Ao escolher móveis, sempre prestamos atenção às funções que eles contêm. Além da conveniência e do conforto, os móveis estofados geralmente oferecem uma área de dormir completa. Uma maneira de transformar um sofá ou cadeira em uma cama é Mecanismo de transformação de "cama dobrável francesa".
Contente
Mecanismo de ação
cama dobrável francesa consiste em 3 seções conectadas por dobradiças. A seção da cabeceira é fixada diretamente no sofá, as outras 2 ficam sobre pernas em formato de U.
Este design é bastante simples e compacto. Para desdobrar o sofá, você precisa retirar as almofadas, os apoios de braços e remover a capa (se houver). Em seguida, todo o mecanismo é levantado por uma alça especial e desdobrado em 2 etapas. Ao mesmo tempo, as pernas, devido à tração, assumem independentemente a posição desejada.
Tipos de camas dobráveis francesas
As camas dobráveis francesas diferem no tipo de base.
- Toldo.
- Malha tecida.
- Ripas (ripas).
- Toldo e ripas.
- Malha soldada.
As bases de toldo e malha trançada não são utilizadas pelos fabricantes modernos, pois se mostraram as menos duráveis, cedendo durante o uso, criando condições desfavoráveis para a posição da coluna.
Lata é uma opção mais aceitável. Feitos de madeira, eles oferecem uma superfície plana, mas podem dobrar de forma irregular com o tempo devido ao peso do seu corpo.Juntos, o toldo e as ripas proporcionam um efeito duplo. Trata-se de uma superfície plana e de distribuição de carga graças ao toldo.
E a opção mais durável (carga de até 200 kg) e duradoura é a malha soldada. A ausência de elementos de madeira permite minimizar a probabilidade de danos ao mecanismo, e a grelha soldada, suspensa por molas, não se curva sob o peso do corpo.
Pontos fortes e fracos
Antes de tomar uma decisão final sobre a compra de um sofá com mecanismo "cama dobrável francesa", avalie suas vantagens e desvantagens.
Vantagens | Imperfeições |
Compacidade: um lugar de dormir completo para duas pessoas, escondido no sofá, economiza espaço. | A falta de confiabilidade do mecanismo é a principal desvantagem da cama dobrável francesa (não é adequada para uso diário), mas ao mesmo tempo é muito conveniente acomodar hóspedes nela. |
O preço baixo permite que você organize uma cama para hóspedes sem prejudicar seu orçamento familiar. | Não há gaveta para roupa de cama (o próprio mecanismo ocupa todo o espaço). A exceção são os modelos de canto, que têm um compartimento de armazenamento na lateral. |
Assentos confortáveis para relaxamento: na maioria das vezes, sofás com esse mecanismo são equipados com almofadas macias e apoios de braços. | A área de dormir geralmente tem 180-185 cm de comprimento e não é adequada para pessoas altas. |
Possibilidade de utilização de colchão ortopédico (apenas nas versões com base em tela soldada) | Na maioria das vezes, são utilizados colchões finos de espuma de borracha ou espuma de poliuretano de até 6 cm de largura. É impossível usar um colchão duro, mesmo com uma base soldada. |
Como escolher uma cama dobrável francesa
Depois de estudar detalhadamente o dispositivo, as vantagens e desvantagens de tal modelo, você entende o que precisa prestar atenção ao comprar.
- Tipo de fundação. Para aumentar a vida útil, é melhor usar uma base de ripas de barraca (8 a 10 ripas) ou uma tela soldada.
- Marca. Verifique a confiabilidade do fabricante. Esta questão é muito relevante para uma cama dobrável francesa, caso contrário, há o risco de ela não durar nem um ano.
- Qualidade de construção. Certifique-se de que o mecanismo funciona corretamente e pode ser removido e dobrado sem dificuldade ou rangido.
- Colchão. Este elemento merece atenção especial.
Escolhendo um colchão
O colchão pode ser fornecido como um conjunto com o sofá ou vendido separadamente. A regra principal é que ela deve ser alguns centímetros menor que a base, caso contrário você não conseguirá dobrar a estrutura.
Na maioria das vezes, os colchões são feitos de espuma de borracha ou espuma de poliuretano. Infelizmente, sua altura máxima é de 60 mm, o que tem um efeito negativo nas propriedades ortopédicas, mas é bastante adequado para uso temporário. Com bases de malha soldada, é permitido usar um colchão de até 7-10 cm de espessura. Deve-se entender que enchimentos como fibra de coco e algas marinhas não são aplicáveis neste caso, pois serão danificados e esfarelados ao serem dobrados.
cama dobrável francesa, embora tenha algumas deficiências, pode servir adequadamente como local para dormir de hóspedes. E as tecnologias de produção modernas tornam esse design bastante durável se usado corretamente.