Os móveis da cozinha são frequentemente expostos a vários tipos de contaminação – durante o dia, muitas ações são realizadas neles: processamento de alimentos, preparação de vários pratos, lavagem de pratos e limpeza úmida. O problema mais difícil é a gordura solidificada: suas pequenas gotículas se depositam nas superfícies de armários, paredes e fogões. Quando endurecem, criam uma crosta pegajosa que rapidamente acumula partículas de sujeira e poeira. É impossível evitar isso – mesmo com um bom exaustor, não é possível descartar respingos de óleo durante a fritura ou gotas caindo em diversas superfícies por descuido.

Limpando a cozinha
Cozinhar diariamente requer uma limpeza igualmente frequente da cozinha.

A questão de como remover gordura dos móveis da cozinha é sempre relevante. Remover a crosta endurecida dá muito trabalho e requer compostos agressivos especiais. A escolha correta do agente de limpeza deve garantir resultados de alta qualidade e segurança para os revestimentos.

Utilizamos detergentes líquidos para aparelhos
No caso de superfícies caprichosas que podem ser arranhadas por abrasivos, assim como eletrodomésticos, é melhor usar detergentes líquidos.

Com a diversidade moderna no campo dos produtos químicos domésticos, é fácil escolher um produto que leve em consideração as características de qualquer superfície. Há também tipos suaves que fazem um excelente trabalho removendo sujeira de materiais caros. Receitas populares comprovadas para produtos de limpeza não perdem sua popularidade.

Escolhendo os produtos certos
Para garantir que sua cozinha dure muitos anos, você deve escolher os produtos de limpeza certos.

Características do aplicativo

Variedade de meios
Gama de produtos para cuidados com a cozinha

Vários tipos de produtos químicos oferecem muitas maneiras de limpar a gordura dos móveis da cozinha sem gastar muito tempo e esforço. De acordo com o tipo de impacto, eles são divididos em vários tipos.

  • Os pós são convenientes para limpar manchas antigas, mas devido à agressividade desse método de limpeza, o risco de arranhar a superfície é muito alto.

    Pós de limpeza
    Os pós de limpeza vêm em diferentes tipos e são produzidos por diferentes fabricantes.
  • Soluções líquidas, vários géis concentrados. Este é o segmento mais amplo, incluindo compostos de ação suave (para madeira ou esmalte) e substâncias fortes adequadas para manchas difíceis, gotas de óleo seco e depósitos de carbono.

    Spray ecológico
    Spray ecológico para limpeza de qualquer superfície
  • Pastas e cremes com microgrânulos são produtos macios e universais para todos os tipos de superfícies.

    Creme de cozinha
    O creme de cozinha lava suavemente e não agressivamente
  • Os sprays são adequados para vidros e superfícies reflexivas, o álcool na composição garante uma rápida evaporação da substância, sem deixar manchas.

    Spray universal
    Spray de cozinha universal adequado para todas as superfícies
  • Esponjas especiais feitas de arame fino e flexível ou melamina, impregnadas com produtos químicos. As esponjas são práticas para uma limpeza rápida e ajudam a remover manchas difíceis.

    Esponjas de melamina
    As esponjas de melamina limpam muitas superfícies sem o uso de produtos químicos

Soluções químicas proporcionam alta eficiência, mas muitas vezes apresentam perigos. Uma composição selecionada incorretamente pode danificar o material caro do móvel da cozinha, e substâncias tóxicas podem causar intoxicações e alergias. Por esse motivo, os produtos químicos domésticos devem ser escolhidos com muita responsabilidade e, ao utilizá-los, é fundamental seguir rigorosamente as instruções e usar luvas para proteger a pele.

Vamos estudar a composição
Leia atentamente a composição ao escolher produtos de limpeza e lavagem para evitar alergias

Como limpar móveis de cozinha de gordura. Receitas populares

Produtos de limpeza
Ferramentas simples para limpeza rápida

Misturas baseadas em receitas populares são muito mais suaves e menos caras. Sua eficácia e segurança foram comprovadas pela experiência de gerações inteiras; você não deve negligenciar esses métodos simples e eficazes.

  • Álcool com vinagre. A solução removerá rapidamente manchas de óleo e desinfetará o ambiente. Para preparar, misture álcool ou vodca com vinagre em proporções iguais, dilua metade com água e despeje a solução resultante em um borrifador. Manchas de gordura devem ser borrifadas generosamente, deixadas agir por 10 minutos e limpas com um pano úmido ou esponja. Para um aroma agradável, basta adicionar uma gota de óleo essencial à mistura. A mistura de álcool é adequada para limpeza suave de móveis de madeira e diversos eletrodomésticos.

    Uma mistura de álcool e vinagre
    Mistura de álcool e vinagre para limpeza de cozinha
  • Bicarbonato de sódio. Para melhor desengorduramento, recomenda-se usar em combinação com sabão em pó. Primeiro, prepare uma solução morna de sabão (o sabão em pó deve primeiro ser ralado finamente, depois ele se dissolverá rapidamente na água quente). Usando uma esponja embebida na mistura resultante, limpe cuidadosamente todas as áreas sujas – a superfície deve permanecer úmida. O refrigerante é despejado na esponja e o procedimento de limpeza é repetido. Após 20 minutos, o refrigerante e qualquer sujeira restante são lavados com água morna. Para limpar armários de madeira, recomenda-se usar bicarbonato de sódio combinado com óleo vegetal. Eles são misturados até obter a consistência de creme de leite, a mistura é aplicada sobre a mancha, deixando por 15 minutos. Recomenda-se esfregar com uma escova ou esponja e passar um pano úmido bem na mistura. O bicarbonato de sódio limpa muito bem a gordura quando misturado com peróxido de hidrogênio - a mistura é usada para limpar depósitos de carbono de pratos e assadeiras.

    Bicarbonato de sódio
    O bicarbonato de sódio é usado na cozinha não apenas para assar, mas também como um agente de limpeza seguro.
  • O ácido cítrico não é menos eficaz que os ácidos industriais, mas é seguro para a saúde. O ácido é diluído em água e despejado em um borrifador. A área desejada é generosamente borrifada, deixada por 15 minutos e limpa com uma esponja. O ácido cítrico ajuda a dissolver crostas antigas de gordura, camadas de carbono e fuligem. Para isso, ele é apenas ligeiramente diluído em água, misturado até formar uma pasta grossa e aplicado na área problemática.

    Ácido cítrico
    O ácido cítrico é um tira-manchas natural.
  • Sal marinho. Remove manchas de óleo com eficácia. O sal é misturado com água até atingir uma consistência pastosa e então as áreas contaminadas são lubrificadas. Para um efeito abrasivo, use pó de sal fino em uma esponja úmida.

    Sal marinho
    O sal marinho não é apenas uma fonte de substâncias úteis e microelementos, mas também um excelente remédio para combater manchas
  • Mostarda. É usado em pó para remover manchas difíceis ou diluído em água. O pó de mostarda é excelente para remover manchas de gordura, mas não é adequado para móveis de madeira.

    Mostarda seca
    Mostarda seca para remover manchas
  • Amônia. Sua vantagem é a rápida evaporação e a ausência de manchas em superfícies de vidro e espelho. Para preparar, dilua uma colher de álcool em um litro de água e despeje a mistura resultante em um borrifador. Uma esponja embebida na solução será eficaz. A área desejada é borrifada, deixada por cinco minutos e limpa com um pano úmido. Durante a utilização, o ambiente deve ser bem ventilado (com janela ou travessa aberta).

    Amônia
    A amônia é uma ótima ajuda para limpar a cozinha e o banheiro
  • Peróxido de hidrogênio. Funciona muito bem em respingos de óleo. Um benefício adicional do peróxido são suas propriedades desinfetantes. A solução mata bactérias, protegendo o ambiente do aparecimento de fungos e mofo.

    Peróxido de hidrogênio
    O peróxido de hidrogênio deve ser mantido não apenas no kit de primeiros socorros, mas também na cozinha

Há uma grande variedade de receitas para limpar móveis de cozinha de gordura usando remédios populares, mas se a mancha for muito antiga e complexa, você precisará de produtos químicos domésticos com efeito mais potente.

Remédios populares na cozinha
Os remédios populares ajudarão você a obter uma limpeza perfeita na cozinha sem esforço e despesa

Regras de segurança na limpeza

Meios modernos
Manter sua cozinha limpa com produtos modernos é fácil, mas nem sempre seguro.

Seguir as regras de segurança ajudará você a se livrar de manchas problemáticas na cozinha de forma eficiente, sem perder tempo ou prejudicar sua saúde.

  1. É necessário garantir que o produto selecionado seja adequado ao material do móvel da cozinha. A maioria dos tipos de produtos químicos domésticos contém cloro ou ácidos, que são contraindicados para uso em superfícies de madeira e MDF.
  2. Produtos químicos abrasivos devem ser usados ​​para metal, cerâmica e plástico. Não pode ser utilizado em superfícies envernizadas ou pintadas; não é recomendado o uso de pós para limpeza do esmalte.
  3. Não misture composições diferentes (use simultaneamente).
  4. Para pedras naturais (granito ou mármore) é necessário escolher produtos especializados.
  5. Para reduzir o risco de danos à superfície, é recomendável molhar previamente a área contaminada com água morna antes de aplicar produtos químicos domésticos e deixá-la agir por um tempo. A água amolecerá a crosta seca, eliminando a necessidade de esfregar a mancha, pois corre o risco de arranhá-la.
O produto certo para cada superfície
Para evitar danos irreparáveis ​​aos móveis da cozinha, utilize os produtos corretamente, de acordo com as instruções.

É essencial usar luvas ao trabalhar com soluções químicas e, se o produto entrar em contato com alguma área exposta da pele, ela deve ser lavada imediatamente. Várias substâncias e sprays exigem o uso de máscara para proteger o trato respiratório.

Luvas de mão
É obrigatório o uso de luvas ao limpar superfícies na cozinha.

Com que frequência você deve limpar sua cozinha?

Móveis limpos na cozinha
Limpando os móveis da cozinha uma vez a cada dois dias, fica fácil manter a ordem.

Resposta à pergunta “Como limpar gordura de móveis de cozinha?” depende do tipo de contaminação e da frequência da limpeza. Respingos de óleo fresco que ainda não tiveram tempo de endurecer são facilmente removidos; para limpar, basta passar uma gota de detergente comum na superfície.

Limpador a vapor para cozinha
Um dispositivo muito prático e eficaz para limpar a cozinha é um limpador a vapor.

Mas se a mancha já tiver secado ou você precisar remover depósitos de carbono e fuligem, serão necessários agentes de limpeza agressivos. Para manter os esforços de limpeza no mínimo, é recomendável realizar uma limpeza preventiva leve a cada poucos dias.

Limpando gordura na cozinha
Limpamos a gordura de diferentes superfícies da cozinha, de forma eficaz, sem prejudicar a superfície ou a sua saúde

Vídeo: Como limpar gordura de portas de cozinha