
Em um ambiente doméstico, o desgaste dos móveis é inevitável. A solução para o problema pode ser restaurar o sofá você mesmo. Na maioria das vezes, os elementos externos precisam ser substituídos, independentemente do tipo e da qualidade do material. O tecido desbota no sol, desgasta-se, a espuma de borracha perde a elasticidade e cede.

Vantagens da restauração "faça você mesmo":
- comprar materiais é várias vezes mais barato do que comprar móveis novos;
- preservação de antiguidades;
- escolha do esquema de cores e design, de acordo com o gosto pessoal e o interior geral do ambiente;
- escolha independente de material com base na qualidade, respeito ao meio ambiente, custo;
- a capacidade de levar em conta os pontos fracos do sofá antigo e fortalecê-los.

Além do desgaste externo, ocorrem avarias internas ao longo do tempo. Em algum lugar ouve-se um rangido, o mecanismo de dobramento não funciona, as molas quebram.


A base de madeira pode rachar ou quebrar. Para restaurar um sofá antigo com suas próprias mãos e obter alta qualidade, você precisa conhecer sua estrutura aproximada e métodos de reparo.


Contente
Métodos de restauração

Convencionalmente, o sofá pode ser dividido em quatro partes. Trata-se de uma base de madeira maciça e aglomerado, molas de aço e mecanismo de dobramento, enchimento (borracha esponjosa ou enchimento) e estofamento (tecido, couro, couro sintético), elementos decorativos (revestimentos de madeira, botões).

Existem várias maneiras de restaurar um sofá com as próprias mãos, dependendo da complexidade:
- pequenos reparos em estofados e decoração;
- substituição completa de estofados (reestofamento);
- substituição de estofamento e enchimento;
- substituição de estofados, enchimento, reparo de mecanismos;
- reparo completo de todas as peças.

Não vale a pena assumir o trabalho se estivermos falando de antiguidades ou se o sofá antigo tiver elementos de design complexos. Também é melhor confiar o trabalho com materiais caprichosos, como couro, a profissionais, ou substituir o material por tecido.

Materiais e ferramentas necessários

Restaurar um sofá antigo leva tempo. É um processo criativo que requer desejo, ferramentas e bons materiais. Tudo o que você precisa para consertar um sofá padrão de 180*90 está listado na tabela. É melhor comprar enchimento e tecido para estofamento em reserva.
| Nome | Propósito | Quantidade |
| tapeçaria, veludo ou camurça | tecido para estofamento | 210*120 cm |
| Tecido simples e de cor única | estojo de fixação | 210*120 cm |
| espuma de borracha especial para móveis | enchimento | 200*110 cm |
| Tecido grosso, como um tapete | proteção do bloco de mola em ambos os lados | 370*190 cm |

As seguintes ferramentas podem ser necessárias:
- adesivo de construção;
- grampeador de móveis;
- linha de náilon forte e uma agulha para ela;
- chave de boca, alicate, chave de fenda;
- uma serra tico-tico ou, em casos extremos, uma serra comum (se for necessário substituir o aglomerado).

Corte o tecido para a capa com antecedência. Costurar elementos densos é difícil, então você pode encomendar a produção do material para uma costureira. Para evitar erros de tamanho, use tecido velho como molde. Ao cortar, certifique-se de deixar de 5 a 10 centímetros para fixação, levando em consideração a altura do assento (largura do encosto).
Processo de restauração: instruções passo a passo

Antes de restaurar um sofá com suas próprias mãos, você precisa verificar as condições da estrutura principal. Se houver barras rachadas ou flácidas, é melhor substituí-las. Madeira maciça raramente precisa de reparos, mas aglomerado laminado quebra com frequência. Não vale a pena consertar; aqui você precisa substituir completamente a peça quebrada.

O reparo do encosto, assento e apoios de braços é um pouco diferente, mas, em geral, o esquema de restauração para diferentes peças é aproximadamente o mesmo.

Em primeiro lugar, é necessário realizar o trabalho de desmontagem:
- remova os apoios de braços laterais (geralmente os parafusos são feitos na parte interna, aqui você pode precisar de uma chave sextavada ou alicate);
- remova os assentos e encostos dos fixadores da estrutura inferior;
- remova o estofamento antigo e remova também os grampos;
- remova cuidadosamente o enchimento antigo e verifique se é adequado para reutilização;
- remover as molas, verificar seu estado, limpá-las se necessário, lubrificá-las, substituí-las total ou parcialmente;
- verifique o estado do aglomerado, substitua as chapas se necessário.

É melhor colocar todas as peças pequenas da desmontagem em um recipiente para não perdê-las.

Na segunda etapa substituímos os elementos antigos. Para fixar as peças, é melhor usar cola e um grampeador. Mas se necessário, você pode recorrer a meios improvisados. Por exemplo, em vez de um grampeador, use pregos pequenos:
- Coloque tecido grosso em ambos os lados do bloco de mola, dobre as bordas para dentro de cada lado e costure com linha de náilon;
- Coloque a estrutura da mola sobre uma base de madeira e prenda as molas através do tecido com um grampeador. Se você não tiver uma ferramenta, você pode fazer grampos arqueados com arame de aço ou pregos finos martelando a “cabeça” na lateral;
- colocar massa nova ou massa velha adequada;
- aperte toda a estrutura com um tecido de fixação, como estofamento, e prenda-o;
- coloque uma nova capa, prenda com cola e um grampeador.

A etapa final é a decoração

Restaurar sofás com as próprias mãos é uma atividade interessante, assim como decorá-los. Aqui você pode simplesmente dispor lindas almofadas ou fazer um engate de carruagem.

Normalmente, os encostos são decorados dessa forma, deixando os assentos sólidos. Os elementos do acoplamento são simples, você precisa preparar botões ou rebites de metal. Diagonais cruzadas podem ser enfatizadas com fita adesiva. Para garantir que a espuma de borracha fique plana, na fase de substituição, você precisa cortar pequenos círculos no enchimento - locais para futuros botões. Depois, cubra com tecido e costure os elementos selecionados. Para apertar os botões, você pode usar um grampeador ou linhas fortes, apertando-os do outro lado.

Se o design contiver elementos de madeira, um bloco de madeira figurado na mesma cor pode ser colado na parte frontal dos apoios de braços. Depois, todas as peças do móvel são remontadas. É importante verificar todos os fechos para garantir que nada se solte durante o uso. Pronto, a restauração do antigo sofá está concluída!


Vídeo: reforma de sofá com mudanças no design. restauração de sofá. lapso de tempo
