As pessoas escolhem sofás como lugar para dormir. Isto se deve à sua funcionalidade. Fácil de usar, permite economizar espaço significativamente. Portanto, você deve ter muito cuidado ao escolher esse móvel, pois ele lhe servirá por muitos anos.
Que pontos devem ser levados em conta para escolher um modelo bom, confortável e de alta qualidade? Como escolher um sofá para dormir no dia a dia? Como o custo influencia a tomada de decisões? Para encontrar essa proporção corretamente, vale a pena considerar os parâmetros do sofá.
Contente
Principais critérios de seleção
- O grau de rigidez depende diretamente do enchimento, o que afeta uma boa noite de sono.
- A qualidade da construção afeta a confiabilidade e a vida útil. A vida útil média é de pelo menos 7 anos, com manuseio cuidadoso de até 10 anos.
- O modelo que você escolher deve se adaptar perfeitamente aos parâmetros e ao interior do ambiente.
- Fácil de desdobrar - ao comprar, verifique no local, desdobre e dobre várias vezes.
- Verifique se há gavetas especiais para roupa de cama, travesseiros e cobertores.
- O tamanho da área de dormir também é importante para o seu descanso, principalmente se ela funcionar como cama.
- A superfície do sofá deve ser lisa, dependendo do colchão ortopédico.
- O material de revestimento deve ser preferencialmente antiderrapante para que a roupa de cama fique bem assente e não escorregue.
- O estofamento é uma decoração do ambiente, mas requer limpeza periódica, o material do estofamento deve ser durável e resistente.
O sistema modular é apresentado em três tipos: central, de canto, braços, atendendo aos desejos do cliente, são montados em conjunto.
Atenção! Em uma loja de móveis, um sofá pode parecer menor do que é, então todas as dimensões preferidas devem ser conhecidas exatamente (tanto dobrado quanto desdobrado).
Se um sofá para dormir diariamente for comprado para um quarto pequeno, então móveis com encosto baixo para aumentar opticamente o espaço são mais adequados.
Estrutura do sofá
O principal indicador de resistência é o material do qual a estrutura é feita. O sofá que você deseja usar como local para dormir deve ter uma estrutura particularmente estável. Eles são feitos principalmente de madeira seca (principalmente madeira dura). Claro que esses móveis são mais caros, mas durarão décadas, graças à sua resistência e confiabilidade especiais.
Em opções mais baratas, são usados aglomerados e compensados para fazer a estrutura.
Verifique também outros elementos, como eles estão fixados e se estão bem lixados. Não se esqueça de prestar atenção às tábuas de madeira, toda a estrutura está apoiada nelas.
Claro que é impossível analisar tudo de uma vez, então guie-se pelas avaliações do fabricante do produto.
Mecanismo de transformação
Este é o ponto principal na hora de determinar a escolha de um sofá. Decida qual opção será mais adequada para você em termos de layout e praticidade de uso do produto.
Aqui você pode destacar os 10 melhores modelos.
- Um sofá de canto permite que você aproveite ao máximo o espaço e também se encaixa perfeitamente em uma sala pequena. Quase todos os modelos desta categoria possuem compartimento para travesseiros, cobertores e roupas de cama. Na hora de desdobrar, não é preciso ficar tirando da caixa toda hora; eles não serão um obstáculo.
- Sofá com mecanismo de extensão - dependendo da altura da cama que você precisa, você pode escolher modelos de extensão altos ou baixos. Há uma opção adicional (não em todas) - uma posição reclinada, ou como também é chamada "relaxar". Em termos de tamanho, esses sofás vêm em tamanhos pequeno e grande. Fácil de operar, bastante confiável, compacto.
Mas ainda há algumas desvantagens: eles ficam sentados e dormem na mesma superfície, então podem aparecer amassados e arranhões.
A área de dormir fica perto do chão e as gavetas de armazenamento são pequenas. Há risco de danificar o revestimento do piso devido ao movimento repetido do mecanismo de desenrolamento.
- Um sofá sanfonado, semelhante a uma cama comum, ocupará o mínimo de espaço no ambiente. Fácil de usar e durável. Adequado para clientes que valorizam a conveniência acima de tudo. Posição alta para dormir com colchão duro e elástico.
As costuras de tensão do tecido estão localizadas na parte inferior, para que não rasguem durante o uso.
Contras: Se você planeja usá-lo como um acessório para dormir, ele precisará de muito espaço para ser desdobrado. Os mesmos materiais e componentes são usados para dormir e sentar, então, depois de algum tempo, eles podem se desgastar e perder a aparência.
- Sofá-livro.
- Clássico - um produto de preço moderado que é popular entre os consumidores. Ele é compacto, mas para desdobrá-lo é melhor deixar um espaço perto da parede para não precisar movê-lo constantemente.
- O Eurobook é um modelo melhorado e tem mais funções. Quando desdobrada, ela se transforma em uma verdadeira cama de casal. A área de dormir é dividida ao meio, a superfície é nivelada, sem costuras. O mecanismo de transformação é simples e robusto. O sofá é largo, então se você dorme sozinho, não precisa puxá-lo. Pode ser instalado em qualquer canto do ambiente ou no centro; a parede do fundo é revestida com o mesmo material.
- "Tique-taque" - desdobra-se "pisando", com a ajuda de tal mecanismo a segurança do revestimento do piso será aumentada. Suporta uma carga de 240 quilos. Há também uma gaveta para roupa de cama.
A desvantagem é o preço altíssimo do produto, o que inclui também a falta de travesseiros.
- "Click-clack" - semelhante em aparência a um sofá-cama, tem uma posição de "relaxamento". A superfície é plana e a posição dos apoios de braços pode ser ajustada conforme desejado. Um estojo adicional é incluído no kit, mas nem sempre.
Mas na aparência ele é simples e limitado em sua gama de designs. O mesmo lado, que é um pouco duro, é usado para dormir e sentar.
- "Dolphin" é um mecanismo retrátil. A área de dormir é confiável e projetada para cargas pesadas. Uma superfície plana e confortável para dormir. Esteticamente agradáveis, as áreas de dormir e estar são separadas.
Alguns modelos no mercado têm um baixo grau de confiabilidade, marcas das rodas podem permanecer no chão, este sofá não foi projetado para ser desdobrado com frequência.
- Cama dobrável americana - onde dormem, não sentam. Conveniente e prático.
- Cama dobrável francesa – um amplo espaço para dormir, dimensões compactas.
Contras: não há caixa para roupa de cama, colchão um pouco fino, range com o passar dos anos.
- O mecanismo "Elf" é equipado com uma grade ortopédica de ripas, a superfície é lisa e confortável para dormir.
Enchimento de sofá
- Sofá com estrutura de mola:
- excelentes qualidades ortopédicas;
- duro, muito bom para as costas;
- fácil de operar.
- Enchimento de espuma:
- preço baixo;
- bom material;
- a gama de produtos é grande;
- hipoalergênico.
As desvantagens são que ele se desgasta rapidamente, então não dura muito e, com o tempo, fica deformado e menos confortável.
- Os sofás combinados combinam os dois tipos acima, são fortes, práticos e confortáveis de usar, a relação preço-qualidade é respeitada.
Escolhendo um colchão
Com bloco de mola (dependente) - uma opção econômica, mas já obsoleta. Como você sabe, com o tempo, as molas cedem devido ao estresse.
Com bloco de mola independente - ideal para pessoas com sobrepeso, mais durável e com maior nível de conforto.
Colchão sem molas - diferentes enchimentos (coco, espuma de borracha, látex e outros), dependendo disso, eles terão características diferentes.
Sofá para quarto infantil
Em primeiro lugar, a aparência chama a atenção, pois é destinado a uma criança. O forro deve ser resistente à sujeira e manchas. É aconselhável comprar capas extras ou costurá-las; se você tiver habilidade, poderá costurá-los em casa e trocá-los periodicamente. O sofá deve ser elástico e confortável. Deve ser agradável para relaxar e divertido para brincar.
É melhor escolher látex como enchimento e uma estrutura feita de molas com juntas.
Não é aconselhável levar uma com espuma de borracha, pois ela ficará inutilizável rapidamente.
É melhor escolher uma estrutura de metal e acessórios apropriados; a resistência da estrutura deve ser a mais alta possível.
Preste atenção na escolha do mecanismo de dobragem; um sofá sanfonado, uma cama dobrável ou um modelo dobrável seriam mais adequados.
É importante que não haja rangidos. Sofás com estrutura de compensado são mais propensos a ranger, por isso é melhor escolher um tipo de metal com bloco sem mola.
De tudo o que foi exposto acima, podemos concluir que, é claro, o local geralmente aceito para um sono confortável é considerado uma cama, mas muitos modelos de sofás modernos não só podem competir com as camas, mas também superá-las em sua funcionalidade e nível de conforto e até mesmo levar a palma, dada a presença de encostos, apoios de braços confortáveis e compacidade. Hoje em dia, é possível escolher um modelo prático para qualquer ambiente, desde o corredor até locais tradicionais e a cozinha.
Os comentários estão fechados