Não é preciso pensar que fazer um sofá para cozinha é um processo tecnológico complexo. Se você levar em conta todas as regras e seguir as recomendações, poderá criar uma estrutura sólida e sólida. E a etapa de acabamento dos móveis será o espetáculo final.
Um sofá é uma coisa necessária na vida cotidiana. Existem muitas variações desta peça de mobiliário. Como permite uso repetido e de longo prazo, o limite de desgaste aumenta drasticamente.
O principal lado positivo da instalação de um sofá com suas próprias mãos – esta é uma oportunidade de não pagar caro numa loja por um item que custa muito menos do que um “de grife”.
As fábricas produzem modelos uniformes. Se você faz móveis com suas próprias mãos, ele pode ser feito no tipo e design que você imaginou em sua imaginação. Essa é outra vantagem de criar o design você mesmo.A variedade de lojas de materiais de construção e supermercados garante a disponibilidade de qualquer material.
Contente
- Nós decidimos sobre o design e a construção
- Materiais necessários
- Ferramentas necessárias
- Preparando a estrutura, encosto de madeira e compensado
- Montando um sofá para a cozinha
- Estofamento de sofá de cozinha
- A última etapa é a decoração
- VÍDEO: Como fazer um sofá de canto para a cozinha com suas próprias mãos.
- Sofás no interior da cozinha – 50 ideias de fotos:
Nós decidimos sobre o design e a construção
A opção mais popular e prática é um sofá de canto de cozinha. Este projeto pode ser usado desmontando-o em setores separados ou colocando-o como um todo ao longo do perímetro da parede.
Assim, ao cobrir os painéis de madeira do sofá com verniz, você pode protegê-lo dos efeitos da umidade, da humidade e do ar excessivamente seco. Uma unidade de canto composta por dois bancos com o meio arredondado ocupará pouco espaço na cozinha, o que é muito prático.
Existem dois tipos de sofás de canto: fixos e deslizantes. O primeiro é mais fácil de instalar, então será uma ótima maneira para um artesão novato praticar sua habilidade. O design deslizante é difícil de implementar, mas parece bastante apresentável. Seguindo os diagramas e recomendações, é possível fazer os dois tipos na primeira vez. com suas próprias mãos.
Ao projetar o sofá de cozinha dos seus sonhos, você precisa decidir sobre o estofamento. É esse detalhe que criará uma peça de mobiliário original e interessante. A escolha do material do forro pode ser microfibra ou couro artificial.Para deixar os assentos do sofá o mais macios possível, é importante escolher o enchimento certo. Existem materiais de rigidez normal, aumentada, macios, duros, elásticos. Todos os tipos proporcionarão conforto e maciez adicionais.
Materiais necessários
A escolha dos materiais é uma etapa responsável, pois da sua qualidade dependem a durabilidade e a confiabilidade da estrutura. Ao comprar madeira, você precisa levar uma quantidade um pouco maior. Isso resulta na presença de elementos defeituosos.
Para a estrutura da cozinha você vai precisar de:
- Barras 15*15 mm – 1,2 m;
- Barras com seção transversal de 40*40 mm – 0,135 m;
- Barras 25*25 mm – 3,6 m;
- Barras 30*30 mm – 1,2 m;
- Placa com seção transversal de 20*350 – 1 m;
- Trilho 20*60 mm – 2,1 m;
- Madeira compensada 1,2*45*255 cm;
- Borracha de espuma;
- Plugues de fixação;
- Dobradiças de piano;
- Ângulos;
- Parafusos Euro;
- Cola de madeira.
- Aglomerado.
Antes de iniciar o trabalho principal, é importante decidir as dimensões do sofá. Os especialistas não recomendam fazer isso de acordo com os parâmetros padrão, pois o menor desvio da norma pode arruinar a estrutura.
Planta do tamanho do sofá da cozinha:
- Sofá principal: comprimento 1,2 m, altura 0,85 m, altura do encosto 0,3 m;
- Sofá lateral – 0,45*0,45 m;
- Largura dos painéis laterais – 0,45 m.;
- Altura do assento – 0,4 m.
Ferramentas necessárias
Dado que o canto da cozinha será fabricado com suas próprias mãos, você precisa pegar um conjunto de ferramentas na carpintaria:
- Serra de madeira;
- Furar;
- Serra elétrica;
- Chave de fenda;
- Plaina eletrônica;
- Nível do edifício;
- Fita;
- Lixa;
- Tesoura;
- Grampeador com grampos.
- Faca para espuma de borracha.
Preparando a estrutura, encosto de madeira e compensado
Sofá de cozinha faça você mesmo comece com a instalação da estrutura. O processo consiste nas seguintes etapas.
- A partir de tábuas de compensado, fazemos “padrões” nas laterais com bordas onduladas para maior beleza.
Cortamos peças individuais de acordo com as dimensões. - Utilizando uma plaina, refinamos as bordas das peças para garantir uma uniformidade perfeita. Alguns especialistas usam fita adesiva decorativa para cortes.
- Fazemos a base da estrutura a partir de duas estruturas conectadas a vigas curtas com parafusos Euro.
Nós os conectaremos usando esses jumpers de madeira. - As armações são revestidas na frente e atrás com compensado cortado no tamanho certo.
- O sofá lateral deve ser feito seguindo o mesmo princípio.
Duas partes retas estão prontas. Vamos começar a conectar a parte do canto. - Entre os dois módulos você precisa fazer um “suporte” dobrado para dentro em 90 graus. O material utilizado na produção será compensado, que é flexível e maleável.
- Após a dobra, a peça de compensado é fixada às vigas da estrutura de 40*40 mm e revestida em todos os lados.
- Após a conclusão da obra, deverão surgir três módulos do sofá: uma seção central, um banco lateral e um centro semicircular.
A aparência do sofá de canto, feito com suas próprias mãos, está gradualmente tomando forma.
Como resultado de ações simples de carpintaria, você obterá um móvel de três seções.
Montando um sofá para a cozinha
A construção do corpo da estrutura representa 50% da implementação da ideia. Para formar um sofá, você precisa fazer assentos.É necessário fazer “esqueletos” de uma barra de 25*25 mm. Elas são revestidas com chapas de compensado de 25 mm de espessura. As áreas irregulares e juntas são lixadas. Uma condição obrigatória é o tratamento dos elementos de madeira com uma solução antisséptica, uma camada de tinta e verniz.
Ao longo de cada uma delas, as dobradiças do piano devem ser reforçadas. Depois eles conectarão o módulo principal ao assento.Antes do estofamento, todas as áreas abertas dos módulos são cobertas com compensado, e os assentos são fixados à estrutura. A madeira é coberta com uma cor de verniz.
Estofamento de sofá de cozinha
Sofá de cozinha faça você mesmo quase pronto. A próxima etapa é o estofamento. O material escolhido é enchimento sintético ou espuma de borracha. Cada elemento do sofá é medido.
Em seguida, você precisa cobrir o forro com tecido. Nesse sentido, os tecidos mais utilizados são: jacquard, veludo, microfibra, flocado. Para realizar o processamento, recorte as partes do material selecionado de acordo com as dimensões dos elementos do sofá com folgas.
A última etapa é a decoração
Para tornar um sofá de canto único e distinto, ele passa por uma transformação adicional.
- A maneira mais eficaz é usar capas com gravatas ou almofadas coloridas.
Como o sofá de canto fica na cozinha, você pode escolher almofadas feitas de tecido repelente à água, como o cloreto de polivinila. - Uma solução interessante seria decorar elementos individuais do sofá na cor das cortinas com estampas.
No sofá, você pode colocar almofadas feitas de um material semelhante ao design das cortinas da cozinha. - No inverno, para dar mais aconchego à cozinha, você pode colocar casualmente um cobertor macio e almofadas no sofá.
Almofadas brilhantes dão um toque de humor à decoração do ambiente.
Decorar o sofá é a parte mais interessante, então você pode fazer isso enquanto dá uma pausa no trabalho principal.