Ele é um membro da família. Junto com ele, você assiste TV, comemora feriados, recebe convidados ou simplesmente relaxa com um livro interessante. E as crianças também o amam. E eles se baseiam nisso. Claro, é o seu sofá favorito! É o centro funcional e composicional da sala de estar. Seu design deve enfatizar sua importância e, por assim dizer, convidá-lo a sentar.
Cinza (como o taupe) é uma cor universal. E para estofar um sofá é simplesmente insubstituível. Graças a isso, ele se “encaixa” facilmente em qualquer interior. Você só precisa posicionar os detalhes corretamente e arrumar as almofadas.
Contente
Ele não é nenhum estranho a esse festival de cores.
Parece paradoxal, mas o cinza combina harmoniosamente com as cores amarelo, pistache ou laranja. O truque é que o sofá não deve ter cores muito brilhantes. Este é um lugar que ajuda você a relaxar. Você precisa descansar no sofá. Por isso, o tom cinza do sofá equilibra bem o design claro e contrastante da sala de estar.
As vastas extensões de alta tecnologia
A moda de alta tecnologia dita suas próprias leis sobre o uso do espaço, da cor e dos tons.
- Acabaram-se os estofados coloridos dos móveis estofados e os papéis de parede com padrões alegres. Espaços grandes e monocromáticos e uma tríade de uma cor primária e duas cores adicionais estão na moda atualmente.
- As paredes não devem ser sobrecarregadas por um número excessivo de pequenos detalhes.
- Os guarda-roupas devem caber no interior, não sobrecarregá-lo com suas dimensões volumosas, e os móveis estofados devem ter dimensões mínimas. Isso cria uma sensação de leveza e amplitude. O sofá cinza não se destaca do esquema geral de cores e não é desagradável à vista, mas ao mesmo tempo parece um ponto de cor contrastante.
OBSERVAÇÃO! Se seu filho decidir decorar o sofá com caneta hidrográfica ou tintas, ele terá que se esforçar bastante. Cinza não é uma boa cor para usar como fundo para desenho. Mas se isso acontecer, as consequências da remoção da mancha serão menos perceptíveis.
Crie um esquema de cores para seu interior de modo que um tom semelhante de cinza esteja presente no design de vários detalhes internos. O teto e as paredes podem ser decorados em tons de cinza claro, o piso em tons de bege claro. Não se esqueça de adicionar alguns objetos brilhantes que se destaquem da escala de cinza geral. Por exemplo, pendure um relógio com um mostrador redondo e vermelho brilhante acima do sofá (uma referência sutil ao provérbio "Há uma hora para trabalhar e uma hora para se divertir") ou coloque várias almofadas em cores claras e brilhantes no sofá, como verde-claro, laranja brilhante ou pistache.
Para potencializar o efeito, você pode pendurar um amplo painel decorativo ou uma pintura na parede atrás do sofá, feita em um estilo estritamente “gráfico”, usando as mesmas cores brilhantes que irão complementá-lo perfeitamente.
OBSERVAÇÃO! O sofá cinza combina bem com os tons mais claros do carpete no chão. Mas isso não é tudo! O sofá cinza fica bem em um esquema de cores marrom escuro com iluminação suave e suave. É ideal para criar uma atmosfera de conforto em casa.
Para evitar que o sofá domine o interior, o melhor é usar designs sem braços, com encosto baixo, assentos largos e longos e estofamento em tecido fosco. Você pode ter uma boa noite de sono e relaxar, brincar com seu filho, ler e assistir TV com toda a família.
Sofá cinza em um interior clássico
Combina bem com o estilo vitoriano, repleto de elementos cromados e pinturas em molduras de carvalho. Fica bem no fundo de paredes com cores suaves, mas ricas:
- coral;
- cereja;
- verde escuro (garrafa);
- ornamentado dourado;
- âmbar.
Coloque um abajur na parede ou arandelas por perto, o que adicionará muito brilho e realçará todo o esplendor do interior.
Para adicionar mais expressividade às cortinas, almofadas de sofá e painéis de parede, recomenda-se o uso de tecidos de veludo e brocado com estampas ornamentais ou bordados. A presença de um sofá cinza em um interior de estilo vitoriano enfatizará seu luxo.
Se você costuma receber convidados importantes e precisa enfatizar seu status, use um sofá baixo, estofado em couro brilhante, com assento alto, braços e encostos em forma de almofadas. Sua aparência involuntariamente evoca respeito pelo dono.
OBSERVAÇÃO! Para potencializar o efeito, utilize dois sofás. Coloque-os um de frente para o outro. Entre eles, coloque um tapete leve, felpudo e sem padrão e coloque uma mesa baixa de vidro transparente sobre ele.
Um sofá cinza combinará bem com o esquema de cores suaves de um estilo de interior como um chalé alpino, que não tolera cores fortes e brilhantes – azul, vermelho e laranja, bem como detalhes pequenos e brilhantes. Ela é baseada em três cores: creme, branco e um azul opaco (quase branco). As paredes e o teto são revestidos de madeira, por exemplo, painéis "nodosos" sem pintura, e o interior é repleto de móveis estofados com cobertores felpudos, mantas e travesseiros. A iluminação deve ser quente e não brilhante. A decoração deve criar uma atmosfera de aconchego, na qual o sofá cinza terá um papel fundamental.
Um sofá cinza no interior da sala de estar é uma excelente solução para muitas ideias de design. É bom para interiores claros e clássicos e não se perde no design de estilo high-tech.