O quarto da casa é considerado um dos cômodos mais importantes, pois é nele que a pessoa passa boa parte da vida, relaxando após um dia difícil e ganhando forças para novas conquistas. É por isso que requisitos tão rigorosos são impostos ao quarto.
Para que o novo design do quarto atenda totalmente aos donos da casa, é necessário pensar em cada detalhe com antecedência, porque as necessidades de cada família são diferentes. COMExistem 2 sistemas de divisão:
- Psobre pertencimento;
- Psobre o tipo de moradia (em uma casa particular, em uma casa de painéis com layout melhorado, em um edifício da era Khrushchev).
Contente
- Tipos de quartos por finalidade
- A influência do tipo de habitação no mobiliário do quarto
- Sofá no quarto - economia de espaço
- Selecionando Móveis para um Quarto Pequeno
- Como organizar os móveis em um quarto pequeno de 12 m²
- O estilo define o clima
- Paleta de cores do design
- Jogo de luz
- O design têxtil é um toque final elegante para o design de um ambiente
- VÍDEO: Projetos de quartos de 12 m².
- 50 ideias de fotos para projetos de salas pequenas:
Tipos de quartos por finalidade
O tipo de mobiliário e o estilo do ambiente devem ser usados levando em consideração quem irá utilizá-lo. Pode haver várias opções aqui.
- Cônjuge (ou parental).
Este ambiente deve ser o mais confortável e esteticamente agradável possível. Além disso, é necessário trazer pelo menos um toque de romance aqui, porque os cônjuges não só relaxam no quarto, mas também querem ficar sozinhos.
- Bacharel.
Os móveis desta sala são o mais próximo possível de uma sala de casal.
- Infantil.
Normalmente, a cama da criança fica no quarto do bebê, que serve como área de brincadeira e estudo.
- Em um apartamento de um cômodo.
Esses casos também exigem uma abordagem especial, já que o quarto é integrado à sala de estar.
A influência do tipo de habitação no mobiliário do quarto
Como já mencionado, o tipo de casa tem grande influência no design do quarto.
- Casa própria.
A peculiaridade do design de interiores de uma casa particular é que os moradores podem escolher um cômodo para quarto com base em suas próprias preferências - eles têm essa oportunidade.
Se houver um segundo andar na casa, os designers recomendam equipar o quarto lá. Opções de design absolutamente exclusivas estão disponíveis para organizar um quarto no sótão.
- Casa de painéis com layout melhorado.
Neste caso, os proprietários têm um pouco menos de opções do que no caso anterior, mas há muitas oportunidades de equipar um quarto espaçoso e iluminado sem se preocupar com espaço apertado.
- Edifícios da era Khrushchev.
Este tipo de moradia é um dos mais comuns no nosso país, e é aí que surgem as dificuldades de design de interiores. O principal motivo é a pequena área do cômodo e o teto baixo. Não faz sentido falar sobre espaço algum aqui.
Sofá no quarto - economia de espaço
Muitos moradores de apartamentos pequenos instalam apenas camas em seus quartos, sacrificando preciosos metros quadrados e recusando outros itens importantes do interior. Cabe aos moradores decidir se devem ou não usar a mesma opção.
Um sofá bem selecionado pode substituir com sucesso até a cama mais confortável, e aqui está o porquê.
- Economizando espaço.
Essa é provavelmente a primeira coisa que vem à mente, e essa afirmação é realmente verdadeira. Ao contrário de uma cama de casal, um sofá, quando dobrado, ocupa metade do espaço, então ainda haverá bastante espaço no quarto durante o dia.
- Funcionalidade.
Os fabricantes oferecem o uso de um grande número de sofás dobráveis, que diferem em tamanho e tipo de mecanismo.
- Conveniência.
Agora você pode escolher absolutamente qualquer sofá, levando em consideração o tamanho, o nível de maciez e o tipo de estofamento.
- Funcionalidade.
Se você quiser economizar um pouco mais de espaço, escolha modelos com gavetas na parte inferior.
- Versatilidade.
O sofá se encaixa perfeitamente tanto no quarto principal quanto em todos os outros tipos de cômodos.
Selecionando Móveis para um Quarto Pequeno
Então, mesmo que você já tenha decidido comprar um sofá, ainda fica a dúvida sobre como organizar os móveis em um ambiente de 12 m². quarto sem comprometer o espaço livre e, mais importante, como escolhê-lo?
Vale ressaltar que existe uma lista bastante padronizada de móveis que definitivamente devem estar em todos os quartos:
- PARAum sofá ou um sofá;
- Shum guarda-roupa (se não houver camarim na casa);
- Tumbas de cabeceira (também podem ser colocadas com sucesso perto do sofá);
- Numa pequena cômoda (muito conveniente para guardar itens pequenos e roupas íntimas).
Se desejar, você também pode usar itens como uma TV (monitor) e uma penteadeira no quarto. Dependendo de suas preferências, a lista pode ser encurtada ou expandida.
- Guarda-roupa.
O design de uma pequena sala de 12 m² com um sofá simplesmente não pode prescindir de um sistema de armazenamento. Ao mesmo tempo, escolher um modelo de guarda-roupa adequado é bastante difícil, porque em um espaço apertado qualquer guarda-roupa parecerá muito maior do que realmente é. Para melhorar pelo menos um pouco a situação, os designers recomendam escolher guarda-roupas embutidos ao longo de toda a parede, do chão ao teto. Outro detalhe que facilita a vida em um apartamento pequeno são as portas de correr (de preferência espelhadas ou com vidro fosco).
- Prateleiras.
Você pode guardar um celular, controle remoto da TV, despertador e outros itens pequenos no criado-mudo. Em um quarto da era Khrushchev, uma peça de mobiliário (aparentemente) pequena pode se tornar um luxo inacessível, porque "ocupará" bastante espaço. Existe uma saída? Claro, essas são prateleiras suspensas.
- Sofá.
Quanto à escolha do sofá, aqui você pode confiar totalmente nas suas preferências, pois há muitas opções no mercado. Todos eles diferem no tipo de mecanismo e estilo. As camas dobráveis "American", "Dolphin" e "Verona" serão bem espaçosas quando desmontadas.
Como organizar os móveis em um quarto pequeno de 12 m²
Escolher os móveis certos para um espaço pequeno é muito importante, mas é igualmente importante organizá-los corretamente. Levando em conta as recomendações dos designers de interiores, será muito mais fácil lidar com isso, e o resultado superará todas as expectativas.
- Método de arranjo simétrico.
Sua essência reside no fato de que objetos pareados são instalados em ambos os lados de um determinado eixo. Um exemplo marcante seriam mesas de cabeceira encostadas na parede, em ambos os lados da cama ou do sofá. O mesmo pode ser feito com um guarda-roupa embutido: divida-o em duas partes e instale-as nas laterais do sofá. Neste caso, a TV pode ser pendurada na parede oposta. Este cenário parece bastante lacônico e tradicional. No entanto, ele tem uma desvantagem: só pode ser usado em ambientes quadrados (ou próximos disso).
- Assimétrico.
Nesse caso, o sofá se torna o ponto focal, e todos os outros objetos são colocados ao redor dele, ao longo do perímetro das paredes. Olhando para uma foto de tal interior, pode parecer que todos os objetos no cômodo estão dispostos de forma absolutamente caótica, mas isso está longe de ser o caso. No entanto, para manter a harmonia no espaço, o princípio do balanço é usado. Em outras palavras, a ênfase principal está no fato de que objetos altos se alternam com objetos baixos.
O estilo define o clima
Se o seu apartamento não pode ter um quarto espaçoso e iluminado, isso não é motivo para ficar chateado. Não há soluções menos eficazes para espaços pequenos.
Se você não quiser desesperadamente tolerar dimensões tão pequenas do cômodo e um layout inconveniente, ele pode ser expandido um pouco em detrimento de outros cômodos ou de uma varanda. Um quarto combinado com uma varanda oferece oportunidades incríveis de implementação.
Para um apartamento de 12 m². quarto com cama, TV e guarda-roupa, você pode escolher uma variedade de designs.
- Clássico. Não descarte clássicos que parecem ter saído de moda - eles são sempre relevantes, especialmente em espaços pequenos. Camas em tons de marfim, pêssego ou bege podem expandir visualmente o espaço.
Quase todos os móveis cabem aqui, você só precisa selecioná-los com cuidado. - Estilo marinho. O design do quarto em tons de branco, azul e esverdeado refresca perfeitamente e cria um clima alegre desde a manhã.
Detalhes brilhantes em pequenas quantidades são o que você precisa para criar um interior original. - Provença. Você gosta de um pouco de casualidade? Então a Provença é definitivamente para você. Trará o aconchego de uma casa de campo para um cômodo pequeno.
Cores pastéis darão leveza ao ambiente. - Minimalismo. Onde estaríamos sem um estilo rigoroso e lacônico? A principal vantagem de um cômodo pequeno é a ausência de detalhes que só desorganizam o espaço.
O arranjo bem-sucedido de móveis em um espaço de 12 m². Um quarto em estilo minimalista é uma solução moderna verdadeiramente elegante. - Art Déco. Dê uma olhada nas fotos de trabalhos de designers famosos: aqui eles usam detalhes brilhantes, formas inesperadas e um leve toque de luxo.
Um quarto com esse estilo tem absolutamente tudo para cativar à primeira vista.
Paleta de cores do design
Todo mundo provavelmente sabe que para aumentar visualmente o espaço no design do quarto é preciso adicionar cores claras nas paredes, no teto e nos móveis. No entanto, salas monocromáticas só podem piorar a situação. Não tenha medo de usar:
- EMtodos os tons de marrom (areia, terracota, mocha), que trazem calor e aconchego ao interior do quarto, ao mesmo tempo que tornam o ambiente luxuoso;
Quarto em tons de marrom. - COMazul - você ouviu direito, é a cor azul e todos os seus tons (mesmo os mais profundos), em pequenas quantidades até mesmo safira e ultramarino darão ao ambiente profundidade cósmica;
Quarto em tons de azul. - DO amarelo em todas as suas formas (milho, mostarda) pode adicionar toques brilhantes - será especialmente apropriado nas paredes de uma sala com janelas voltadas para o norte.
Quarto em tons de amarelo.
Jogo de luz
Até mesmo o menor e mais escuro cômodo pode ser instantaneamente transformado com uma iluminação cuidadosamente planejada (primária e secundária).A luz principal é o lustre central.
Luz adicional pode ser fornecida por uma arandela com luz difusa suave, uma luminária de chão alta ou holofotes. Um resultado de design incrível pode ser criado usando iluminação zonal de teto.
O design têxtil é um toque final elegante para o design de um ambiente
Uma das principais adições a qualquer interior são as cortinas. Para espaços pequenos e apertados, os designers de interiores recomendam optar por tule claro e translúcido, pois ele torna o interior mais arejado e iluminado. No entanto, o quarto é um lugar onde o espaço pessoal é de extrema importância, então o uso de uma cortina grossa é totalmente aceitável.
As persianas verticais podem ser chamadas de uma solução moderna e elegante.