença entre MDF e aglomerado para móveis? Vamos considerar essas nuances com mais detalhes.
Vantagens do aglomerado:
- preço baixo;
- não resseca, não delamina, não mofa;
- graças aos aditivos químicos, os insetos não vivem no fogão;
- vida útil superior a 10 anos.
Vantagens do MDF:
- preço acessível para consumidores com renda média;
- força;
- resistência à umidade;
- inclui todas as vantagens acima mencionadas do aglomerado.
A escolha do material depende do que se planeja fabricar. O aglomerado pode ser utilizado na fabricação de móveis destinados a escritórios, residências, lojas e supermercados. O MDF é uma escolha melhor para móveis infantis.
A produção de painéis de fibra de madeira nos permite fabricar produtos a preços acessíveis para diversos interiores. Graças aos móveis de MDF e aglomerado laminado, qualquer casa ficará repleta de aconchego, calor e conforto.