O problema de colocar sapatos em um apartamento é sempre relevante: cada pessoa tem vários conjuntos que exigem muito espaço de armazenamento. É impossível guardar os sapatos imediatamente no armário depois de sair de casa, então ter um suporte especial no corredor será a melhor solução.

As lojas modernas oferecem uma grande variedade de opções de todos os tamanhos e designs. Uma prateleira ou suporte adequado ajudará a economizar espaço no corredor, garantirá a ordem e fornecerá um lugar para as botas e sapatos dos seus convidados.
Apesar da grande variedade de produtos prontos nas lojas, uma sapateira "faça você mesmo" não perde sua popularidade. Você mesmo pode fazer um modelo que combine perfeitamente com seu interior em termos de estilo, calcular com precisão as dimensões e escolher os materiais desejados.
O móvel é bastante simples, por isso até um artesão iniciante consegue realizar a tarefa, e é fácil encontrar na Internet um projeto para todos os gostos.
Além do prazer do trabalho criativo, fazer você mesmo uma sapateira ajudará você a economizar nos caros serviços de um carpinteiro profissional.
Contente
Selecionando um projeto
Uma sapateira "faça você mesmo" pode ser feita de muitas maneiras diferentes. Usar meios improvisados, como caixas de papelão e caixotes de madeira, abre um amplo campo para a imaginação. Você também pode escolher o método tradicional: fazer um item do zero usando ferramentas e materiais adequados. O design pode ser muito diferente: modelos de chão, suspensos, armários, prateleiras, painéis.
Seja qual for o projeto escolhido, você precisa fazer um desenho - isso ajudará a evitar erros com dimensões e a garantir que o produto final caiba no espaço alocado a ele. Por isso, as medições são feitas na sala com antecedência.
Além do tamanho, você deve considerar a funcionalidade do rack, se ele executará alguma tarefa adicional. Por exemplo, um armário que também funciona como mesa no corredor fornecerá um lugar conveniente para colocar chaves, um guarda-chuva e pequenos itens.
Ferramentas e materiais necessários
Existem muitas soluções originais sobre como fazer uma sapateira com suas próprias mãos a partir de materiais descartados. Podem ser pedaços de madeira, compensado, metal, plástico, tecido. Pedaços de linóleo, laminado e canos de água de plástico também são usados. Ao calçar calçados para atividades ao ar livre, o material deve ser resistente à umidade para não sofrer com sujeira e limpeza frequente.
O conjunto específico de ferramentas que você precisará dependerá dos materiais escolhidos, mas geralmente os seguintes itens serão necessários:
- serra, motosserra;
- martelo;
- moedor com roda de corte;
- pregos, parafusos;
- furadeira elétrica;
- quebra-cabeça;
- chave de fenda, chave de fenda;
- cola de madeira;
- roleta.
Trabalhar com metal exigirá o uso de um ferro de solda, uma máquina de solda - ao usá-los, não se esqueça dos equipamentos de proteção (máscara, luvas). Você também precisará de uma plaina, uma lixadeira e uma lixa. A fixação de peças feitas de materiais diferentes exigirá a compra de acessórios em uma loja de ferragens – cantos de móveis de metal, maçanetas de portas.
De tábuas de madeira
Para este projeto simples, você precisa preparar placas de 1,5-2 cm de espessura. O pinho é uma boa escolha - sua madeira é fácil de processar e é durável. Serão apenas seis partes, o trabalho será realizado na seguinte sequência.
- Com base nas medidas tomadas, são calculadas as dimensões da estrutura e feito um desenho.
- As paredes laterais são cortadas no tamanho necessário (para um projeto específico, a altura é de cerca de 80 cm).
- As travessas são feitas em quatro peças, com cerca de 60 cm de comprimento.
- As barras de suporte que seguram as travessas são cortadas.
- Todas as superfícies são lixadas até ficarem lisas.
- As barras são fixadas aos fragmentos principais de acordo umas com as outras.
- As tábuas são colocadas nas barras, as inferiores e superiores são fixadas com cola de madeira e cantos de metal - isso formará a estrutura do rack.
Rodas fixadas na parte inferior das laterais facilitam a movimentação da estrutura. Você pode fazer uma sapateira com suas próprias mãos usando o mesmo princípio usando aglomerado ou madeira compensada. No último caso, você precisa ter cuidado: o compensado racha e lasca facilmente quando cortado.
Portátil
Prateleiras leves que podem ser facilmente movidas ou transferidas para outro cômodo, se necessário, são muito populares. Faça uma prateleira portátil com papelão, tecido e outros materiais.
- Uma estrutura é feita de arame rígido e ripas, sobre as quais o tecido do painel é esticado. A moldura é retangular, feita como um cabide - quando colocada na porta de um armário, a prateleira de tecido não torce.
- Um painel retangular é costurado com tecido grosso que pode ser bem lavado. O painel é esticado sobre uma moldura.
- Fileiras de bolsos são costuradas no tecido. Os bolsos devem ser apertados e fáceis de limpar. Plástico macio, borracha fina e capas de livros servem.
Uma prateleira leve e portátil é ótima para guardar sandálias e tênis de verão, mas não acomoda sapatos pesados de inverno ou outono que pingam umidade e sujeira.
Carrossel
Esta opção é adequada para instalação no corredor ou colocação em um armário. Uma prateleira redonda com compartimentos espaçosos permite que você encontre rapidamente o par de sapatos certo - basta girá-la em torno de seu eixo. Você pode fazer uma prateleira dessas usando madeira, aglomerado, plástico e uma haste de metal.
- De acordo com as dimensões do produto, são cortados círculos do suporte com o diâmetro necessário. Um furo é feito no centro para a haste.
- Rodas ou um mecanismo rotativo sobre rolamentos são fixados na parte inferior do círculo inferior.
- Divisores – blocos de formato quadrangular – são instalados verticalmente no círculo.
- O segundo círculo é colocado em cima e fixado. O círculo superior é fixado à haste com um parafuso e uma arruela.
- A fixação é feita por meio de ferragens (cantos metálicos).
Para girar, é usado um mecanismo de suporte ou é feito um fundo duplo - uma camada inferior estável e a primeira prateleira localizada acima dela. Uma junta especial feita de discos de diâmetro menor reduzirá o atrito entre o fundo e o primeiro nível.
Canto
O mais econômico e prático para uso em corredores pequenos é uma prateleira de canto.
Etapas do trabalho:
- corte o número necessário de travessas - triangulares ou semicirculares;
- Usando ferragens, fixe-as nas laterais — elas podem ser peças sólidas de madeira, plástico, papelão, formando um canto, ou ripas verticais separadas.
A prateleira de canto pode ser bem alta, e seus compartimentos triangulares podem acomodar vários pares de sapatos sem ocupar espaço funcional.
De seções de canos de água
Uma opção incomum seria usar tubos de plástico cortados de uma determinada maneira e conectados com cola. O design original, de aparência elegante, fica bem em interiores modernos.
- Tubos de plástico e cloreto de polivinila são adequados para produção. Diâmetro aproximadamente 25 cm. É necessário cortá-los em pedaços iguais de cerca de 35-40 cm de comprimento.
Pedaços de tubo idênticos serrados, correspondendo ao comprimento do sapato - As bordas são processadas com lixa, e as próprias peças são pintadas e cobertas com material decorativo.
- As peças são conectadas com cola. Tanto fileiras retas quanto um arranjo em tabuleiro de xadrez são adequados.
Colamos os pedaços de tubos preparados
A construção de canos de água é conveniente porque é fácil fazer qualquer largura e altura, e variá-las. Uma prateleira compacta feita de seções caberá até nos menores espaços.
De caixas de papelão
A opção mais acessível e econômica de todas. A desvantagem do design é sua baixa resistência, por isso é recomendável colocar tênis leves e chinelos nos compartimentos superiores e botas pesadas nos inferiores.
Fabricação.
- São selecionadas caixas do mesmo tamanho de dois tipos: as grandes para a estrutura, as menores para as gavetas.
- As tampas das caixas são cuidadosamente cortadas ou seladas. Caixas grandes são coladas com fita adesiva formando um suporte.
- Para caixas menores, um furo retangular é cortado na parede frontal.
- As caixas são inseridas nas células.
As partes cortadas das tampas são usadas para fazer divisórias e compartimentos internos para itens pequenos. O papelão absorve água facilmente, é recomendável tratar todas as caixas com tinta ou verniz resistente à umidade.
Decoração
Dependendo do material utilizado, os métodos decorativos serão diferentes. A decoração de produtos de madeira exigirá lixamento com lixa, tratamento com verniz para madeira, diversas tintas e tinta para madeira. A estrutura de madeira durará muito mais se for tratada com uma impregnação à prova de umidade com um antisséptico - isso protegerá contra mofo e bolor. Para estruturas de metal e plástico, tinta de secagem rápida e filme autoadesivo com padrão decorativo são adequados. O papelão deve ser protegido da umidade com uma impregnação especial. A sapateira pode ser pintada em qualquer cor para combinar com o design geral do interior. O design geralmente é concluído aplicando um padrão ou ornamento usando tinta. Produtos de madeira geralmente são decorados com entalhes e imagens queimadas feitas com um dispositivo especial.
Vídeo: Sapateira DIY simples
https://www.youtube.com/watch?v=dgIXBPCeNyo