Móveis não são apenas um conjunto de mesas de cabeceira, camas, armários, prateleiras e cômodas necessárias. Estas são mini decorações primorosamente selecionadas para sua casa. Eles devem ser práticos, multifuncionais, confortáveis, bonitos e necessariamente complementar o interior de cada cômodo.

Essa questão é especialmente relevante para quem possui apartamentos pequenos. É necessário selecionar modelos que ocupem o mínimo de espaço e sejam universais. Produtos para uso diário estão em alta demanda. Todos os dias abrimos armários para escolher roupas, mesas de cabeceira para reunir documentos, prateleiras para levar a escova de dentes no banheiro, um pente no corredor, um livro ou caderno para anotações na prateleira. Mas tudo isso são coisas pequenas comparadas ao objeto mais importante: um lugar para dormir. Descanso e sono são a chave para um dia bem-sucedido, saúde e bom humor. Uma cama ou sofá bem escolhidos é um elemento importante da vida cotidiana de qualquer família. A escolha de móveis hoje em dia é bem grande. Cores, materiais, dimensões, designs, preços – tudo é variado e voltado para um consumidor específico. Você só precisa determinar suas capacidades financeiras e o estilo futuro do local.
Um papel importante em uma casa, quarto e qualquer apartamento é o local para dormir, tanto para você quanto para os convidados. Uma opção boa e racional é um sofá elegante. Ocupa pouco espaço, dobra e desdobra. Os tamanhos padrão de sofás são projetados para aproximadamente duas pessoas.
A cama ocupa muito mais espaço, tem parâmetros diferentes, mas não dobra e, além disso, requer espaço para roupa de cama e uma colcha separada. As tecnologias modernas permitem que você use um mínimo de recursos, tempo e espaço para obter os móveis desejados. A opção ideal é um sofá-cama para uso diário. Ao escolher esse modelo, o comprador receberá apenas um grande número de vantagens: tamanho compacto do sofá, facilidade de uso, preço acessível, espaço livre para guardar roupas de cama, travesseiros, cobertores e outras coisas. O principal é escolher o sofá-cama certo.
Os fabricantes de móveis estofados oferecem um grande número de mecanismos para transformar produtos.
- Livro. A maneira mais fácil é dobrar o encosto do nosso sofá e conseguir uma cama para descansar.
- Tango. Semelhante a um livro. Há uma melhoria - um número maior de posições no sofá - sentado, reclinado e deitado.
- Eurolivro. Parte do sofá desliza para a frente, e o espaço vazio é preenchido com almofadas do encosto. Não é prático para pessoas altas.
- Pantógrafo. Semelhantes no nome: "Tique-taque", "Puma". A diferença em relação à versão anterior é a ausência de rolos de rolagem. Caso contrário, o mecanismo é semelhante.
- Cama dobrável francesa. O sofá pode ser puxado para os suportes da área de dormir e transformado em uma cama com encosto e painéis laterais. Não é muito adequado para uso diário. O mecanismo de desdobramento constante pode simplesmente não resistir a isso.
- Cama dobrável americana (Sedaflex). Com um movimento da mão, a área de dormir é puxada para fora. O sofá se transforma em cama. Conveniente para uso frequente. A desvantagem é que não há um lugar especial para roupas de cama.
- Acordeão. O mecanismo se estende para a frente como um instrumento musical, criando um excelente local para dormir. O armário de armazenamento está localizado na parte traseira. O uso frequente pode danificar o piso do seu apartamento ou casa.
- Golfinho. Puxamos a parte da frente do sofá. Usando a alça, retiramos o travesseiro escondido. Esse método de desdobramento é típico de sofás de canto. Simples e muito confiável.
Há muitos outros mecanismos semelhantes. A maioria é muito semelhante em essência. Mas os fabricantes criam seus próprios nomes para cada design. Ao escolher um sofá, o consumidor deve se orientar por suas capacidades, desejos e pela localização do restante dos móveis no ambiente. Quase todos os modelos têm um nicho para guardar roupa de cama. Graças à sua presença, é possível liberar espaço no armário ou na cômoda. Apoios de braços de madeira também são populares e são usados para apoiar pratos, xícaras e celulares. Um sofá-cama deve desempenhar funções básicas: quando dobrado, deve ter um grande número de assentos e, quando desdobrado, deve ser uma cama completa. O formato do sofá pode ser reto ou angular. A segunda opção é a mais adequada e racional para espaços pequenos.
O enchimento do sofá desempenha um papel importante. A parte interna é responsável pela posição correta e confortável do corpo durante o sono. Hoje em dia, existem diferentes tipos de colchões de sofá. A tabela a seguir servirá como exemplo:
Materiais naturais | Materiais sintéticos |
Látex | Poliuretano |
Rebatidas | Espuma de poliuretano |
Sentido | Borracha de espuma |
- Látex é um material caro para colchões, feito a partir do suco da seringueira. É elástico, flexível e resistente ao desgaste. Ele se curva no ângulo correto, tem excelente ventilação, não está sujeito a deformações e não promove o desenvolvimento de micróbios.
- O enchimento é confiável, quente, ecológico e seguro. Muito pesado. Tem a propriedade de rolar, ficando mais pesado em situações de alta umidade e aparecimento de traças.
- O feltro é um enchimento de colchão natural e barato. Ecológico, durável e hipoalergênico.
- O poliuretano é um enchimento artificial com boa densidade, tem um preço acessível e é conhecido por sua respirabilidade, elasticidade e resistência ao desgaste.
- A espuma de poliuretano é feita de um material comum: borracha esponjosa. Elástico e durável. Adequado para pessoas com muito peso (não cede).
- A borracha de espuma é um material sintético, hipoalergênico e confortável. Fácil de cuidar, leve e à prova d'água.
Há opções disponíveis com blocos de molas, sem molas e colchões ortopédicos caros e de alta qualidade. Um colchão ortopédico permite que a coluna de uma pessoa dormindo ou descansando fique em uma posição aceitável, confortável e familiar. Espasmos musculares, dores e desconfortos são aliviados. Isto é prevenção de doenças e sono profundo e confortável. Cada pessoa escolhe seu próprio tipo de colchão. Algumas pessoas precisam dele suave, outras precisam dele duro. Há um objetivo: sono saudável e um corpo descansado. Levando em consideração todos os desejos dos clientes, os fabricantes oferecem sofás com um tipo combinado de colchão, combinando enchimento de espuma e um bloco de molas.
O estofamento de um sofá-cama pode ser de tecido, couro, couro sintético ou couro ecológico. Cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens. A cor pode ser selecionada dependendo do esquema de cores do ambiente. O tecido pode variar em cor e qualidade. A política de preços tem uma grande diferença, então o comprador tem o direito de escolher de acordo com seu gosto e bolso. Uma capa especial para um sofá de canto é uma solução muito lucrativa. A capa pode dar ao sofá uma aparência mais interessante e, ao trocá-la, você pode criar a impressão de um móvel novo.
A estrutura do sofá deve ser feita de madeira maciça - as vigas de madeira devem ser sólidas, não coladas. A faia bem seca é considerada a melhor madeira.
Mas o que significa um sofá-cama de canto para uso diário? Isto não é apenas um sofá. À noite, ele se transforma em um local de descanso. Os sofás de canto costumam ser muito confortáveis para dormir, mesmo sem um sofá-cama, principalmente se você puder deitar-se na altura máxima. Se quisermos nos sentir alertas, cheios de energia e positivos pela manhã, precisamos de um sono saudável.
E durante o dia precisamos de um sofá confortável para sentar, assistir TV ou fazer outras atividades interessantes. É sob essa perspectiva que um sofá para uso diário é a melhor opção de móvel estofado. Este projeto deve ter um mecanismo durável para uso a longo prazo. A constante dobra e desdobramento diário inevitavelmente prejudica qualquer produto. Não é apropriado ser pão-duro aqui. Acessórios caros e madeira compensada ou madeira de alta qualidade garantirão a durabilidade do sofá. Se a estrutura for feita de aglomerado, é desejável que seja de excelente qualidade. Travesseiros são considerados um bom complemento. Devem ser feitos de material hipoalergênico e combinar com a cor do modelo. Não devem ser apenas belas decorações para móveis novos, mas também encostos de cabeça confortáveis e de boa qualidade.