Sempre nos traz alegria quando compramos algo novo para nossa casa, por exemplo, mobília. Todo apartamento ou casa deve ter poltronas, sofá, pufes e cadeiras. Nós os usamos o tempo todo.

O tempo passa, o estofamento fica feio, desgasta em alguns lugares, aparecem buracos, manchas, vestígios de tinta, marcadores e plasticina grudados em alguns lugares. Tudo isso permanece, principalmente quando há crianças pequenas em casa. Eles levarão seus móveis ao extremo em apenas alguns meses. As manchas não podem ser limpas, os buracos não podem ser remendados, nem mesmo uma colcha o protegerá de seus males, exceto talvez uma capa europeia. Mobília torna-se inutilizável e deixa de decorar o interior.

Muitas pessoas simplesmente se livram dele, jogam em um aterro sanitário ou levam para sua dacha. Outros, ao contrário, não conseguem se livrar do antigo. mobília simplesmente porque é confortável ou é uma pena jogá-lo fora, mas simplesmente não é possível comprar um sofá ou uma cadeira novos. O que fazer nesses casos? Só resta uma coisa a fazer: restaurar, fazer reforma de sofá. Claro, você pode recorrer a especialistas, mas é mais fácil e muito mais lucrativo, para economizar orçamento, fazer você mesmo.

Contente
- Os benefícios do faça você mesmo
- Decidindo sobre o design
- Materiais necessários
- Ferramentas necessárias
- O processo de estofamento: instruções passo a passo
- Como estofar corretamente um sofá com suas próprias mãos?
- A etapa final é a decoração
- VÍDEO: Como trocar o estofamento de um sofá com suas próprias mãos.
- Sofás em um interior moderno – 50 ideias de fotos:
Os benefícios do faça você mesmo
É uma grande vantagem se o sofá tiver uma base de alta qualidade. Itens antigos mobília qualidade muito melhor do que as produzidas agora.

Recuperação mobília em casa tem algumas vantagens.
- Você faz reforma de sofá qualquer material que você goste e você pode adicionar elementos pitorescos ao seu gosto.
- Ao substituir o estofamento, você pode reparar a estrutura ou o bloco de mola, se necessário.
- Os sofás antigos costumam ser os mais duráveis e de alta qualidade, superiores em todos os aspectos aos móveis modernos.
- Fazer esse trabalho você mesmo não vai custar muito dinheiro, mas um sofá ou cadeira novos custam muito mais.
- Você não precisará jogar seu cantinho macio favorito no aterro sanitário porque ele ficou inutilizável.

Decidindo sobre o design
Para mudar a aparência de um sofá antigo, você pode costurar uma nova capa, fazer almofadas e mantas de vários designs. Mobília brilhará com novas cores. Se necessário transportando, então isso pode ser feito parcialmente substituindo alguns elementos do estofamento. Há muitas variedades aqui, das típicas às criativas.

Uma capa feita com a técnica de patchwork ficará extraordinária. Você pode fazer um aplique inusitado e colá-lo no estofamento. Para reforma de sofá jeans serve têxtil ou couro artificial. Os materiais mais comumente usados são tapeçaria para móveis, couro sintético de alta qualidade, couro, veludo sintético especial, pele artificial com base forte e jacquard para móveis. É perfeitamente possível costurar capas removíveis a partir de tecidos de roupas.

Materiais necessários
Para começar a trabalhar na substituição de estofados antigos, a primeira coisa que você precisa decidir é que tipo têxtil Você escolhe o esquema de cores, com ou sem padrão, material artificial ou natural. Existem muitos tipos diferentes de móveis tecidos.

Vamos decidir quais materiais precisaremos. Além do mais tecidos Você precisará de acessórios, espuma de borracha da espessura necessária, debrum para cobrir as costuras, feltro, enchimento ou enchimento sintético, um zíper, agulhas de marcação e botões decorativos.
Ferramentas necessárias
Nós escolhemos têxtil - deve ser feito com reserva para a possibilidade de erro, agora vamos preparar as ferramentas que serão necessárias: uma máquina de costura, um conjunto de agulhas, linhas fortes (poliéster), uma chave de fenda, um martelo, um removedor de grampos para remover grampos antigos, alicate, chaves (de 8 a 19 mm), alicate de corte lateral, um grampeador de móveis, tesoura, grampos (6-8 mm), um medidor de costura, um esquadro, uma régua de metal, giz, uma chave de fenda, uma furadeira, cola.

O processo de estofamento: instruções passo a passo
Todo o trabalho é dividido em etapas. Primeiro precisamos desmontá-lo mobília. Removemos todos os travesseiros, almofadas e itens decorativos. Depois, usando as ferramentas necessárias, separamos o encosto e as laterais do sofá.

Desmontamos o assento e o separamos mobília da base. As peças necessárias para fixação devem ser colocadas em algum recipiente, pois podem ser necessárias.

O próximo passo é remover o estofamento desgastado usando um removedor de grampos ou uma chave de fenda de cabeça chata. Velho têxtil Você pode deixar assim - será mais fácil cortar os moldes. Removemos a sujeira e o pó acumulados no interior. A espuma de borracha velha precisa ser descartada e substituída por uma nova.

Observamos a condição do bloco de mola e da estrutura. Realizamos reparos se necessário. Reforçamos todas as juntas e apertamos os parafusos.

O jeito antigo tecidos recortamos novos moldes do material selecionado, deixando margem para costuras. Nós prendemos as peças com agulhas especiais e as costuramos em uma máquina de costura. Se você não sabe costurar, contrate uma costureira para fazer o trabalho.

Agora precisamos estofar o sofá. Colocamos estofamento novo em cada parte individual, começando pelos elementos decorativos, depois o assento, as laterais e o encosto. Aplicamos a tensão com cuidado para que não haja distorções, utilizando um grampeador no trabalho.


Quatro centímetros é a distância entre os grampos. Use o material restante a seu critério. Fixamos a espuma de borracha e seus restos podem ser utilizados para estofar outros móveis.

Como estofar corretamente um sofá com suas próprias mãos?
O ponto mais importante neste trabalho é a aquisição da quantidade necessária tecidos. Você pode calcular aproximadamente quanto precisará somando o comprimento e a largura do sofá e multiplicando o valor resultante por dois. Por exemplo, se o sofá tiver 2 x 1,8, você precisará comprar 7,6 m de tecido. Para descobrir exatamente, desenhe o layout dos elementos necessários, levando em consideração a direção do compartilhamento. É preciso ter muito cuidado ao calcular sofás de canto, pois eles têm um formato complexo.

É importante lembrar que materiais com padrões grandes ou listras devem ser cortados em uma direção, o que aumentará os custos do tecido. É muito importante levar em conta as margens de costura. Você definitivamente não vai errar se comprar estofados têxtil com uma reserva de um metro. Também vale a pena considerar o fato de que o enchimento precisará ser trocado. Borracha de espuma densa e uma camada de acolchoamento sintético são bastante adequadas para essa finalidade.

O design de algumas peças de mobiliário pode incluir peças preenchidas com espuma de borracha espessa. Isso causa certas dificuldades. Para evitar isso, a espuma de borracha é envolvida em um fino enchimento sintético, depois fixada e envolvida em tecido de estofamento.

Como estofar um sofá com suas próprias mãos corretamente e evitar erros na hora de costurar as peças? Seria melhor se você se familiarizasse com master classes, assistisse a tutoriais em vídeo e fotos e lesse as informações necessárias na Internet.

A etapa final é a decoração
O sofá é a peça de mobiliário mais importante. Nós nos reunimos aqui com toda a família, relaxamos depois do trabalho, assistimos TV e, às vezes, é ótimo simplesmente deitar, coberto com um cobertor aconchegante. Seu esquema de cores é significativo no design do ambiente.

Para começar, você pode mudar a área ao redor dos móveis, por exemplo, trocando o papel de parede ou colocando um papel de parede fotográfico. Impressões pitorescas parecerão originais. Eles decoram almofadas com elas - escolhem alguma imagem e aplicam na capa. Isso é melhor feito em uma oficina.

A opção mais ideal é substituir a tampa. Se você não quiser costurar você mesmo, compre em uma loja. Agora há uma seleção muito grande de cores e modelos diferentes disponíveis. Eles têm características diferentes, incluindo aquelas que repelem água e até aquelas que podem suportar as garras afiadas dos seus animais de estimação. Bem, a opção mais fácil é cobrir o sofá com um ou dois cobertores.

Almofadas com capas novas em uma cor diferente darão um toque especial ao sofá. É melhor colocar tons ricos no centro, tons neutros são preferíveis nas bordas. Se você gosta de um estilo como o ecletismo, então sinta-se à vontade para usar toda a sua imaginação aqui – combine o incompatível. As almofadas do sofá podem ser quadradas, redondas ou triangulares, grandes ou pequenas, de cores diferentes, tecidos, mesmo os peludos.

Estofamento móveis é uma atividade divertida que não apresenta nenhuma dificuldade específica. O principal é fazer tudo de acordo com as regras, e você terá móveis antigos originais em casa que lhe servirão por muitos anos.



















































Bom artigo