Independentemente da configuração, qualquer sofá, via de regra, possui dimensões grandes, o que dificulta sua entrada e movimentação no ambiente. Portanto, antes do transporte, surge naturalmente a pergunta: como desmontar o sofá? Não somente um especialista pode fazer isso se entender o mecanismo de transformação.

Contente
Ferramentas necessárias
As partes estruturais de qualquer sofá são conectadas usando parafusos, porcas e fixadores. Para desmontar a maioria dos modelos, uma chave de boca simples com diâmetro de Ø10, 12, 14 é suficiente. Alguns modelos são montados usando fixadores que só podem ser desmontados com uma ferramenta especial. Neste caso, é melhor confiar a desmontagem a um especialista, caso contrário, a estrutura ou o estofamento podem ser danificados com uma ferramenta inadequada.
Muitas vezes, os fechos ficam escondidos sob o estofamento, então você precisará de um alicate e uma chave de fenda para levantar os grampos ou arrancar os pregos. Mas fixar o estofamento de volta será problemático se você não tiver um grampeador de construção.
Como desmontar um sofá-cama
- O design clássico é bem simples: o assento desliza para fora e um encosto é colocado em seu lugar, criando uma área de dormir. Os modelos podem ter painéis laterais. Uma forma modificada é o Eurobook, em que a base é uma gaveta para guardar roupas de cama.
- Para desmontar, você precisa levantar o assento e inspecionar o interior do sofá. Os fechos podem ficar visíveis ou escondidos sob o estofamento. Se a segunda opção for encontrada, o estofamento terá que ser destacado e depois recolocado após a montagem.
- Primeiro, os painéis laterais são desconectados, se houver algum.
- Em seguida, o fixador do assento é desparafusado e, por último, o encosto é removido.
- Num Eurobook, o assento e o encosto são um único mecanismo; somente o mecanismo de desenrolamento pode ser destacado.
Como desmontar um sofá de canto
Normalmente, um sofá de canto é composto por dois lugares para dormir que são fixados em um elemento de canto. Um elemento é menor, o segundo, o principal, é maior em tamanho. Há outra opção quando os blocos têm um sofá localizado perpendicularmente. Os encostos e assentos podem ter a forma de almofadas separadas ou podem formar uma única unidade não separável. Muitos modelos são equipados com uma gaveta para roupa de cama na parte curta do sofá.
- Primeiro, você precisa desmontar as laterais, se houver. Elas podem ser fixadas na parte interna ou conectadas com uma barra de tensão na parte de trás do sofá. Além disso, dependendo dos modelos, a parte curta pode ser fixada na parte longa, ou as partes curta e longa podem ser fixadas no elemento de canto. Isso ficará visível quando você inspecionar o interior.
- Após desconectar a parte curta, é preciso remover o assento e o encosto dela.
- A parte principal do sofá de canto pode ser desmontada dependendo do mecanismo de transformação. Via de regra, é um bloco único composto por assento e encosto, de modo que somente a caixa para roupa de cama é destacada. O elemento de canto pode ser sólido.
Regras de transporte
Todas as peças desmontadas devem ser embaladas; papelão ondulado, filme stretch e qualquer material à prova d'água são usados para proteção. Cada elemento é embalado separadamente, os lados são conectados em pares, tudo é embrulhado em filme e preso com fita adesiva. As peças de madeira precisam ser protegidas com papelão ondulado. Essas medidas ajudarão a proteger o sofá contra danos, sujeira, umidade e deformação durante o transporte. É fácil desmontar o sofá e, para facilitar a montagem, é aconselhável colocar os parafusos e porcas em sacos separados e etiquetar a parte de onde foram removidos.