Muitas pessoas não percebem que a cozinha é o coração da casa. Além disso, uma cozinha bem mobiliada e lindamente decorada, com estilo próprio, pode se tornar um verdadeiro cartão de visita dos proprietários. Hoje em dia, o design de uma cozinha com sofá é especialmente popular. O que há de tão maravilhoso nesse estilo?
Um sofá na cozinha ajuda a usar o espaço livre corretamente e também agrada aos olhos no ambiente certo, combinando muitas funções - desde decorativas até práticas.
Este artigo ajudará você a decidir sobre a escolha de um sofá para a cozinha e a decoração deste ambiente.
Contente
História
Nos anos 90 era comum colocar sofás na cozinha; essa solução trouxe mais praticidade do que estética ao interior geral da casa. A cozinha não era usada apenas para comer, mas também para receber convidados, organizar diversas celebrações ou simplesmente assistir TV enquanto jantava.
Naquela época, o sofá de canto era muito comum, o que permitia preencher o canto de um pequeno espaço, o que se tornou uma forma muito prática de colocar um conjunto em cozinhas pequenas.
A variedade e a escolha de móveis para áreas de cozinha são muito diversas. Sofás em estilos moderno, clássico, minimalista, barroco, gótico e pós-moderno ajudarão a diversificar o interior de qualquer cozinha.
Vantagens
O que há de atraente em um projeto de cozinha com sofá? A resposta é simples: surge um toque especial de elegância, que torna o ambiente muito mais confortável, inusitado e interessante para os donos e convidados. Há uma série de outras vantagens.
- Ter móveis macios ajuda as pessoas a relaxar depois de um dia duro de trabalho. Sentado ou mesmo deitado no sofá, você pode não apenas comer, mas também ler um livro, passar um tempo em uma ótima conversa e assistir a filmes ou séries de TV no seu laptop.
- Compacidade e economia de espaço podem ser alcançadas usando prateleiras removíveis ou compartimentos especiais perto do sofá, o que é especialmente útil para cozinhas pequenas.
- Conforto. Ter um sofá na cozinha lhe dará uma sensação de conforto, o que fará com que você queira passar mais tempo na cozinha.
Características da escolha de móveis estofados
Depois de decidir comprar um sofá para a cozinha, você precisa fazer a escolha certa e determinar qual a função desse móvel? Para uma cozinha grande, um sofá será um complemento; para uma cozinha média, será uma excelente maneira de dividir o ambiente em diferentes zonas funcionais; e para cozinhas pequenas, essa solução ajudará a economizar espaço.
A grande variedade de estilos e cores de sofás permite que você escolha um sofá que se encaixe perfeitamente no interior de quase qualquer cozinha. Você deve se concentrar em suas preferências de gosto e no esquema geral de cores para que o sofá não se destaque na cozinha e não pareça pretensioso.
O interior de uma cozinha com sofá exige uma seleção cuidadosa de móveis de acordo com os seguintes fatores.
- Estofamento.
A importância do estofamento do sofá não pode ser superestimada. No entanto, na hora de escolher, vale considerar o fato de que os alimentos são preparados na cozinha e, portanto, há muitos odores e alta umidade. Por isso, o estofamento e o modelo devem combinar com o espaço da cozinha. Para reduzir a probabilidade de seu sofá ficar sujo, é melhor usar couro legítimo ou um couro sintético adequado. O material com o qual o sofá é revestido não só ajudará a criar uma aparência bonita e apresentável, mas também protegerá o móvel de manchas de sujeira e gordura.
- Forma.
A escolha do formato, design e tamanho do sofá depende diretamente do layout da sala. Para uma cozinha com formato quadrado, um modelo de canto é perfeito, pois permitirá ocupar cantos livres e economizar espaço. No entanto, vale lembrar que para a área da cozinha o melhor é escolher sofás compactos que não ocupem muito espaço e sejam equipados com compartimentos especiais para guardar utensílios de cozinha.
- Cor.
Para manter a harmonia das cores, o design da cozinha deve ser complementado com um sofá em um esquema de cores correspondente que se encaixe perfeitamente no interior existente. O tom da cor do sofá deve estar em harmonia com a cor das paredes, cortinas e outros objetos. Para o minimalismo, branco ou preto são perfeitos. Mas para estilos clássico, barroco ou renascentista, dourado, azul e marrom são ideais.
- Modelo.
Um sofá transformável pode ser instalado de acordo com as preferências pessoais. No entanto, é importante lembrar que esse mecanismo é diferente para cada modelo de sofá, por isso você precisa decidir as dimensões e compará-las com as dimensões do ambiente. A peculiaridade do sofá transformador é que ele cria um lugar adicional para dormir na cozinha.
Exemplos de diferentes sistemas de transformação
- Eurolivro
É um dos mecanismos mais simples, confiáveis e difundidos. Graças aos rolos, o assento se move para frente e o encosto abaixa. Acordeão
- Acordeão
Um mecanismo muito prático para um sofá devido à economia de espaço quando montado e ao grande tamanho quando dobrado. Ela se desenrola como um acordeão.
- Golfinho
Neste sistema, a área de dormir fica localizada sob o assento do sofá.
- Sedaflex
Puxando o assento para cima, você consegue dormir em um lugar agradável e confortável. A parte de trás permanece no lugar.
- Clique-claque
Permite desdobrar o sofá em poucos cliques e em diversas posições.
- Para a cozinha.
É importante selecionar um sofá de acordo com o tamanho da sala, para que ele não ocupe todo o espaço ou, ao contrário, não se “dissolva” nele. Sofás transformadores não são adequados para cozinhas pequenas, mas um sofá com gavetas e compartimentos é perfeito.
Como decorar e complementar o design?
Para diversificar o design de uma cozinha com sofá, o melhor é usar acessórios adicionais que ajudem a criar harmonia e tornar a cozinha muito mais confortável.
Hoje em dia, o papel de parede fotográfico é considerado um dos métodos populares de decoração. Eles ajudam a tornar o ambiente mais interessante, mais iluminado e mais atraente, adicionando novas cores e tintas ao interior com um sofá.
Você pode decorar sua cozinha com papel de parede ou painéis que imitam uma superfície de pedra ou madeira.
Você também pode decorar o design da cozinha com quadros, fotografias, luminárias, flores, almofadas e outros itens colocados ao redor do sofá. O papel fundamental aqui é desempenhado pelo esquema de cores e contraste. A TV não será apenas um excelente elemento decorativo, mas também um atributo prático da cozinha.
Criar uma cozinha com uma atmosfera memorável é bem simples: é importante usar a fantasia e a imaginação.
O sofá será um complemento funcional para qualquer cozinha e também acrescentará um toque chique, elegante e moderno ao interior. Comprar um sofá compacto, elegante e moderno será uma ótima maneira de alegrar seu dia a dia e tornar sua vida mais confortável.