Móveis estofados ocupam um lugar importante no interior da sala de estar. Um sofá bem escolhido deve acrescentar conforto e aconchego especiais a qualquer ambiente.

Portanto, você não deve comprar a primeira amostra que gostar. Um sofá que ficará ótimo em um showroom de um centro de móveis pode não combinar bem com o design do seu ambiente. Neste artigo, mostraremos como escolher um sofá para sala de estar e evitar erros.

Contente
Tamanho e forma

Ao escolher o tamanho de um sofá para sala de estar, você precisa começar pelo número de pessoas que precisarão caber nele. Os modelos mais comuns são projetados para três pessoas e têm cerca de dois metros de comprimento. Para uma empresa de 5 a 6 pessoas, um sofá de canto é adequado.

Os sofás de canto têm uma vantagem adicional: podem ser facilmente convertidos em uma grande área de dormir. Um sofá semicircular pode ser uma opção interessante. Ele permite que você acomode confortavelmente um grupo impressionante de pessoas em frente à tela da TV.

Quando o cômodo é pequeno, um móvel novo pode dificultar o acesso aos armários ou bloquear portas. Nesses casos, é melhor pensar no posicionamento com antecedência, desenhando uma planta do cômodo com todos os móveis.

Projeto

Se o sofá da sala for usado como cama, vale a pena escolher um modelo dobrável. Eles vêm em diversas variedades.

O livro é uma opção clássica e muito popular. O encosto e o assento se dobram em um único plano em um único movimento. A desvantagem do sistema é a necessidade de afastar constantemente o sofá da parede.

Eurobook - desdobra-se da mesma forma, mas tem 2-3 posições adicionais para fixar a parte traseira.

Cama dobrável americana ou francesa - seções extras ficam escondidas embaixo. Quando desdobrado, ele proporciona uma cama grande e resistente, com um bom colchão.

Mecanismo de enrolar - proporciona uma grande área para dormir, mas pode deixar rastros das rodas no chão ou no carpete.

Acordeão - proporciona área máxima de cama com suas próprias dimensões mínimas. Infelizmente, quando desdobrado, você tem que ficar sem cabeceira, e esse design é bem difícil de dobrar.

Cada design tem suas próprias vantagens e desvantagens, não se pode dizer que um é melhor que o outro. Algumas pessoas precisam de uma área de cama grande, enquanto outras valorizam rapidez e facilidade de transformação. O principal é certificar-se da qualidade do mecanismo usado no sofá que você gosta: feito de metal com pelo menos 3 mm de espessura, sem arranhões ou amassados, pintado uniformemente.
Quadro

A durabilidade de um sofá é determinada em grande parte pelo material do qual sua base é montada. Os mais simples e baratos geralmente têm estrutura feita de aglomerado. Você não deve comprar um sofá desses no mercado ou de um vendedor não confiável - aglomerado de baixa qualidade não só encurtará a vida útil do seu sofá, mas também pode emitir substâncias nocivas por anos. Mas se a estrutura for feita de material de alta qualidade, então esse sofá deve ser considerado uma boa compra por um preço razoável. As armações mais comuns são feitas de madeira: pinho, bétula, freixo, faia, carvalho e outras espécies. Os móveis da mais alta qualidade têm uma estrutura feita de vigas de carvalho, reforçadas com elementos metálicos. Esses sofás pertencem à categoria de preço mais alto, mas sua longa vida útil torna a compra lucrativa.

Sofás com estruturas de metal se destacam um pouco. Móveis de escritório geralmente têm essa estrutura. Elementos de aço cromado ficam bem em ambientes com interiores de alta tecnologia e têm uma grande margem de segurança. As desvantagens das armações de metal incluem seu peso excessivo e alto custo.

Enchimento e estofamento

Para almofadas de assento em sofás, são usadas espuma de borracha ou molas. O enchimento de espuma é mais barato, mas perde seu formato original após vários anos de uso.

Os colchões de molas são mais caros e devem ser colocados sobre uma base mais sólida.

Os sofás são estofados com uma grande variedade de materiais. Estofamento de couro se tornou o padrão para móveis estofados de escritório. Para uma sala de estar, estofamento de tapeçaria, um material semissintético com revestimento repelente de água, é uma boa escolha.


Especialistas em design de interiores recomendam unanimemente a escolha de cores neutras para estofamento de móveis na sala de estar, que não chamem atenção.


Se você quiser adicionar um pouco de brilho, é melhor fazer isso com a ajuda de mantas substituíveis e almofadas decorativas.

Ao considerar cuidadosamente a escolha do modelo de sofá que você precisa antes de comprá-lo, você evitará possíveis decepções, e o novo sofá na sala de estar encantará você e seus convidados por muitos anos.



















































