
Muitas pessoas, depois de concluírem reformas em seus apartamentos, compram novos móveis estofados, se os recursos permitirem, é claro. Mas a escolha deve ser correta. Além da durabilidade, da aparência aconchegante e do mecanismo de transformação, vale a pena prestar atenção ao enchimento e perguntar ao vendedor qual é o “enchimento” do sofá. Isso determinará o quão confortável você se sente. Existem muitos enchimentos hoje em dia, é necessário ter uma ideia sobre alguns deles, sua qualidade, confiabilidade e quanto tempo os móveis com esse enchimento podem durar.
Os fabricantes de móveis geralmente usam espuma de poliuretano (PUF) como enchimento. Existem muitos sofás com blocos de mola. Às vezes, os compradores ficam confusos sobre o que é melhor – uma mola ou espuma de poliuretano – e não conseguem decidir sobre uma escolha.
Contente
- Como funciona
- Vantagens e desvantagens
- Espuma de poliuretano ou bloco de mola? Qual enchimento de sofá é "melhor"?
- Os melhores enchimentos sintéticos sem mola
- Os melhores preenchimentos naturais sem mola
- Como escolher o enchimento de espuma de poliuretano correto. O que é isso no sofá?
- Vídeo: Colchões de espuma de poliuretano, colchões de espuma, tipos de espuma de poliuretano
Como funciona
Antes de escolher um sofá, vamos descobrir o que é espuma de poliuretano. É uma substância sintética porosa constituída de células cheias de ar. Durante sua produção, a composição líquida forma espuma e depois endurece. A espuma de poliuretano é composta por 90% de ar e possui propriedades de isolamento térmico. A espuma de poliuretano é igual à borracha de espuma, é usada em quase todos os lugares: como enchimento para móveis, é usada para fazer brinquedos para crianças, esponjas para pratos, panos de prato e muito mais.
É muito utilizado como enchimento devido à sua densidade, propriedade que confere maciez e elasticidade ao produto. Ela é produzida na forma de pequenas folhas - isto é espuma de borracha - e também na forma de placas bastante fortes e maciças - isto é espuma de poliuretano. Se o material for de má qualidade, ele rapidamente se tornará inutilizável e começará a se desintegrar. Então ele precisa ser substituído.
Vantagens e desvantagens
A espuma de poliuretano tem seus prós e contras. Vamos analisar as propriedades positivas.
- A principal qualidade é que não acumula poeira e é totalmente hipoalergênico. Essa habilidade é importante para aqueles que são propensos a alergias.
- Durante a produção, ele é tratado com agentes antibacterianos e antifúngicos, para não causar danos à saúde.
- Pode durar muito tempo e é resistente ao desgaste.
- Tem boa permeabilidade ao ar.
- Graças à sua elasticidade, ele restaura instantaneamente sua forma original.
Existem também propriedades negativas
- Muitas vezes você encontra espuma de poliuretano de baixa qualidade - ela perde rapidamente sua forma original e os móveis cedem rapidamente.
- O material não tolera luz solar direta e começa a se deformar. Durante a produção, são utilizados estofados feitos de materiais que protegem da luz.
- Espuma de poliuretano é uma substância inflamável que libera substâncias tóxicas quando queimada.
- Para muitos, a alta densidade da espuma de poliuretano pode parecer dura.
- A maciez excessiva do material pode causar problemas nas costas e, em crianças, curvatura da coluna, por isso é melhor que elas durmam em uma superfície dura.
Espuma de poliuretano ou bloco de mola? Qual enchimento de sofá é "melhor"?
Já passou bastante tempo desde que os blocos de mola foram substituídos por materiais usados como enchimento para móveis estofados - látex, holofibra, espuma de poliuretano, inverno sintético. Mas o que é melhor: um bloco de mola ou espuma de poliuretano?
Conforto | Essa propriedade é importante para qualquer móvel, não importa a função que ele desempenhe. É importante que, ao se deitar, não apareçam covas, pois assim definitivamente não haverá tempo para descanso e, em vez de um sono tranquilo, você procurará uma posição confortável. A carga deve ser distribuída igualmente por toda a base. O que pode ser dito sobre espuma de poliuretano? Ele mantém bem sua forma, tem excelente elasticidade e se adapta aos contornos do corpo humano. Suporta muito peso e retorna instantaneamente à sua aparência original. Se o material for de qualidade suficiente, ele durará muito tempo. |
Blocos de mola | Existem dependentes e independentes. Na primeira versão, as molas são interligadas e já caíram em desuso há muito tempo. É simplesmente insuportável deitar-se sobre tal base; se você pressionar uma mola, ela puxará todas as outras. A segunda opção permite que você tenha um ótimo descanso; nesses blocos, cada mola individual é embalada em um saco, e a carga, neste caso, é distribuída uniformemente. |
Rigor. | Sem dúvida, a espuma de poliuretano é um material durável. Não acumula poeira, tem excelente permeabilidade ao ar e é inofensivo. Móveis com esse tipo de enchimento durarão muitos anos se forem usados para o fim a que se destinam. Mas se você pular frequentemente em um sofá assim, o que as crianças adoram fazer, ele perderá rapidamente sua elasticidade.
O mesmo se aplica aos blocos de mola, nem todos podem suportar tais cargas, especialmente a opção mais barata. Móveis da classe econômica rangem e as molas atravessam o estofamento. Em sofás de alta qualidade, um número suficiente de camadas intermediárias é colocado entre o bloco de molas e o material de estofamento, para que as molas permaneçam sempre no lugar. |
Preço. | Móveis com blocos de mola são mais caros do que com espuma de poliuretano. Mas tudo depende da qualidade do material. Portanto, pense bem antes de comprar um sofá mais barato, caso contrário, a alegria da compra se transformará em grandes problemas. Não deixe de perguntar ao vendedor que tipo de enchimento está dentro e qual sua qualidade. Afinal, depende disso quanto tempo seus móveis servirão para você, se eles serão confortáveis e práticos para sentar ou dormir, para que sua aparência original permaneça a mesma pelo maior tempo possível. |
Ninguém responderá à pergunta "O que é melhor?" Cada preenchimento tem suas vantagens e desvantagens. Cabe a você decidir o que prefere.
Os melhores enchimentos sintéticos sem mola
- Muitos fabricantes de móveis preferem usar espuma de poliuretano porque ela é acessível e fácil de trabalhar. Existem dois tipos: elenco e bloco. No primeiro caso, formulários especiais são preenchidos com a composição necessária, semelhante em consistência ao creme de leite. Quando endurecer, você terá o formato desejado. No segundo caso, as folhas são cortadas em camadas com a espessura e o tamanho necessários e coladas.
- Penugem sintética. A fibra espiral, feita de silicone, retorna ao seu formato original minutos após a compressão. Possui propriedades como qualidade e confiabilidade. É usado principalmente para encher almofadas de móveis, como enchimento de encostos e apoios de braços.
- Sintepon. Material não tecido, muito leve, feito de fibras de poliéster. A substância é hipoalergênica, por isso móveis com enchimento sintético são usados em quartos infantis e são adequados para pessoas propensas a alergias. Eles também enchem travesseiros com ele e o usam para fazer roupas. Material ecológico, não se desgasta por muito tempo, é resistente a vários fungos, tem propriedades repelentes de água e é seguro.
- Periotec. Parece feltro leve e fofo, é seguro para quem sofre de alergias e pode conter fibras de lã ou algodão. A densidade desses móveis pode ser normal ou alta.
- Vatnik. Trata-se, na verdade, de uma camada de algodão com 5 a 10 cm de espessura, localizada entre camadas constituídas por tecido denso. Móveis com esse tipo de enchimento são macios, mas não elásticos.
Os melhores preenchimentos naturais sem mola
Qualquer enchimento usado na produção de móveis estofados ou colchões tem suas próprias propriedades.
- Látex natural. É feito a partir do suco da seringueira usando uma tecnologia exclusiva. Ele é espumado, o que resulta na formação de células, então ele “respira”. Excelente condutividade de calor e umidade, o material é sólido e de altíssima qualidade. O prazo de validade é de aproximadamente 10 anos. Retorna instantaneamente à sua forma original após cargas pesadas. Há apenas uma desvantagem: o preço é muito alto.
- Crina. Excelente enchimento. A crina do cavalo é tratada com látex. Isso é feito para que o material seja elástico e duradouro, resistente à umidade e respirável. O enchimento é de alta qualidade, mas caro. Não é adequado para pessoas propensas a alergias.
- Fibra de coco. O intercarpo do coco é usado para produzir fibras que, como a crina de cavalo, são tratadas com látex para torná-las elásticas e fortes. Além disso, eles também têm propriedades antibacterianas, são hipoalergênicos, ecológicos, não apodrecem e são um material respirável. Móveis com esse tipo de enchimento são perfeitos até para crianças pequenas.
- Erva marinha. O enchimento mais ecológico. Durante a produção, a matéria-prima é combinada com juta. Os móveis são suficientemente rígidos, o que é benéfico para as costas e mantém a saúde da coluna. Além disso, esse preenchimento fortalece o sistema imunológico e normaliza o sono, pois contém iodo e vários minerais.
- Fibra de bambu. Produzido a partir de brotos jovens de bambu. O material é capaz de absorver vapor de água, permite a passagem de ar e tem propriedades antialérgicas e antibacterianas. Não está sujeito à deterioração e não se deforma por muito tempo.
- Lã de camelo. Excelente material respirável, pode absorver eletricidade estática. Não é adequado para pessoas propensas a alergias.
- Sentido. Feito de lã de ovelha. Possui boa condutividade térmica. Há uma desvantagem: pode acumular umidade, o que pode causar mofo.
Como escolher o enchimento de espuma de poliuretano correto. O que é isso no sofá?
Nem toda espuma de poliuretano é de boa qualidade. Somente espuma de poliuretano de excelente qualidade possui as propriedades necessárias. Não há necessidade de diferenciar entre espuma de borracha e espuma de poliuretano – são materiais idênticos. A diferença está na função, custo, propriedades e categoria. Antes de escolher os móveis, certifique-se de perguntar sobre sua densidade – ela deve ser a partir de 30 kg/m3. Assim, quanto maior a densidade, maior a qualidade e o custo.
A espessura do material também não deve ser esquecida. O valor normal é quatro centímetros. Às vezes, para economizar dinheiro, é usado um enchimento de 3 ou 2 cm de espessura. É melhor ignorar móveis com enchimento dessa espessura. A firmeza ou dureza do sofá depende da sua preferência pessoal. A escolha é sempre sua.
Pessoal, o látex natural mantém suas propriedades mesmo após 30 anos de uso. Se você não sabe, escreva 10 anos. Tenho um sofá da coleção de móveis Vilnius, fabricado em 1978, e ele tinha uma almofada de assento grossa e sólida feita de látex. Ela foi substituída somente em 2012 e, no momento da substituição, a almofada manteve suas propriedades.
Como os minerais das algas marinhas presentes no produto podem entrar no corpo para serem benéficos?)))