Sofás-cama confortáveis e compactos, graças ao efeito “dois em um”, são usados ativamente em apartamentos pequenos, permitindo que os proprietários economizem nos custos de compra de móveis. Um bônus adicional para os proprietários é a compra de produtos com colchão ortopédico na base da área de dormir.

Contente
- Vantagens e desvantagens dos sofás ortopédicos
- Requisitos gerais e critérios de seleção
- Tipos de colchões
- Escolhendo o tamanho certo
- Material de enchimento
- Que tipo de estofamento um sofá-cama bom e prático deve ter?
- Mecanismos para transformar sofás
- Modelos básicos de sofás
- Os melhores sofás com efeito ortopédico
- Os melhores sofás para dormir com bloco de molas dependente
- Os melhores sofás para dormir com bloco de molas independente
- Melhores sofás-cama para crianças
- VÍDEO: Sofás com colchões ortopédicos.
- 50 fotos de sofás estilosos com colchões ortopédicos:
Vantagens e desvantagens dos sofás ortopédicos
A importância da posição correta da coluna durante o sono foi comprovada. As almofadas do sofá, que fazem parte da área de dormir, têm rigidez reduzida, o que não é bom para as costas. A base macia cederá e se deformará com o tempo devido ao peso do corpo. Dormir em um colchão ortopédico é uma medida preventiva contra uma série de doenças – escoliose, cifose, lordose e outras. No entanto, em caso de diagnósticos médicos estabelecidos, lesões nas costas e outras patologias da coluna, uma cama com colchão ortopédico com a rigidez necessária deve ser preferível a um sofá.
A vantagem indiscutível dos sofás-cama é que eles economizam espaço e podem ser transformados - você não só pode dormir neles, mas também receber convidados. Uma desvantagem significativa dos modelos dobráveis sem gavetas para roupa de cama é a falta de espaço para guardar travesseiros e cobertores. O custo dos produtos com colchões ortopédicos é maior do que o dos sofás-cama comuns.
Requisitos gerais e critérios de seleção
O tamanho e o design do produto, o formato (reto ou angular), o esquema de cores do estofamento são parâmetros importantes, mas não essenciais aos quais você deve prestar atenção ao comprar um sofá-cama bom e confiável.
Um móvel que será usado regularmente para dormir à noite deve ser selecionado levando em consideração os seguintes critérios:
- facilidade de uso do mecanismo de dobramento;
- qualidade do material da estrutura;
- a presença de um colchão ortopédico;
- tamanho da área de dormir;
- qualidade do material de estofamento e parâmetros de resistência ao desgaste do tecido;
- composição do enchimento ou desenho dos blocos de mola.
A melhor opção seria um sofá com colchão ortopédico, que se transforma rapidamente em cama, tem um mecanismo de dobramento confiável e um local para dormir com um grau de rigidez suficiente. Materiais de estofamento hipoalergênicos e duráveis aumentam a vida útil da estrutura.
Tipos de colchões
O custo de um sofá é amplamente influenciado pela escolha do tipo de área de dormir. O colchão pode ser regular ou ortopédico, ou seja, ter maior conforto.
Produtos feitos com oferecem suporte para as costas durante o sono e aliviam a tensão nas articulações e na coluna.
- espuma de poliuretano;
- camadas de espuma de poliuretano, holofibra e raspas de coco;
- blocos de mola.
A espuma de poliuretano na base dos colchões confere à superfície maior rigidez que as molas. A fibra oca também é altamente durável e não absorve umidade ou odores. O material é valorizado por suas qualidades hipoalergênicas; As capas de colchão holofibra se distinguem pela boa qualidade e maior resistência ao desgaste. Flocos de coco (fibra de coco prensada) em uma camada de 5-6 cm de espessura são flexíveis e elásticos, o que permite criar suporte adicional para sua coluna enquanto você dorme.
O bloco de molas pode conter molas independentes ou dependentes. A deflexão da superfície de dormir depende da coordenação de suas ações. Molas de alta qualidade, mesmo quando conectadas entre si em uma malha, não rangem durante o uso e não quebram, rasgando o estofamento de tecido. No entanto, com o tempo, eles começam a se desgastar – os blocos esticam sob carga e criam um efeito de rede no centro do colchão.
Os sofás mais confortáveis e ergonômicos para dormir com colchão ortopédico contêm molas independentes em seu design. Cada um deles é costurado em uma capa de tecido e conectado a elementos semelhantes em tiras que formam um bloco. Essas molas realizam seu trabalho de sustentar o corpo independentemente umas das outras e criam um efeito ortopédico.
Escolhendo o tamanho certo
Uma largura de colchão de 0,8 m a 1,2 m é suficiente para o conforto de uma pessoa; para duas pessoas, o tamanho deve ser aumentado para 1,4 metros ou mais. Os modelos padrão de sofás-cama têm um comprimento de 1,9-2,05 m. Este valor é calculado com base na altura média, à qual são acrescentados 15-25 cm para facilitar o posicionamento do corpo.
Importante! Se o futuro proprietário tiver mais de 1,9 metros de altura, será necessário encomendar um sofá-cama feito de acordo com parâmetros individuais. A opção mais econômica neste caso seria encomendar um modelo dobrável. Estruturas de canto ou sofás com mecanismo de “livro” custarão mais ao proprietário - quando são fabricados, o aumento de tamanho ocorre devido a uma mudança na área da estrutura.
Material de enchimento
Os materiais hipoalergênicos na base dos colchões (borracha esponjosa, enchimento sintético e silicone) se destacam pela maciez. Eles são confortáveis para deitar, mas esses enchimentos cedem rapidamente. Com o uso regular à noite, com o tempo, haverá uma sensação de desconforto pelo contato do corpo com a base dura do sofá.
O melhor sofá para dormir tem um colchão ortopédico de alta qualidade com pelo menos 15-20 cm de altura. Sua composição pode incluir diversas camadas funcionais constituídas por espuma de poliuretano, látex, holofibra ou fibra de coco. O látex é um material natural que dura mais do que a espuma artificial de poliuretano, mas os colchões feitos dele são muito mais caros do que aqueles feitos de espuma de borracha ou espuma de poliuretano.
Que tipo de estofamento um sofá-cama bom e prático deve ter?
A escolha do material é essencial para modelos em que as almofadas ou o assento, quando desdobrados, fazem parte da área de dormir. Para o uso diário de um sofá como cama com mecanismo de “livro”, estofamento feito de couro genuíno ou artificial não é adequado. A roupa de cama rola e desliza sobre ele, e o próprio material, embora agradável ao toque, exala uma sensação fria. O estofamento em couro para modelos que se transformam em “camas dobráveis” não tem importância – neles a área de dormir é feita de tecido.
Ao encomendar ou comprar um produto, observe que os tecidos de lã podem furar até mesmo um colchão ou lençol esticado, e o veludo e o flox de aparência luxuosa perdem seu brilho original após 2 a 3 anos de uso ativo. O estofamento ideal para um sofá com um colchão como o de uma cama comum seria de tecidos mistos – estopa, chenille, tapeçaria e jacquard. O último tipo de tecido é resistente a impactos mecânicos e não desbota.
Importante! Para donos de animais de estimação, especialmente gatos, os fabricantes de móveis estofados recomendam a escolha de sofás feitos de tecidos “à prova de vandalismo” – microveludo (azul marinho com impregnação de Teflon), camurça artificial, “relax” em base de polímero, veludo para móveis, chenille.
O tecido colorido não mostra tantos vestígios de sujeira, e as cores vibrantes e brilhantes também são adequadas para quartos infantis. O estofamento de uma única cor parece elegante – esse sofá complementará com seu laconicismo o interior de uma sala de estar ou quarto, projetado em um estilo minimalista com ênfase no ascetismo.
Mecanismos para transformar sofás
Ao utilizar móveis estofados no dia a dia como local de dormir, um dos principais critérios é a confiabilidade das guias e roletes contidos na estrutura. O mecanismo envolvido na transformação do sofá deve ser fácil de usar, e o material feito de aço e madeira deve suportar cargas regulares. As alavancas e molas metálicas, bem como a estrutura presente nas estruturas de roll-out, devem ser feitas de aço de alta qualidade.
De acordo com o princípio do desdobramento, os mecanismos são divididos em
- rotativo, típico de modelos modulares;
- roll-out com seções deslizantes do tipo “Dolphin”;
- dobrável, transformável segundo o princípio de um livro regular ou “Eurobook”;
- com o levantamento de elementos estruturais como nos modelos “Acordeão”;
- com um passo - o bloco dobrável se projeta para a frente e depois retorna para trás (o mecanismo “Pantógrafo”).
Os modelos roll-out exigem espaço livre para instalar uma área de dormir. Um sofá com mecanismo de transformação do tipo “livro” ocupará o mesmo espaço quando desdobrado como quando montado, se for deixado espaço livre entre a parede e a parte de trás da estrutura durante a instalação.
Isso é interessante. Ao comprar alguns modelos de sofás-cama, a gigante de móveis IKEA oferece uma escolha de vários tipos de colchões, dependendo das necessidades da área de dormir. Os designers suecos preferem mecanismos que operam segundo os princípios do “acordeão” e da “cama dobrável francesa”.
Modelos básicos de sofás
- "Livro". O mecanismo é um “clássico do gênero”. O sofá é desdobrado levantando o assento até ouvir um clique e abaixando-o de volta para a posição oposta. O modelo conta com amplo compartimento para roupa de cama; o uso requer uma distância de cerca de 10 cm da parede até a parte traseira da estrutura.
- "Eurolivro". O mecanismo é usado em sofás retos e de canto. Quando desdobrado, o assento se move para frente e o encosto desce. Para evitar que o piso da sala seja arranhado, a parte retrátil do sofá é equipada com rodas.
- "Clique-Claque". “Tango” é o segundo nome do mecanismo de transformação de sofá em cama, muito semelhante ao seu protótipo – o clássico “livro”. A única diferença é a posição intermediária (não apenas “sentado-deitado”) durante o desdobramento da estrutura e a possibilidade de ajustar a posição do encosto quando montado.
- "Golfinho". De repente, uma moldura emerge de baixo do assento do sofá, lembrando um golfinho saltando da água. A estrutura da área de dormir no nível da parte principal é sustentada por suportes especiais. Esse tipo de mecanismo de abertura é frequentemente usado em sofás de canto.
As opções de design são selecionadas dependendo da construção e das necessidades dos proprietários. - "Acordeão". O design funciona como o fole de um instrumento musical, para o qual você precisa puxar uma alça presa ao assento. Depois disso, o encosto do sofá é desdobrado e dobrado em 2 partes.
- Mecanismo rotativo. Para desdobrar um sofá de canto, uma parte do sofá é movida para trás 90 graus, depois enrolada até o assento restante e presa usando o mecanismo instalado.
- "Cama dobrável francesa". Leva mais tempo para transformar esse tipo de sofá em um lugar para dormir do que desdobrar um Eurobook ou um Puma. Os modelos não incluem gavetas para roupa de cama. A área de dormir, dobrada como uma sanfona, é removida de baixo do assento – o mecanismo rola para a frente. A cama dobrável francesa não é muito confortável para o uso diário - sua base de tecido, não reforçada com uma estrutura rígida, é muito macia, o que não é bom para a coluna.
- "Cama dobrável americana". Este modelo de sofá-cama duplo dobrável, confortável e prático, também é conhecido como “Rich”. O mecanismo da estrutura consiste em uma estrutura de aço e uma grade soldada. O sofá se transforma em uma cama dobrável. O destaque do modelo é que a superfície do assento pode ser removida sob a cama dobrada. Isso simplifica o processo de desdobramento e protege o estofamento do sofá do atrito e outros impactos mecânicos - durante o sono, a carga recai sobre o colchão.
Observe! As desvantagens das camas dobráveis do tipo americana e francesa incluem a falta de compartimentos para guardar roupas de cama. Sofás com esse mecanismo “ocupam” parte do espaço da sala – quando desmontados, exigem espaço livre.
Os melhores sofás com efeito ortopédico
A superfície rígida da área de dormir é fornecida por uma estrutura confiável de madeira e metal do produto. Os colchões que fazem parte dos seguintes modelos de sofás-cama também se destacam pela alta durabilidade e ergonomia:
- “Espelho da Noite” de ANDERSSEN;
- “Família” de Aksona;
- "Manhattan" da Moon Trade;
- “Montreal” de HOFF.
Os melhores sofás para dormir com bloco de molas dependente
A construção de elementos conectados é chamada de “Bonnel”. Não é a mola específica que reage à força aplicada do lado de fora, mas toda a base do colchão. Com o tempo, após uso prolongado, o bloco de mola fica solto e deformado. No entanto, quem quer economizar na compra opta pelos seguintes modelos de sofás para dormir:
- Madri ou Malibu da HOFF;
- “Marraquexe” de Divan Divaniya;
- “Lyra” da Borovichi-Móveis;
- “Mebeliko” da Atlântida.
O modelo mais popular de sofá de canto com colchão tipo cama de verdade entre os compradores é o “Lira”.
Os melhores sofás para dormir com bloco de molas independente
As propriedades ortopédicas dos colchões são proporcionadas pelo sistema autônomo de funcionamento das molas em sua composição, que trabalham quase silenciosamente. A apresentação do modelo é muito popular no mercado
- “Manhattan Textile Brown” e “Princeton” da Divan.ru.
- “Monção” e “Bento” de ANDERSSEN.
- “Nascer do sol” e “Pôr do sol” de Aksona.
- “Fênix” da Good-Mebel.
- "Austin" de Pinskdrev.
Melhores sofás-cama para crianças
Considerando que as crianças crescem rápido, os fabricantes de sofás oferecem modelos dobráveis baratos com estruturas de madeira e enchimento de espuma de poliuretano. Mecanismos de desenrolamento e produtos com compartimentos para roupas de cama são populares. Os seguintes modelos de sofás para crianças contêm enchimentos naturais e blocos de molas:
- “Relâmpago McQueen” de Divan Divaniya;
- “Nov-1” da Borovichi-Móveis;
- “Koti-Tinki” da Stil Fabrika.
Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. Com toda a variedade de opções, comprar um sofá-cama com colchão ortopédico justificará o investimento financeiro.