O cheiro forte do café da manhã enche a cozinha aconchegante. Você quer estar aqui o tempo todo, respirando os aromas de comida preparada na hora – carne frita, sopa de cogumelos, doces assados na hora. É aqui que você quer se encontrar à noite para conversas descontraídas depois de um dia de trabalho, passar os fins de semana fazendo tarefas domésticas para sua família ou simplesmente sentar quando sua família já estiver dormindo com uma xícara de chá de ervas. Sim, bem aqui, atrás desta bancada de madeira da cozinha – quente, aconchegante, acolhedor… e aparentemente eterno.
Praticidade ou durabilidade?
Como tornar um tampo de mesa prático e durável? Ambas as qualidades são estabelecidas inicialmente, na fase de escolha de uma superfície de madeira.
O que procurar ao escolher uma superfície de madeira para cozinha?
- Não é possível utilizar folheado, MDF, aglomerado, somente madeira natural.
- É importante:
- idade da madeira;
- local de corte;
- condições de armazenamento.
- Produtos feitos de madeira colada são mais flexíveis e elásticos do que seus equivalentes de madeira maciça.
- Um revestimento selecionado corretamente protegerá a madeira em condições adversas na cozinha. Antes de cobrir uma bancada de madeira com óleo ou outra composição adequada, vale a pena estudar a gama de revestimentos disponíveis, suas propriedades e características. Melhor ainda, teste o produto escolhido em um pequeno pedaço de madeira.
- É necessário definir claramente os métodos de tratamento da superfície e a possibilidade de restauração em caso de danos.
O tampo de madeira da mesa deve ser liso, durável, resistente à umidade, temperatura e cortes. Um produto feito de madeira mais dura durará mais. Opções clássicas para bancadas de cozinha são carvalho ou faia. Mais democráticas são as bancadas feitas de freixo, pinho, nogueira e bétula.
O larício é bem adequado. Sua madeira densa é resistente à destruição mecânica e à deformação. A goma presente na madeira de lariço previne o crescimento de fungos e a deterioração, tornando-a ideal para condições difíceis na cozinha. O larício tem a importante propriedade de liberar ou absorver umidade quando as condições de umidade mudam.
Vantagens das superfícies de madeira em relação a outros tipos:
- respeito ao meio ambiente;
- textura bonita;
- variedade de cores, tons;
- facilidade de processamento, possibilidades ilimitadas na criação de diferentes formas, borda perfeita com possibilidade de várias fresagens;
- facilidade de atualização e reparo.
Não se esqueça das desvantagens:
- requer uma manutenção mais cuidadosa do que outros tipos de superfícies
- restauração periódica é necessária;
- alto custo do material, trabalho caro para processá-lo.
No caso da madeira, é preciso lembrar que todas as dificuldades associadas à sua seleção, manutenção e reparo serão mais do que compensadas pelo aconchego, beleza e extraordinária sensação de conforto na cozinha.
Óleo, cera ou verniz?
Um revestimento de alta qualidade feito com bons compostos dará ao tampo de madeira uma aparência bonita e o protegerá da umidade e de detergentes agressivos.
Como revestir um tampo de mesa de madeira para que ele dure o máximo possível e permaneça bonito?
- Com óleo, cera.
- Revestimentos alquídicos.
- Composições dispersíveis em água.
Ideal para impregnação com óleo, óleo-cera. O óleo, saturando a estrutura da madeira, lhe confere propriedades repelentes à água. Quando tratado com óleo e cera de alta qualidade, o tampo da mesa se torna resistente a produtos químicos domésticos e detergentes que são frequentemente usados para lavar utensílios de cozinha.
Um óleo especial desenvolvido para impregnar madeira que entra em contato com alimentos garantirá um processamento ecologicamente correto.
Você pode usar esmalte colorido, tinta e outros revestimentos dispersos em água, seguidos de verniz. As propriedades do verniz utilizado, sua resistência à umidade e a natureza multicamadas do revestimento são importantes.
Um revestimento de alta qualidade é aplicado em várias camadas – duas ou três – independentemente da composição da tinta e do verniz. Não misture revestimentos alquídicos e acrílicos. Antes de aplicar a camada de base na bancada, é importante selecionar o primer apropriado.
Conselho!
Para máxima durabilidade, o revestimento deve ser renovado um ano após a aplicação. O produto precisa de tempo para se “acostumar” à superfície em diferentes condições de temperatura. Quando expostos a condições externas, microfissuras aparecem na superfície dos revestimentos, que são visualmente indistinguíveis. Portanto, será útil lixar levemente a camada superior e aplicar uma nova camada com a mesma composição.
A qualidade do revestimento pode ser testada da seguinte maneira: aplique algumas gotas de água na mesa e observe a rapidez com que elas são absorvidas. Um bom revestimento tem excelentes propriedades repelentes de água.
É importante levar em consideração o tempo de secagem das composições, que pode variar de algumas horas a vários dias. Óleos naturais e misturas acrílicas têm um longo período de secagem ou acumulam resistência gradualmente ao longo do tempo, por isso é importante limitar o uso da bancada durante o período de secagem.
É impossível proteger a madeira de arranhões e impactos mecânicos com tintas, vernizes ou composições de óleo, então só há uma saída: tratar as bancadas de madeira com o máximo cuidado.
A leve casualidade da superfície de madeira dará à cozinha... humanidade. Não é isso que mais valorizamos? Humanidade... Cozinha? Por que não?